Uma das atitudes mais importantes, e talvez a mais difícil, para nossa vida é o perdão, sobretudo o 70 x 7 que o Senhor nos pede.  Portanto, incorporá-lo é uma necessidade para nossa saúde mental, nossa espiritualidade e para nossa convivência fraterna.

No evangelho, Jesus quer falar aos corações e mostrar a dimensão mais profunda e libertadora do amor quando exclama: “É preciso perdoar 70×7”.  

Por isso, quando respondeu a Pedro, o Senhor queria mostrar que sempre devemos perdoar e que tudo se pode e se deve perdoar. Porém, muitas pessoas não sabem ao certo como o perdão acontece, vivendo em relacionamentos feridos pela falta de perdão. 

70 x 7: Uma história de perdão

Conheci uma senhora que tinha passado por uma crise matrimonial muito forte. Surpreendeu seu marido em adultério. 

De início, pensou que jamais o perdoaria. Seu marido, por sua vez, reconheceu a  culpa e assegurou que não tinha nenhuma intenção de continuar aquele relacionamento extraconjugal.

Havia agido com irresponsabilidade. Portanto, estava disposto a fazer qualquer coisa para conseguir uma nova oportunidade de sua esposa para recuperar seu matrimônio.  

Ela não pediu separação. Mas, ainda que acreditasse nas palavras do seu esposo, nunca o perdoou. Com o passar do tempo, o marido não apenas demonstrou que suas palavras eram sinceras.

Primeiramente, recuperou seu relacionamento com Deus, sua dedicação a esposa e sua família. Enfim, seu propósito de viver com coerência e honestidade.

Logo, passados vários anos desde a crise, o marido havia se tornado um homem exemplar. Contudo, a mulher vivia cheia de rancores, não conseguia deixar para trás aquele fato, apesar do tempo transcorrido e as tentativas do esposo. 

O erro na hora de perdoar 70 x 7

Aqui é necessário ponderar algumas realidades acerca do erro em perdoar: 

1º – Ele aconteceu e isso é inegável; 

2º – O esposo se arrependeu do que cometeu; 

3º – Reconheceu seu erro; 

4º- Não só pediu perdão, mas emendou-se a partir de um estilo de vida devotado e coerente com seu matrimônio.

A esposa aceita continuar o casamento, mas não perdoa de coração o erro do seu marido. O que ela tem feito de errado?

Em primeiro lugar, a esposa guarda no seu coração a ferida da traição, de modo que não consegue enxergar a vida de acertos que seu marido travava, em detrimento ao único erro que tinha cometido.

Desse modo, incapaz de perdoar, não vinha buscando a Deus e a graça dos sacramentos para fortalecer sua decisão. Era necessário a busca do Senhor, a decisão pelo perdão e a abertura de coração. 

A Graça de Deus vem ao encontro da fraqueza do homem

A senhora começou a pedir a graça de perdoar seu marido e Deus a concedeu. Foi de repente, da noite para o dia! Ela acordou com raiva e ressentimento no coração. Se levantou, foi a cozinha e se preparou um café enquanto orava a Deus que lhe ensinasse a perdoar.

Nesse momento ligou a TV e justo nesse momento um pregador que estava na TV disse: “Porque se você não perdoa, também vosso Pai do Céu não te perdoará”.  

Ela sentiu que o próprio Deus que lhe estava falando sobre o 70 x 7, da Palavra. Começou a chorar incontrolavelmente. Chorou um longo tempo, mas quando por fim se acalmou, sentiu que algo no coração tinha mudado.

O rancor tinha se transformado em compreensão. Portanto, já podia viver em paz.  

Nós podemos e devemos perdoar sempre, de coração, todos os que nos tem ofendido. Não devemos viver com amarguras no coração, rancores, ressentimentos ou desejos de vingança. Tudo isso ofende a Deus, faz mal a nós mesmos e dá poder aos ofensores para seguir ferindo e destruindo nossa vida.   

O perdão verdadeiro e libertador

Libertar-se de todo ressentimento passa por alguns passos:

  1. O acontecimento maldoso precisa ficar no passado, do contrário ele continuará atuando e influenciando sua vida e seus sentimentos presentes. 
  2. Pedir a Deus a graça de perdoar. O perdão é dom de Deus, então devemos suplicar a ela essa graça; 
  3. Uma conversa franca e sem julgamentos pode levar ambos a reconhecerem seus erros e recomeçarem. 

Perdoe. Peça a Deus a graça de perdoar, não viva carregando as dores do passado, não deixe que as pessoas que lhe magoaram no passado sigam no fazendo no presente. Liberte-se. Perdoe e deixe o passado nas mãos de Deus.