No Café com Fé desta quinta-feira, Adriano Dutra recebe como convidado o Arquiteto e Urbanista, Klaus Bohne, Presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de Porto Alegre – ADCE, que nos traz seu testemunho de vida e fala sobre a relação entre os negócios e a vida cristã.

Klaus diz que foi «um católico praticante um pouco tardio», apesar de ter nascido num lar católico e ter estudado em colégios confessionais, mas revela que após o casamento e nascimento da filha, por volta dos 40 anos de idade, ele começou a fazer uma avaliação da vida e refletir sobre sua espiritualidade.

O arquiteto chegou até a passar pelo budismo e, ao estudar a religião asiática, percebeu que não precisava fazer uma caminhada nova, pois já tinha uma caminhada oriunda de sua família, que era católica e buscou aprofundar-se, portanto, em sua fé cristã. Lendo as Escrituras e meditando sobre o próprio rito da Missa, entendeu a profundidade de sua fé.

Ele conta que um dos momentos em que ele compreendeu o que é ter uma vida com fé, foi quando um sacerdote lhe disse que a vida sem a fé é como um filme preto e branco, mas quando se coloca a fé no dia a dia, aquilo se transforma em um filme colorido em três dimensões. Passa a ter cores, formas e perspectiva.

Klaus recorda que há uma riqueza nos Evangelhos que os jovens precisam descobrir, pois os Evangelhos não ficam velhos, são sempre atuais. E ele também é tocado pela unidade da Igreja, pois em razão de sua atividade empresarial, viaja muito para a Alemanha e se impressiona sempre pelo fato de que o mesmo trecho do Evangelho proclamado na Missa aqui no Brasil também o é naquele país. 

O arquiteto reflete que agora, depois que passar a pandemia de coronavírus, temos que pensar no que Deus quer nos dizer, para que possamos tirar daí coisas interessantes, apesar do sofrimento e das perdas. As Igrejas, por exemplo, estão voltando a se encher, o que já não se via antes da pandemia. Ele acredita que tenhamos nos dado conta de nossa finitude e da nossa dependência de Deus.

Fé e Negócios

Hoje, no mundo empresarial se fala muito de ESG, que é a sigla em inglês para «environmental, social and governance» (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para medir as práticas Ambientais, Sociais e de Governança de uma empresa, mas Klaus reforça que na ADCE também se leva em conta o critério da Espiritualidade. Trazer a espiritualidade para o negócio faz com que ele ganhe uma nova dimensão.

Klaus também reforça que o empresário, no desenrolar de sua atividade, precisa ter criatividade e muita fé, e também precisa deixar um legado e não só buscar o lucro, fazendo com que as pessoas que estão envolvidas em seu negócio também possam crescer com ele.

Para ele, na medida em que o empresário traz os valores cristãos no coração, a busca de construir um mundo solidário, a aplicação disso na empresa ocorre de maneira natural. A maneira de se relacionar com os colaboradores e com os clientes, é preciso ser justa. É preciso que as pessoas sintam que o trabalho é também oração.  

Liderança

Por fim, Klaus recorda os valores que ele considera como alicerce da liderança: a verdade, a liberdade e a caridade. Além disso, ele reforça também a prática das virtudes essenciais, como a humildade e o próprio espírito de servir. «Eu acho que é assim que a gente constrói o bem comum. Verdade, liberdade e caridade são essenciais para o líder», conclui.

  • O Café com Fé é o podcast do Instituto Católico de Liderança e é transmitido às quintas-feiras pelo nosso Canal do Youtube e pelo Instagram @liderescatolicosbr. Ele também pode ser ouvido através do aplicativo de meditações católicas Seedtime e através das melhores plataformas de podcast.