Em sua homilia, neste Domingo em que a Igreja comemora a Ascensão do Senhor, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ensina que o grande plano de Deus para a humanidade tem 3 atos, como uma peça de teatro.

Primeiro, a Preparação, em que Deus chama Abraão e, pouco a pouco, forma uma família, forma um clã, forma um povo e vai guiando esse povo e anunciando o Messias que, em resumo, seria todo o Antigo Testamento. 

O segundo ato é a própria encarnação de Deus, é Jesus que vem e nos revela a verdade sobre Deus, sobre o mundo, sobre nós, sobre o nosso destino.

Já no terceiro ato, Jesus vai para o céu e a salvação que Ele conquistou para toda a humanidade é colocada em nossas frágeis mãos e cabe a nós levar essa mensagem de Cristo e essa salvação ao mundo inteiro.

Nesse Domingo, comemoramos a subida de Jesus ao céu, mas antes de subir Ele pronuncia suas últimas palavras, ordenando a seus apóstolos que se dirijam ao mundo inteiro, pregando o Evangelho a toda criatura. Quem se converter será salvo e quem não se converter será condenado.

No Evangelho de Mateus também é acrescentada a promessa de que Ele, Jesus, estaria conosco até o fim.

Portanto, nós temos uma grande missão. Um cristão que não transmite a mensagem de Cristo é um cristão morto. A má notícia é justamente essa: ser cristão não é fácil, é exigente. 

Por que nós fazemos isso?

1. Porque Jesus explicitamente nos mandou evangelizar

“Ide ao mundo inteiro e fazei discípulos de todas as nações” (Mt. 28, 19)

Jesus quer que a salvação chegue ao mundo inteiro, mas Ele quer usar a nós para que isso aconteça. Quando Jesus chamou a Pedro para ser seu discípulo, convidou-lhe a ser “Pescador de homens” (Lucas 5, 10), não “cuidador de aquários”!

Qual foi a última vez que falamos de Jesus para os outros? Mesmo que seja simplesmente desejar que Deus abençoe uma pessoa, ou dar um livro, indicar um link de uma pregação.

“Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1, 8)

2. Porque as pessoas precisam de Cristo

O crescimento da Igreja não vem da vaidade de brilhar, de aparecer, de ser conhecido e importante, vem da necessidade das pessoas. O mundo precisa da Igreja e de Cristo.

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16, 16) 

O mundo precisa de Cristo, precisa acreditar Nele. E as pessoas estão muito mais dispostas a ouvir Jesus do que nós de anunciá-lo. Há muita gente hoje procurando Jesus. Mesmo que não saibam que estão procurando Jesus, há uma imensa quantidade de pessoas que sentem um vazio interior e não têm conhecimento de que só Jesus pode preencher esse vazio.

A grande missão de Jesus é a salvação da humanidade e nosso propósito de vida precisa estar intimamente conectado com essa grande missão de Jesus 

3. Porque Jesus se comprometeu pessoalmente

“Eu te digo, tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. ” (Mateus 16, 18)

Nesta frase de Jesus podemos ver duas coisas. A primeira coisa é que o protagonismo da ação é do próprio Senhor. Ele é o agente principal que diz “Eu edificarei”. 

Portanto, não importa o que fazemos, é Jesus quem constroi com a ajuda do Espírito Santo.

Mas, em segundo lugar, Jesus precisa de um instrumento, da pedra sobre a qual a Igreja deve ser construída.

Portanto, essa é a grande missão do cristão, isto é, ser um ativo colaborador na própria missão de Cristo de levar Seu Evangelho a todos os cantos da terra, para que todo aquele que nele crer, seja salvo.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.