Os seminários, como o Seminário Maria Mater Ecclesiae, são fundamentais para todos nós, apesar de parecerem lugares afastados da sociedade. É claro que existe um distanciamento físico, mas todas as atividades que acontecem lá dentro influenciam muito nossa vida.

O primeiro ponto a ser destacado não é nem a formação de jovens sacerdotes, mas toda a adoração a Deus. Os seminários são importantes simplesmente por serem poderosos recantos de fé, onde Jesus é adorado todas as horas do dia. Quem vive no seminário, os seminaristas, vivem por Deus. Todo esse amor, as orações refletem, sim, para nós.

Se isso não bastasse, o seminário é o lugar de formação de sacerdotes, responsáveis por conduzir o povo em direção aos céus. São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes, afirmou que “o sacerdócio é o amor do coração de Jesus”. Tamanha é essa responsabilidade.

Todo esse amor é manifesto na forma de serviço, o Padre ordenado é um homem escolhido entre muitos outros e deve servir ao povo de Deus. O Pe. Leandro dos Santos escreve:

É preciso reconhecer a magnitude, em quantidade e extensão, do serviço de padres na vida de famílias, de pessoas, de grupos, dos pobres, na cultura e na congregação das comunidades de fé. Fazendo deste serviço uma escola de amor, longe do modelo de mercado religioso de milagres e curas.

A magnitude é justamente a importante missão dada por Deus. O sacerdote não é qualquer um, ele foi escolhido, tem um dom especial. Não é possível cravar quais são os chamados de Deus, pois são muito particulares, mesmo assim o chamado para ser sacerdote deve ser um dos mais belos.

São Tomás de Aquino também comenta a grande missão sacerdotal:

É próprio do ofício do sacerdote ser mediador entre Deus e o povo, enquanto leva as coisas divinas para o povo, por isso se diz que sacerdote é o que dá as coisas sagradas

Os seminários são os lugares onde todos os dons, os mistérios e os serviços acontecem. Continuar formando sacerdotes é de uma importância sem precedentes, pois sem eles a sociedade ficaria perdida, sem um pastor para levar a mensagem Daquele que é todo-poderoso.

Portanto, é de suma importância que a sociedade também retribua todo o amor dado pelos sacerdotes. O Seminário Maria Mater Ecclesiae precisa de você! Por favor, ajude!