Em sua homilia deste Domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos leva a refletir sobre os nossos pecados e como também eles podem ser usados por Deus para que nos tornemos melhores pessoas.

Pe. Rodrigo nos ensina que João teria terminado seu texto evangélico no capítulo anterior, mas então ele volta e escreve mais um capítulo. O que era tão importante que fez João acrescentar mais um capítulo em seu texto evangélico? São muitas lições, mas o tema que parece sobressair é a missão principal que Jesus encomendou a Pedro e a seus sucessores: «apascenta minhas ovelhas».

Este é o ministério petrino, ou seja, o ministério de Sumo Pontífice da Igreja universal. Algo sumamente importante! A missão que Jesus tinha prometido a Pedro em Cesareia de Filipe. 

“Tú és Pedro e sobre essa pedra edificarei minha Igreja. Eu te darei as chaves do Reino dos Ceus”.

(Mateus 16, 18) 

Contudo, o padre esclarece que o aquilo que lhe toca nessa cena é o fato de que Jesus permanece fiel, mesmo tendo Pedro sido infiel a ele. Jesus tem uma infinita misericórdia e paciência para conosco. Jesus dá uma nova chance a Pedro. Pedro, que negou e abandonou a Jesus, é agora restabelecido por Jesus.

Às três perguntas “Tu me amas?”, seguem três respostas “Tu sabes que te amo”, e três conclusões: “Apascenta as minhas ovelhas”. Jesus está dando a Pedro a oportunidade de cancelar ou suprimir, com três confissões de amor, suas três negações.

Deus dá aos homens uma segunda chance, uma terceira, uma quarta e infinitas oportunidades enquanto temos o propósito de mudar e converter-nos ao Senhor. Cada dia que você acorda pela manhã, Deus lhe está dando uma nova oportunidade para cumprir sua missão.

Deus usa pessoas imperfeitas

Deus usa pessoas imperfeitas e quebradas para realizar seus planos. Se Deus usasse só pessoas perfeitas, nada seria feito, porque essas pessoas não existem. Se nós estamos dispostos a colaborar com Deus, temos que aprender a lidar com nossos erros e colaborar com Ele.

O que nos leva a cair?

Excesso de confiança

Pedro amava muito a Jesus mas ele caiu e lhe abandonou por excesso de confiança. Na última ceia, Pedro havia prometido a Jesus que nunca o abandonaria. Pensamos que somos fortes diante de qualquer tentação, mas o excesso de confiança pode ser um grande perigo.

Preguiça

A segunda coisa da qual temos que estar vigilantes é a preguiça. Quando Jesus estava no momento mais difícil, orando a seu Pai antes da paixão, pediu a seus discípulos que o acompanhassem na oração, mas quando Ele volta, se depara com seus discípulos adormecidos.

Por causa da preguiça deixamos de rezar, por preguiça não lemos nem estudamos a bíblia, por preguiça não vamos à missa, por preguiça deixamos as práticas de piedade. A preguiça nos torna vulneráveis à tentação.

Medo à rejeição e conveniência

O terceiro motivo pelo qual Pedro caiu foi por medo. É um detalhe que diz muito: Pedro tinha medo. Nós também temos medo da opinião das pessoas, da sociedade. Às vezes tentamos seguir Jesus à distância, temos vergonha de confessar nossos pecados. Queremos ter fé, mas queremos também o mundo e as comodidades que oferece.

O que devemos fazer quando caímos?

Arrepender-nos de nossos erros

Quando nós pecamos, não podemos fingir que nada aconteceu. Temos que assumir nosso pecado, nosso erro. Não justificá-lo, não racionalizá-lo, não buscar desculpas para encobrir o erro.

Quando encontramos um erro em nossa vida, temos que enfrentá-lo e passar por ele. Não rodear o erro, não buscar outro caminho, não evitar a responsabilidade de nossos erros. Não podemos passar por cima nem por baixo, nem ignorá-los.

Quando tentamos ignorar nossos erros, eles acabam explodindo em nossa vida. Aliás, quando somos nós que cometemos o erro, tentamos minimizar a falha, o erro. Mas quando outra pessoa comete conosco, aí não. “Isso é gravíssimo!” 

”No mesmo instante um galo cantou. E naquele momento, Pedro se lembrou da palavra de Jesus que lhe advertira: “Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.” E, deixando aquele lugar, chorou amargamente.”

(Mateus 26, 75)

Neste texto do Evangelho vemos o que Pedro fez quando percebeu que tinha cometido um erro. Pedro chorou amargamente, porque abraçou seu pecado e se arrependeu dolorosamente.

Colocar nosso foco na misericórdia de Deus

Jesus sabe da dor de Pedro, sabe que Pedro assumiu seu erro e seu pecado, então vai um passo à frente e pergunta três vezes querendo restaurar o erro de Pedro. Cada canto de Galo significa para Pedro o seu fracasso, a sua queda. Jesus quer mudar essa associação, com três profissões de amor. Agora, cada vez que o galo cantar, Pedro lembrará a misericórdia de Jesus.

Jesus quer que Pedro mude seu foco: do erro, do pecado para o amor, para a misericórdia. De fato, essa experiência mudará para sempre a vida de Pedro. Nós também temos que assumir o erro, mas não para ficar lamentando ou auto punindo-nos, mas para entregar a Cristo e mudar nosso foco para a misericórdia. 

O que Jesus faz com nossas quedas?

Ele não se escandaliza

Muitas vezes quando caímos temos medo de pedir perdão a Deus na confissão. Pensamos. “de novo caí… como vou me apresentar diante de Deus”. Mas para Ele não é nenhuma surpresa.

Olha o que diz o salmo 103

“Ele conhece de que estamos feitos, lembra-se de que somos pó.”

(Salmo 103, 14)

Ele ora por nós

“Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;  mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.”

(Lucas 22, 31)

Você sabia que Jesus está no céu orando por nós agora? Ele é o único intercessor por nós e Deus Pai. Todos os outros intercessores o fazem por meio de Jesus. 

A carta aos Hebreus explica essa missão intercessora de Cristo diante de Deus: 

“Ele é poderoso para salvar definitivamente aqueles que, por intermédio dele achegam-se a Deus, pois vive sempre para interceder por eles.”

(Hebreus 7, 25)

Ele acredita em nós

Jesus não desiste de nós quando pecamos. Ele não muda seus planos porque nós fracassamos. Ele confia em nós, Ele quer nos mudar a partir de dentro e transformar-nos em novas criaturas pela força do amor, como fez com Pedro.

Apesar da fraqueza de Pedro, apesar do fracasso, Jesus vai usar essa queda para o bem de Pedro e para transformá-lo num homem mais forte e mais humilde.

Nós nunca nos cansamos de pecar, mas Deus nunca se cansa de nos perdoar. Ele quer que nós aprendamos a usar nossas quedas como Pedro, para transformar nossa vida, mas para isso, precisamos assumi-las, chorar como Pedro também suficientemente nossos pecados. Aí eles se convertem em fonte de transformação.

Ele usa nossos erros para construir sua igreja

«Deus usa pessoas imperfeitas e quebradas para realizar seus planos. Isso é o mais incrível» – exclama o Pe. Rodrigo.

O Pedro do novo testamento é completamente diferente do Pedro dos Atos dos Apóstolos. O Pedro do novo testamento, é impulsivo, dominante, sempre é o primeiro a falar, o primeiro a se lançar, quer ocupar o lugar de destaque.

Pedro dos Atos dos Apóstolos, é um Pedro humilde, manso e silencioso, que não se atribui méritos a si mesmo, que aprendeu a escutar, que sabe conciliar as opiniões de todos.

Jesus não apenas não se escandaliza de nossas fraquezas, Ele as usa para o bem da Igreja. Como nós usamos nossas falhas, nossos fracassos e nossos pecados? Deus quer usá-los para edificar, para santificar sua Igreja. Ele transforma pecados em ocasião de crescimento e santidade. 

Por fim, Pe. Rodrigo reforça que não podemos desperdiçar nossos erros, nossos fracassos e nossas falhas. Deus precisa de nós, não importa o que tenhamos feito. Ele pode usar nossa vida e nossos erros para ajudar a outros, para edificar sua igreja. De nosso maior pecado pode surgir nosso maior apostolado.

Para nos ajudar a nos arrepender de nossos pecados, confessá-los e transformá-los em ferramentas para nosso bem nas mãos de Deus, o aplicativo de meditações Seedtime traz uma série de exames de consciência que podem nos ajudar, antes de mais nada, a reconhecer nossas quedas e também a nos prepararmos para uma boa confissão. E você pode baixá-lo gratuitamente no link http://seedtime.app

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa celebrada na capela do Instituto Católico de Liderança, aos domingos, às 18h através de seu canal do YouTube.