Hoje é muito comum vermos a proliferação de métodos, técnicas e manuais buscando nos ensinar a meditar, de todas as formas possíveis. Em um mundo cada vez mais estressante e exigente, é natural que as pessoas busquem uma forma de manter a saúde mental e até mesmo física, em dia. E a meditação tem surgido, já há algum tempo, como uma maneira de alcançarmos essa paz e felicidade tão almejadas.

Mas, será que todos esses métodos e aplicativos que existem por aí realmente ensinam a meditar? Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que a meditação, realizada todos os dias, é capaz de reduzir o stress e dar uma nova perspectiva para nossa vida, trazendo para nosso coração um sentimento profundo de alegria e paz.

Contudo, a meditação não é simplesmente um exercício de concentração ou relaxamento. Isso é importante para o início, mas não podemos ficar só nisso, pois, como nos ensina o Pe. Rodrigo Hurtado LC na série de meditações Introdução à Meditação que pode ser ouvida no aplicativo de meditações Seedtime, ficar só no exercício de concentração ou relaxamento seria como preparar a mochila para uma emocionante viagem e nunca sair de casa.

A meditação, na verdade, é uma forma de oração que nos levará a um encontro real e profundo com Deus, que é a verdadeira fonte da felicidade e da paz. Portanto, meditar é uma maneira profunda de rezar, isto é, de dialogar de forma íntima e pessoal com Deus, que nos ama e quer que estejamos com Ele a todo instante.

Esse diálogo ilumina e fortalece em nossa alma e em nosso coração a decisão de nos identificarmos com a razão de ser de nossas vidas: a vontade de Deus. Na meditação, aprendemos também, não só a falar de nós mesmos para Deus, mas a escutá-Lo no silêncio da alma.

O importante é que a meditação não exige de nós uma grande experiência na fé e é justamente sua prática que nos levará a uma maior maturidade espiritual e a uma maior amizade com Deus. O que precisamos é a constância, que irá gerar o hábito.

Seedtime

Para isso foi criado o aplicativo de meditações Seedtime. Através dele, nós podemos encontrar vários temas que servirão de ambiente para que se desenvolva nosso diálogo com Deus. Temas que vêm ao encontro de nossas necessidades e situações que podemos estar vivendo. Além disso, no Seedtime também encontramos séries que nos ensinam a iniciar essa caminhada na meditação. 

Se você ainda não conhece o aplicativo de meditações Seedtime, baixe agora mesmo neste link e comece sua jornada para uma maior amizade com Deus.

Ouça também a série Introdução à Meditação do Pe. Rodrigo Hurtado LC, que irá lhe ensinar a dar os primeiros passos nessa forma mais pessoal de diálogo com Deus.