Viver sob tensão é algo inerente ao mundo de hoje. Todos nós queremos aprender a viver em paz, mas sendo muito sinceros conosco, sempre estamos mais predispostos a viver com tensão.

Nos EUA são consumidas 15 toneladas de remédios para dor de cabeça todos os anos e os ansiolíticos estão no topo das listas dos remédios mais vendidos. Qualquer retiro, livro ou filme sobre paz interior se converte em best-seller imediatamente.

Há quase três mil anos, Salomão disse: «O coração tranquilo dá vida ao corpo, mas a inveja corrói os ossos» (Prov 14, 30)

Nós necessitamos de 3 tipos de paz

Paz Espiritual

A paz espiritual é a paz com Deus e este é o fundamento de toda paz profunda e interior. Se estamos em paz com Deus, nada consegue nos abalar. E somente estando em paz com Deus, conseguimos ter outro tipo de paz também.

«Assim, pois, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo».

(Rm 5, 1)

Paz Emocional

Se primeiro temos paz com Deus, então conquistaremos a paz de Deus. Essa é a paz emocional. Essa é a paz que a maioria das pessoas pensa quando se usa a palavra paz em geral.

«Que governe em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados em um só corpo»

(Cl 3, 15)

Se não temos paz emocional não podemos relaxar. Caímos na cama e nossa mente continua funcionando, perdida em pensamentos, até que adormecemos por cansaço. Então, acordamos parecendo que não dormimos nada.

Paz Relacional

Por fim, existe a paz relacional, que é a paz com as outras pessoas. A paz relacional reduz o conflito. As relações podem ser fontes de conflitos.

Os maiores problemas, geralmente, estão relacionados com as pessoas: estar mal com o chefe, com a família, com os parentes, etc. Frequentemente temos que gerenciar os conflitos, a competição, as críticas.

«Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens»

(Rm. 12, 18)

A paz é uma promessa

Mas, a paz de Jesus é um dom. Não podemos trabalhar para tê-la, nem conquistá-la através de algum exercício, ao contrário, nós a ganhamos, de graça, pois ela é um dom.

«Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!»

(Jo 14, 27)

A paz de Deus também não está relacionada às circunstâncias. Ela nos permite estarmos tranquilos em meio a nossos problemas e dificuldades.

Contudo, para que eu a receba, eu preciso fazer 5 coisas:

1. Obedecer os princípios de Deus

Isto é, preciso fazer o que Deus me pede. Se compramos um carro novo, encontramos um manual com uma série de recomendações que temos que cumprir para ter o maior rendimento possível no carro. Com Deus é igual: Ele nos ensina o que fazer com a saúde, as finanças, o matrimônio, as relações, os negócios e muitas coisas mais.

2. Aceitar o perdão de Deus

A culpa é do destruidor número um da paz. Sentimo-nos obcecados e perseguidos por nossas ações passadas. A única forma de recuperar a paz de nossos erros passados é recebendo o perdão de Deus.

Deus ama perdoar. O perdão de Deus está sempre disponível, de forma que, se você não tem uma consciência limpa, adquira-a hoje.

«Se confessamos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça» (1Jo 1, 9)

3. Concentrar-se na presença de Deus

Devemos reconhecer que Deus está sempre conosco e devemos aprender a sentir sua presença.

Temos que colocar nossa atenção em Cristo e não nos problemas. Nas promessas de Deus e não nas dificuldades que temos que superar. Se olharmos para o mundo, vamos ficar angustiados. Se olharmos para dentro de nós, ficamos deprimidos. Se olharmos para Cristo, descansaremos.

4. Confiar nas promessas de Deus

«Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies na tua própria prudência: pensa nele em todos os teus caminhos, e ele conduzirá teus passos» (Pr. 3, 5)

Quando muitas coisas estão fora do controle em nossa vida, perdemos a paz e não confiamos em Deus. Quiséramos poder decifrar tudo o que está passando, encontrar o ponto onde possamos recuperar o controle. Isso nem sempre é possível e temos que aprender a confiar em Deus.

5. Pedir a paz de Deus

Se queremos paz, finalmente, não podemos nos esquecer que é um dom e devemos pedi-la.

«Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus» (Fl 4, 6).

Se não estamos orando com segurança, estaremos preocupados com muitas coisas. E a preocupação é uma emoção tão inútil!

«Lançai sobre Ele toda a vossa preocupação, pois Ele é quem cuida de vós.» (1 Pd 5, 7)

Mude sua vida na prática

Aprenda como alcançar a paz de Deus e muitos outros dons capazes de transformar a sua vida no curso A Melhor Versão de Você Mesmo. Nunca um curso foi tão necessário em nossa vida. Sem sermos a melhor versão de nós mesmos, aquela que Deus sonhou para nós, não alcançaremos o sucesso em nenhuma de nossas empreitadas.

Acesse agora mesmo o link abaixo e comece a transformar a sua vida.

Adquira o curso aqui