No evangelho de hoje, Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ajuda a compreender como Deus transforma nossa vida através da figura de João Batista. Ele apareceu repentinamente na Judéia querendo chacoalhar a consciência dos judeus, acordá-los da inércia em que estavam porque o Messias estava já para chegar.

O Messias está chegando. O Natal está já perto. Precisamos acordar, sair de nossa inércia, mudar nossa vida, Jesus vai chegar e não pode nos encontrar distraídos ou no pecado. Qual era o coração da mensagem de João Batista? Mateus a tem bem clara: A conversão. João Batista dizia:

“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mateus 3, 2)

Deus te ama tal como você é. Sim, claro que sim. Mas ele te ama demais para deixar que você fique apenas desse jeito. Por isso, Ele nos chama à conversão, Ele quer nos ajudar a crescer, nos exige sempre mais e mais.

Então conversão significa transformação. A pergunta que segue é: Como Deus nos transforma? Normalmente isto não acontece como o relâmpago que cai um dia e nos transforma instantaneamente.

Acompanhando João Batista aprendemos 5 meios que Deus usa para nossa transformação interior. Vamos ver cada um deles e vamos tentar identificá-los também em nossa vida.

A transformação requer um guia

Quando nos convertemos saímos de uma forma de pensar e vamos para outra que não é própria, temos que ser algo ao qual não estamos acostumados. Por isso, precisamos de um guia, de um coach, diríamos hoje.

Um guia é alguém que te mostra o caminho. São João Batista, não apenas chamava à conversão, ele mostrava também o que cada um tinha que fazer segundo seu estilo de vida.

Na Igreja é muito comum ter guias porque um guia é importante e necessário. A transformação acontece como guia de alguém. Paulo por exemplo escreve para Timóteo, seu discípulo:

“O que ouviste de mim diante de muitas testemunhas, transmite a homens fiéis e capacitados a fim de que possam igualmente discipular a outros.” (2 Timóteo 2, 2)

Paulo está dizendo: Eu fui o teu mestre, agora você seja mestre de outros, e peça a esses outros, que sejam mestres de outros. Três gerações envolvidas no processo.

Portanto, precisamos de um guia, de um mestre. Alguém que me encoraje e me guie. É vontade de Deus progredirmos na vida espiritual através deste meio.

A transformação requer conhecer a verdade

João foi um mestre e um coach para as multidões de sua época porque João lhes ensinava a verdade. Jesus orará a seu Pai na última ceia e usará a seguinte expressão: 

“Pai, santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade.” (João 17, 17)

João Batista era um verdadeiro guia das multidões e revelava a verdade sobre a vida a cada um para preparar um povo santo na chegada do Messias.

Muitos hoje pensam que não é importante a verdade, que o importante é apenas o que eles pensam, o importante é atuar “em consciência”. As pessoas se sentem boas porque suas consciências nada lhes acusam.

O que você acha não tem importância, o importante é o que Deus acha, ou seja, a verdade sobre sua vida, seu matrimônio, seu trabalho ou sua saúde.

A transformação requer uma nova forma de pensar

Toda transformação começa na mente. A forma como você pensa determina a forma como você sente, e a forma como você sente determina a forma como você age.

Precisamos de uma nova forma de pensar, deixar os títulos, os clichés, a mente superficial e começar a cumprir efetivamente a vontade de Deus em nossa vida.

A transformação requer uma limpeza interior

A conversão também requer uma limpeza da vida passada para começar uma nova de zero. Como as limpezas que fazemos, ou deveríamos fazer no início de um novo ano.

Esta era a missão principal de João: fazer limpeza, ou seja, procurar preparar o povo de Israel através de um banho purificador simbólico nas águas do Jordão.

A transformação requer fé

Se queremos mudar de vida, se queremos realizar o projeto de Deus em nossa vida, precisamos de fé. Precisamos confiar em que podemos realizar esses projetos, não porque temos a força, a inteligência ou a capacidade, mas porque são projetos de Deus, não nossos.

Não é verdade que nós possamos fazer qualquer coisa que sonhemos. Você encontra muitos livros de autoajuda, coaches que dizem isso. “Tudo o que você sonhe, se você se decide e procura com determinação e perseverança, você consegue.”

Eu não acho… eu acho que você pode sim, conseguir tudo o que Deus queira para você. Isso sim. O que esteja no plano de Deus. A boa notícia é que Deus pensa muito maior que nós.

Aceitemos o convite de João Batista para nos converter. É para isso que a Igreja nos apresenta este período de Advento. 

Preparemos nosso coração para receber a Jesus que chega para nos salvar. É hora de deixar atrás os maus hábitos e tudo o que não esteja conforme a vontade de Deus. Temos que colaborar com Deus para transformar nossa vida.

  • Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC na íntegra em seu canal do YouTube no link abaixo ou através do aplicativo de meditação católica Seedtime.