A bondade é uma expressão de amor. Uma pessoa bondosa transmite nas obras a beleza do seu coração bondoso. Quando fazemos obras boas nos sentimos bem, nos enxergamos como pessoas boas. Porém, essas ações nascem da bondade cultivada nos nossos pensamentos. É cuidando dos pensamentos, cultivando compreensão e positividade que a bondade será vivida de modo concreto. 

Essa vivência passa pelas atitudes que demonstram como o coração está repleto de bondade e busca aprender a amar. Elencamos 6 atitudes para que você possa avaliar a si mesmo, e esforçar-se para alimentar o coração com sentimentos de bondade. 

1. Procuro fazer pelos outros o que eu gostaria que fosse feito a mim

No Evangelho, Jesus nos ensinou o que ficou conhecido como Regra de ouro: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7, 12) . Mais do que a busca por benefícios próprios, o Senhor nos pede o caminho da doação e da entrega, no qual me dedico a  fazer pelo próximo o que gostaria que fosse feito a mim. Eis um excelente sinal de bondade. 

2. Me esforço em enxergar o melhor dos outros

Só um bondoso coração pode enxergar o melhor no coração e nas ações do outro. Muitas vezes é comum percebemos rapidamente o defeito dos nossos irmãos e irmãs. Porém, a bondade no olhar permite ir além e perceber virtudes e qualidades, não obstante os desafios que o outro enfrente. 

3. Busco a reconciliação sempre que necessário

O homem bom e a mulher boa, em suas essências, não se demoram a buscar a reconciliação quando necessário.  A bondade não consegue conviver com as inimizades. Ainda que aconteçam algum tipo de contratempo, o coração bondoso se esforça a, rapidamente, buscar o perdão do próximo.

4. Estou sempre atento à necessidade dos irmãos

A Virgem Maria é, por excelência, um exemplo de um bondoso coração. No Evangelho de João, capítulo 2, sua bondade é testemunhada no episódio das Bodas de Caná, no qual esteve atenta à necessidade dos noivos, cujo casamento ficou sem vinho. Uma atitude que demonstra a bondade do coração é a atenção para as necessidades dos irmãos. Mas, não de modo passivo, muito pelo contrário, de modo ativo, buscando formas de ajudar e ser presença fraterna e generosa. 

5. Sou generoso na doação do meu tempo pelo outro 

Estar em busca de ajudar o irmão é uma característica nítida das pessoas boas, como já foi dito. Além disso, um coração bondoso busca constantemente servir o próximo na doação de si mesmo. Auxiliar um doente, um deficiente físico, uma pessoa entristecida, uma criança carente. Doar de si aos outros é um exemplo de bondade. 

6. Sou gentil e educado com os mais difíceis

Conviver com pessoas difíceis é uma constante de boa parte de nós. Seja na família, no trabalho, na escola, na faculdade, na vizinhança. Sempre temos pessoas que divergem das nossas decisões. Porém, a pessoa bondosa busca a gentileza e a educação antes de qualquer coisa, em meio às tensões. Isso não significa estar imune aos impactos de uma relação difícil, mas uma busca sincera pela caridade fraterna sempre.