Quando se entra a primeira vez na Basílica do Santo Sepulcro, na cidade velha de Jerusalém, tem-se a sensação de que diante de nossos olhos se revela toda a Escritura.

É a Basílica do Santo Sepulcro que abriga os locais sagrados em que Jesus foi crucificado e também sua sepultura. Pode até ser estranho para quem ainda não percebeu esse detalhe citado no Evangelho de S. João, mas Jesus foi sepultado próximo do local onde foi crucificado.

João, que esteve presente durante todo o sangrento sacrifício de Nosso Senhor para nos salvar do pecado, relata de maneira pormenorizada em seu Evangelho esse detalhe:

No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo. (Jo 19, 41-42)

(Jo 19, 41-42)

Esses dois versículos vêm imediatamente à nossa mente quando, diante da “pedra da unção”, logo à entrada pela pequena portinha que dá acesso ao complexo da Basílica, podemos olhar para a direita e ver o Gólgota, e à esquerda, vislumbrar o sepulcro vazio.

Pedra da Unção, Basílica do Santo Sepulcro
Pedra da Unção – foto: José Caetano

Testemunha silenciosa do maior milagre de todos

A Basílica do Santo Sepulcro, construída por ordem do imperador Constantino, convertido ao catolicismo, guarda em seu interior os locais que foram as testemunhas silenciosas do maior milagre que poderia acontecer: a morte e ressurreição de Jesus.

Naquele lugar, há mais de dois mil anos, se deu o maior evento da humanidade. Deus feito homem se entrega à morte para salvar todos os homens e mulheres do mundo, os que já haviam vivido e os que ainda irão nascer.

E não só se entrega à morte, pregando no lenho da cruz a sentença que cabia a todos nós, mas também vence a morte, naquele mesmo lugar, renovando toda a criação e nos abrindo as portas do céu.

Por que peregrinar ao Santo Sepulcro?

Peregrinar até ali é fazer a experiência da realidade da morte e ressurreição de Cristo. Uma coisa é ler nos Evangelhos os relatos desse acontecimento. Obviamente, por obra do Espírito Santo, a mera leitura já nos é suficiente para transformar a nossa vida, pois o Evangelho é Palavra Viva, que dá frutos onde é plantada.

Local da Crucifixão de Jesus, Basílica do Santo Sepulcro
Calvário – Basílica do Santo Sepulcro – foto: José Caetano

Mas, ver com nossos olhos e tocar com nossas mãos o local da crucifixão, a pedra da unção, que recebeu o corpo morto de Nosso Senhor, e o sepulcro vazio, que suportou todo o poder do momento da ressurreição, é cravar em nossa mente e em nosso coração, a certeza de que Deus feito homem ali esteve e foi ali que Ele nos salvou.

Uma oportunidade de viver a fé com os sentidos

Ir a Jerusalém e visitar o Santo Sepulcro já é, por si só, o ápice de uma peregrinação. Os cristãos de todos os tempos fizeram isso, mesmo com todas as ameaças que esse caminho ofereceu ao longo dos séculos.

Mas, nós, do Instituto Católico de Liderança, não queremos levá-lo só a viver a experiência do Santo Sepulcro, mas queremos convidá-lo a peregrinar por todos os locais mais sagrados de nossa fé, onde Jesus caminhou, parou, olhou as pessoas nos olhos e transformou todo o mundo.

Clique aqui e faça seu cadastro, sem compromisso, para receber o roteiro de nossa Peregrinação à Terra Santa e as informações para ir com o Pe. Rodrigo Hurtado LC em sua próxima viagem até os locais mais sagrados de nossa fé.

https://per.iclbrasil.org/peregrinacaoterrasanta