Nesta quinta-feira, a convidada do Café com Fé é Márcia Regina da Costa Neves, que é membro do Movimento Regnum Christi, autora do livro «Quando o Câncer nos Salva» e partilha conosco seu testemunho de como Deus é sempre presente na vida de seus filhos, mesmo nas maiores provações.

Márcia, que é coordenadora dos apostolados «Sonhando em Família» e «Mãe Amável», conta que escrever esse livro é um sonho realizado, pois desde pequena queria ser escritora, e agora já está escrevendo o segundo livro. Ela também conta que não escreveu esse livro sozinha, mas com a ajuda de Deus, de Nossa Senhora, de São José, que ela chama de «A Cúpula».

Ela também revela que ao escrever o livro, pedia a Deus que ele chegasse às pessoas que realmente precisassem e que ele não é um livro sobre o câncer, mas sobre o processo que Márcia fez ao atravessar seu tratamento para a doença. Márcia relata a presença constante de Deus em sua vida durante todo o tratamento e as ações da Providência Divina em sua vida e na vida de seus familiares.

A autora diz que, quando recebeu o diagnóstico do câncer, percebeu que sua fé era pequena, pois a notícia fez com que ela tivesse uma grande dificuldade de rezar. Mas, com a ajuda de seu Diretor Espiritual e de suas amigas e familiares, começou a perceber todas as maravilhas que Deus fazia em sua vida ao longo do dia. A cada etapa do tratamento, ela via que maravilhas aconteciam e que temos um Pai que nos ama e nos cuida, mesmo que pareça que está tudo dando errado.

Márcia nos ensina que Deus nem sempre nos dá aquilo que pedimos, mas Ele sempre nos dá aquilo que realmente precisamos. Ele também nunca recusa quando pedimos a Ele que nos dê força para vencer os obstáculos. O que temos que fazer é rezar muito, ela enfatiza.

A autora também reforça que, no momento de aflição ou provação, não devemos nos queixar e perguntar para Deus o «porquê» estamos sofrendo tal adversidade, mas sim, «para quê» estamos passando por aquilo. «Todo sofrimento é uma oportunidade de aprendizado, e a gente escolhe se quer sair pior ou melhor desse aprendizado», reforça. Em meio ao sofrimento, conta Márcia, se estivermos com o coração aberto, perceberemos o amor de Deus por nós, o amor de Maria, que é uma mãe que cuida de cada um de seus filhos.

Para a autora, a presença de um Diretor Espiritual é fundamental nesses momentos. Segundo ela, um Diretor Espiritual é um grande amigo que nós temos, que trabalha conosco a caminhada da nossa fé, não apontando os erros, mas nos mostrando onde estamos indo bem e onde podemos aprender mais. Foi o Pe. Fábio, seu Diretor Espiritual, que lhe ajudou a perceber que viver um deserto não significa não ter fé.

Uma das mudanças que Márcia experimentou em sua vida foi a gratidão. Ela conta que era muito perfeccionista e que isso a impedia de ver todas as maravilhas que Deus realiza a cada dia ao nosso redor. A provação que enfrentou mudou seu ponto de vista e a fez perceber quanta coisa boa acontece em nossas vidas a todo momento, e possibilitou com que ela pudesse, portanto, agradecer a Deus por todas essas coisas, que muitas vezes são coisas simples, como almoçar com sua filha, dar uma boa aula, poder ir à Missa, por exemplo.

Márcia recorda Victor Frankl, que dizia que tudo pode ser retirado de uma pessoa, menos sua liberdade de escolher como ela vai agir diante de cada circunstância. 

Enfim, todo esse profundo testemunho de Márcia pode ser encontrado em seu livro «Quando o Câncer nos Salva», disponível na loja Apóstolos Online.

  • O podcast Café com Fé é transmitido ao vivo, às quintas-feiras, pelo Canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança e pelo instagram @liderescatolicosbr. Também pode ser encontrado no aplicativo de meditações católicas, Seedtime e nos melhores aplicativos de podcast.