Um dos destinos mais procurados por peregrinos católicos na França é a cidade Ars, onde se encontram as relíquias de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, padroeiro de todos os padres e exemplo de sacerdócio santo.

O santuário que se encontra na pequena cidade cidade ao norte de Lyon, no leste da França, abriga o corpo incorrupto do famoso padre e recebe inúmeros peregrinos de todo o mundo, que buscam ali a intercessão do mais famoso pároco da Igreja. 

São João Maria Batista Vianney

O santo, conhecido como “pároco” de Ars (“Cura” é uma expressão que significa pároco, vigário, o responsável por uma paróquia) nasceu em 1786 em Dardily, na França, em plena revolução Napoleônica, em uma família modesta, mas muito religiosa. 

Conta-se que sua Primeira Comunhão se deu dentro de um celeiro, durante uma missa clandestina, já que a Igreja sofria perseguições naquele país. 

Ele quis ser padre desde pequeno, mas encontrou desafios para realizar sua vocação, porque não possuía condições financeiras para isso e ainda tinha dificuldade em aprender as lições na escola, mas ele não desistiu.

Ele foi mandado duas vezes embora do Seminário por dificuldades de aprendizado, de estudo, em latim, na Academia Teológica da época, mas perseverou, não abandonou Deus, perseverou no seu propósito, e se deixou guiar pela vontade de Deus.

Ordenado sacerdote, foi mandando para uma cidade muito pequena (Ars ainda é uma cidade pequenina) e, ao contrário do que se imaginava de um pobre camponês que, com muita dificuldade se tornou padre, por sua santidade e suas pregações fervorosas, sua fama começou atrair a seu confessionário em Ars milhares de pessoas de toda a França.

Seu confessionário começou a ser assediado dia e noite, de modo que o padre não tinha tempo de se alimentar nem de descansar. Foi essa a ocupação principal dos seus últimos anos de vida. Seu ministério foi tão frutuoso que o governo teve que fazer uma ferrovia para facilitar o acesso àquele vilarejo antes esquecido.

O Santuário onde se encontram as relíquias de São João Maria Vianney é a prova mais real do Cântico de Maria: “Deus derrubou os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.” E é também a prova de que, um pequeno padre de aldeia, ao cumprir a vontade de Deus em sua vida, torna-se uma luz impossível de ser escondida atrás de uma montanha.

Conheça o Santuário de Ars

Esse local, que ainda hoje testemunha muitos milagres e, principalmente, a conversão de muitas pessoas, é um dos destinos da Peregrinação aos Santuários Marianos da Europa que o Pe. Rodrigo Hurtado LC promove pelo Instituto Católico de Liderança.

Se você quiser conhecer Ars e outros Santuários importantíssimos para a nossa fé, acesse o link abaixo e faça seu cadastro, sem compromisso, para receber o roteiro completo da Peregrinação aos Santuários Marianos e nós entraremos em contato com você.

Conheça os Santuários Marianos da Europa

Que São João Maria Vianney interceda por você e por sua família, que se cumpra em sua vida aquilo que Deus planejou.