Em sua homilia deste Domingo de Pentecostes, Pe. Danilo Stradioto LC, ao comemorar o nascimento da Igreja, nos leva a refletir sobre a ação do Espírito Santo em nossa vida e na vida da própria comunidade eclesial.

Pe. Danilo já inicia sua homilia recordando que a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com Maria no cenáculo marca, por assim dizer, o nascimento da Igreja, e traz uma frase de Atenágoras, um escritor cristão do início da história da Igreja:

“Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos. Mas no Espírito Santo o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, o Cristo ressuscitado está presente, o evangelho se faz força do Reino, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade se transforma em serviço, a liturgia é memorial e antecipação, a ação humana se deifica.” (Atenágoras, s. II)

Então, o que falta muitas vezes na nossa vida é o Espírito Santo, essa força do alto. Muitas vezes nos custa levar uma vida de acordo com os preceitos do Evangelho justamente por que nos falta o Espírito Santo, recorda o Pe. Danilo.

Como podemos conhecer o Espírito Santo

O Espírito Santo é esse primeiro dom que Cristo manda para sua Igreja, mas, muitas vezes, ele é um grande desconhecido para nós e nós podemos perceber sua presença e, portanto, conhecê-lo através daquilo que Ele faz.

Verdadeiramente, não podemos vê-lo, mas tal como o vento, nós podemos sentir o seu efeito. Podemos, por exemplo, lançar um olhar para Pedro. Como era Pedro antes de receber o Espírito Santo? Pedro que dizia não abandonar a Cristo, na mesma noite em que Jesus é capturado, nega-O por três vezes. Esse mesmo Pedro, depois de Pentecostes, vai pregar para milhares de pessoas, vai enfrentar os sacerdotes, vai falar de Cristo com desassombro.

Podemos também comparar o apóstolo João, que antes da vida do Espírito Santo, mostra seu temperamento. João sugeriu destruir uma cidade que não tinha recebido Jesus e seus discípulos, mas, depois da vinda do Espírito Santo, tornou-se o apóstolo do amor.

Vejamos também Tomé, o apóstolo que duvida da ressurreição de Cristo. Após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes torna-se o apóstolo que foi evangelizar e foi martirizado por Cristo na Índia, segundo a tradição da Igreja.

Ao terminar sua homilia, Pe. Danilo, nos convida a refletir sobre qual dom do Espírito Santo estamos precisando e que peçamos a Ele, nesta festa de hoje, que aqueça nossos corações e nos conceda esse dom mais necessário para nossa santificação.

Você pode assistir à Missa dos Empreendedores e a homilia completa do Pe. Danilo Stradioto LC através do canal do Pe. Rodrigo Hurtado LC no YouTube. Não se esqueça de se inscrever no canal para ficar por dentro das novidades, deixar seu like nos vídeos e compartilhar com aquelas pessoas que você mais ama.