A oração é essencial para crescermos na amizade com Deus. “Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância” (Ef 6,18).

Santo Agostinho, muito sabiamente, dizia: “Quem sabe bem rezar, sabe também viver bem”.

Já Santo Afonso afirmava que é necessário que o ser humano compreenda que da oração depende todo nosso bem.

“Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna” (Santo Afonso de Ligório).

Contudo, a dúvida de muitos é sobre o tempo que devemos reservar para esse encontro com o Senhor, afinal, na meditação buscamos, entre muitos benefícios, contemplar o rosto de Deus.   

Quanto dedicar ao Senhor do tempo?

A noção do tempo pode ser diferente para cada um de nós. Depende muito da situação em que cada um se encontra.

Trinta minutos para quem está numa fila de espera pode parecer 1 hora, enquanto que para aquele que passa esses mesmos 30 minutos, na mesma fila, lendo, pode transcorrer mais rapidamente.

Para nós mesmos, individualmente, muitas vezes um dia passa rapidamente, enquanto que outro pode parecer demorar bem mais do que 24 horas.

A questão do tempo pode ser ainda menos compreensível quando se trata do tempo do Senhor, pois, como diz o salmista, “um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia” (Sl 89,4a).

O fato é que necessitamos dedicar um tempo do nosso dia para a meditação, a falar com o Senhor, ouvir o que Ele tem a nos dizer.

O Papa Francisco nos diz que “é da contemplação e de uma forte relação de amizade com o Senhor que nasce em nós a capacidade de viver e de transmitir o amor de Deus, a sua misericórdia, a sua ternura aos outros”.

O próprio Deus deseja que estejamos em Sua presença e entreguemos tudo a Ele. Por isso escreveu São Paulo: “Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5,17-18).

Não importa se você dedicar 5 minutos, 30 minutos ou 1 hora para a meditação, o que realmente é importante é que você dedique um tempo diário, de qualidade, para estar com o Senhor.

“A oração dos humildes penetra nas nuvens; ele não se consolará, enquanto ela não chegar a Deus, e não se afastará, enquanto o Altíssimo não puser nela os olhos” (Eclo 35,21).

Um hábito que pode ser educado

Deus é parte de nós, pois por Ele fomos criados à Sua imagem e semelhança (cf Gn 1,26).

No entanto devemos permitir que Ele seja também parte do nosso dia a dia, em todos os seus ciclos: diários, semanais, mensais e anuais.

Somos ocupados diariamente por diferentes tarefas rotineiras, temos espaço na agenda para atividades semanais – como atividade física 2 ou 3 vezes na semana, temos tarefas que executamos uma vez por mês – como visitar um parente, e temos também atividades anuais – como as férias.

Em cada um desses ciclos da nossa vida deve haver espaço para o Senhor.  

Se você tem alguma dificuldade em separar um tempo para a meditação comece com orações mais breves e aos poucos vá aumentando gradativamente.

Comece meditando o Pai-Nosso – uma oração simples, porém completa, que se tornou corriqueira, rezada de maneira automática.

Mas, você pode mudar isso e contemplar cada palavra desta oração primorosa que nos foi ensinada pelo próprio Jesus.

Quando sentir que está pronto para dedicar mais tempo a meditação, procure meditar as Sagradas Escrituras.

Num outro dia você pode dedicar um tempo um pouco mais longo para a meditação com a oração do santo Terço. Leia e medite os mistérios indicados para o dia.

São João Paulo II dizia sobre a oração do Terço: “No fundo das palavras ‘Ave-Maria’, passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe”.

Quando sentir que está pronto para dedicar mais tempo a meditação, procure meditar as Sagradas Escrituras.

A Lectio Divina é uma prática meditativa que possui um roteiro bem definido para aqueles que desejam saborear a Palavra de Deus e colher os frutos em sua vida.

Reserve o melhor horário do dia, procure o ambiente mais tranquilo da sua casa e comece a pôr em prática a meditação.

Logo você perceberá que dedicar 1 hora ao Senhor pode ser algo muito prazeroso e proveitoso, e com o salmista desejará entoar: “Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente” (Salmo 144,2).