A liturgia do último domingo nos traz no evangelho o chamado de Pedro e demais apóstolos, e Jesus justamente os convida a ser “pescadores de homens”, e esse mesmo chamado ecoa ainda hoje entre nós. Mas o que significa isso, sermos pescadores de homens?

Hoje ninguém quer ser “ovelha” de alguém e menos ainda ser “pescado” por alguém. Parece algo contrário à nossa dignidade e uma falta de respeito.

Tanto pescadores como pastores, realizam seu trabalho para o próprio benefício: o pastor usa a lã das ovelhas e seu leite, o pescador se alimenta do peixe. Ser ovelha ou ser peixe parece menosprezar a pessoa e ninguém quer ser menosprezado ou usado para benefício de outro.

Mas como todas as analogias, elas ilustram, em parte, uma realidade, mas também têm limites. Jesus está falando a partir da perspectiva do amor e esses aspectos não seriam o que Jesus quer destacar.

O mar é usado por Jesus como a imagem da vida turbulenta e injusta, do pecado que afoga o ser humano. A barca é a salvação. O pescador tira os homens que estão se afogando no mar embravecido e os coloca seguros dentro da barca.

Por que Jesus estabelece diferenças na Igreja?

Mas, por que Jesus distingue entre peixes e pescadores, entre ovelhas e pastores? Não somos todos iguais? Efetivamente, a relação entre pescadores e peixes, pastores e ovelhas sugere a ideia de desigualdade e superioridade e hoje é algo muito questionado dentro da Igreja.

Contudo, temos que lembrar, que na Igreja, ninguém é só pescador ou só pescado. Ninguém é só pastor ou só ovelha. Só Jesus é só pastor e só pescador. Todos nós somos duas coisas ao mesmo tempo. Todos somos pescados e pescadores, ovelhas e pastores ao mesmo tempo.

A missão dos sacerdotes e dos leigos católicos

Esta é uma mensagem muito atual e importante. Todos somos pastores e todos somos pescadores. Mas vou dizer mais: os sacerdotes e o clero em geral, são normalmente formados mais para ser pastores que pescadores.

Agora, quem realiza a missão de pescadores? Os sacerdotes dificilmente chegam onde as pessoas fazem seus negócios, se divertem, vivem seu ambiente familiar ou buscam o sucesso… Em todos esses lugares, quem vai atrair as pessoas a Jesus?

Aqui se abre um grande campo de ação para os leigos católicos. Eles têm que ser os pescadores de homens. Eles têm que reconhecer a missão que Deus lhes tem reservada. Essa missão é urgente e importantíssima, e essa missão é sua!

O privilégio de ser pescador de homens

É a maior oportunidade:

Você pode ser um instrumento de Deus. Você pode ser o único católico verdadeiro que muitas pessoas vão conhecer na sua vida. Deus te criou para levar a mensagem para ele. Você está perto deles para ser um instrumento de Deus.

Nossa missão é como a dos surfistas. Os surfistas não criam ondas. Eles têm que estar atentos para reconhecer quando uma onda vem. Têm que estar no lugar certo no momento certo. E quando a onda chega, eles têm que nadar na mesma direção e surfar a onda.

É o maior privilégio:

Quando Jesus te encarrega ser pescador de homens você recebeu os dois maiores privilégios que existem no mundo e que você receberá na sua vida:

  • ter a possibilidade de trabalhar com Deus
  • ser seu representante

É a missão mais importante:

Ajudar a outra pessoa a alcançar a vida eterna é a coisa mais importante que podemos fazer.

Qualquer coisa que você possa fazer por outra pessoa, passa, é transitória… a salvação eterna não passará nunca. Literalmente, essa pessoa estará eternamente agradecida. Terá toda a eternidade para lhe agradecer e celebrar o triunfo junto com você.

É o maior propósito que existe:

Ajudar os outros a terem um relacionamento com Deus é a missão que mais sentido dá a nossa vida. Nossa vida se torna grande quando a unimos a algo grande.

Se nos tornamos pescadores de homens, nossa vida ganha a mesma relevância da vida de Cristo. Nossa missão é a mesma de Cristo. Nossa história se transforma em história sagrada. O maior propósito da vida é fazer algo que dure além desta vida.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, no canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.