Na Consagração à Nossa Senhora, você sabe o que são práticas interiores e quais são elas? Caso não saiba, leia até o final para entender a importância delas.

O organizador e “teorizador” dessas práticas foi São Luis Maria Grignon de Montfort, santo tão devoto da Virgem, que inclusive adicionou Maria ao seu nome. Ele foi um grande pregador, amante dos pobres e necessitados.

“Quem encontrar Maria, encontrará a vida”

– São Luis Maria Grignon de Montfort

Foi pelo amor a Maria que ele escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, para ensinar a todos o melhor caminho para ficar cada vez mais próximo à Maria.

Assim, as práticas interiores foram elencadas para “fazer todas as orações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria”.

Essas “etapas” correspondem aos “três graus clássicos da vida interior: a via purgativa, a via iluminativa e a via unitiva”. Vamos nos aprofundar e falar sobre cada uma delas individualmente

Via purgativa ou “por” Maria:

Fazer tudo por Maria significa deixar com que o Espírito Santo nos guie. Para isso é preciso fazer duas coisas:

  1. Renunciar às nossas vontades e sentimentos próprios e assumir as vontades de Deus, deixar com que Ele aja sobre nossas ações e orações
  2. Sempre renovar essa união! É importante que esse laço seja cuidado e amado detalhadamente a cada dia

Via iluminativa ou “com” Maria:

Nessa etapa, a crença de que Maria está sempre junto de nós é fundamental. Nas devoções com Maria, é preciso ter a reta crença de que ela está lá, junto!

Assim, antes de agir, devemos sempre procurar por ela e tentar, ao máximo, se espelhar em suas ações e se perguntar, o que minha Mãe faria? Ela agiria de forma humilde, com fé e sempre com pureza.

Se agirmos assim, não demoraremos a perceber a diferença significativa em nossas vidas.

Via unitiva ou “em” Maria:

Para compreender esse passo, é importante ter em mente que Maria é o paraíso terrestre do novo Adão, ou seja, ela é ao mesmo tempo, portal e santuário da divindade. Foi através dela que Jesus veio a esse mundo para trazer a salvação.

Assim, para fazer as coisas “em” Maria é preciso entrar nesse santuário e se deixar conectar com Ela. Não é qualquer um que pode chegar nesse altar, de tão alto e elevado que é.

Por isso, essa é a etapa final das práticas interiores. É preciso estar à altura do santuário, tão elevado quanto ele, mesmo que isso pareça impossível.

Portanto, cabe a nós procurar elevar o espírito, visando chegar sempre mais próximos do templo Dela, sempre agindo “por, como, em” Maria.

Assim, não deixe de conferir a série de meditações do Seedtime e o livro “33 dias para um amanhecer glorioso”. Ela te motivará a seguir em frente na consagração mariana. São 33 “episódios” cada um sobre um tema diferente relacionado a Maria.