Em sua homilia desse quarto domingo de Páscoa, Pe. Rodrigo Hurtado, LC, fundador do Instituto Católico de Liderança, reflete sobre a parábola do Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.

Pe. Rodrigo, inicia sua homilia dizendo que «essa imagem é uma experiência muito íntima na história e na tradição de Israel. Eles forma um povo nômade por muitos anos e, mesmo quando se estabeleceram na Terra Prometida, eles criavam ovelhas e muitos judeus se dedicaram ao pastoreio».

«A experiência do pastor – recorda padre Rodrigo – é passar muitas e muitas horas sozinhos com suas ovelhas. Você chega a conhecer as ovelhas, cada uma, e as velhas conhecem o pastor». O padre também lembra que essa imagem do pastor não foi uma invenção de Jesus, pois já no Antigo Testamento o rei Davi, no Salmo 23, já aplicava a imagem do pastor a Deus: «O Senhor é meu pastor». Em Isaias também há a atribuição da imagem do pastor a Deus e, pouco a pouco, a imagem do pastor também foi atribuída, em certo sentido, àqueles que colaboravam com Deus, os reis, os sacerdotes, os profetas.

«Agora, Jesus pega essa imagem do Bom Pastor, que já era muito conhecida na tradição judaica e agrega uma novidade muito inesperada», revela Pe. Rodrigo. Ele a atribui a si mesmo, o que é mais uma indicação de como Jesus afirmava ser Ele mesmo Deus.

Contudo, «qual é a mensagem da parábola do Bom Pastor?» – pergunta o padre. «É sobre ovelhas? Sobre pastores? Sobre mercenários? É sobre como as ovelhas devem seguir o pastor? Não! Nada Disso». – responde.

A mensagem central da parábola do Bom Pastor é a bondade e a natureza de Deus. Jesus escolhe essa parábola para nos ajudar a entender quem é Deus.

1. O Bom Pastor cuida de suas ovelhas.

«Portanto, Deus cuida de nós» – afirma o Pe. Rodrigo. «Ele é um pastor que cuida, que protege suas ovelhas. Ele vê o lobo vir e não foge. Ele está perto e está constantemente vigiando para que não aconteça coisas ruins conosco. Deus nos conhece, cada um, em primeira pessoa, mesmo que sejamos 7 bilhões de pessoas»

Pe. Rodrigo ensina que Deus nunca deixa de pensar em nós, nem por um segundo. «Até os sentimentos mais profundos que levamos no coração, Deus conhece. Deus te conhece melhor do que você se conhece a si mesmo. E ele cuida de nós».

E, segundo o Pe. Rodrigo, Deus cuida de nós de duas maneiras. A primeira maneira é através de seus anjos que foram criados por Deus e colocados para nos cuidar e nos guiar em todos os nossos caminhos, como está escrito no Salmo 91, 11. «É importante lembrar disso. É parte da nossa fé», recorda o padre.

A segunda maneira pela qual Deus cuida de nós é diretamente. No salmo 23, Davi escreve: «O senhor é meu Pastor, nada me faltará. Em verdes prados me faz descansar e para águas tranquilas me guia em paz… certamente tua felicidade e tua misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida». Deus cuida de nós diretamente. Ele se ocupa de nós, se interessa por nós.

«Isso não significa que tudo vai dar certo» – explica o Pe. Rodrigo. «Coisas ruins acontecem, porque estamos num mundo ferido pelo pecado original, mas a felicidade e a misericórdia de Deus te acompanha. Isso significa que Deus vai te acompanhar sempre nos momentos de dificuldade, para que o processo não te machuque. Ao final, tudo vai dar certo se confias em Deus, se te entregas a ele».

Pe. Rodrigo continua dizendo para não se ter medo do futuro, pois temos um Pastor, que é todo-poderoso e que cuida de nós a cada minuto. Como lembra o salmista ainda no Salmo 23, «passaremos por vales escuros, mas, mesmo passando por vales escuros, Deus irá usar de todas as coisas ao final para nosso bem».

2. O Bom Pastor resgata as ovelhas perdidas.

«Mesmo você dando as costas para Deus, se afastando, Ele nunca desiste de você», reforça Pe. Rodrigo. No evangelho de hoje Jesus afirma ter outras ovelhas que não pertencem àquele redil e que também iria a elas.

Pe. Rodrigo também faz uma referência a outra parábola de Jesus sobre o mesmo tema, trazida no Evangelho de Lucas (15). A parábola da ovelha perdida, em que Jesus se refere ao pastor que deixa 99 ovelhas no redil e sai para buscar uma ovelha que se perdeu. «Jesus pode ter muitas ovelhas, Ele tem 7,8 bilhões de ovelhas e deixa todas para buscar você. Ele pode entregar-se totalmente a cada um de nós como se não tivesse mais ninguém no mundo inteiro. Ele é todo poderoso. Ele pode prestar atenção a nossas orações».

«Pode parecer que seu problema seja pequeno comparado com o sofrimento de outros, mas não importa, pois se faz você sofrer, faz a Deus também», reflete o padre. «Ele se interessa por você, mesmo que seja uma coisa pequena. O que é importante para o filho é importante para o pai. Ele cuida de nós, mesmo que sejamos um entre muitos que existem no mundo. Ele conhece cada ovelha».

«Hoje vivemos em um mundo que não gosta de ser ovelha. As pessoas não querem ser pastoreadas», comenta o Pe. Rodrigo. Contudo, o padre também reflete sobre como hoje, mais do que nunca, vivemos em sociedades completamente massificadas. «Basta ver a vida nas cidades, todo mundo sai ao mesmo horário, todos pegam as mesmas ruas, assistem os mesmos filmes, fazemos todos as mesmas coisas, falamos e discutimos as mesmas coisas que o jornal pauta para nós todos os dias. Acreditamos que ser ovelhas é uma coisa ruim, mas quando Jesus fala disso, ele fala de um conhecimento pessoal, íntimo».

Na segunda parte da parábola trazida pelo Evangelho de hoje, vê-se que Jesus revela que o Bom Pastor chama cada ovelha pelo nome e elas o seguem e conhecem sua voz. «Deus é assim, Ele age em nossa vida constantemente através da Graça e da Misericórdia».

Pe. Rodrigo também reconhece que Deus busca as ovelhas perdidas de duas maneiras. Primeiramente através do amor. Ele nos dá muitas coisas para que, ao sermos gratos, nos voltemos para Ele. E, a segunda maneira, se Ele não consegue com que nos voltemos a Ele pelo amor, Ele permite que a dor seja um caminho de encontro. «Pela dor experimentamos nossa fragilidade e voltamos nosso olhar para Deus».

«Acredite, se você está preocupado, Deus muito mais. E ele nunca vai deixar uma ovelha se perder» – afirma Pe. Rodrigo.

3. O Bom Pastor dá a vida por sua ovelhas.

Para o Pe. Rodrigo, essa é a parte mais importante dessa parábola. «Deus não nos perdoa os nossos pecados lá deu seu trono… ao contrário, Deus sofre conosco infinitamente e Ele nos ama com tamanha profundidade que dá sua própria vida por nós».

«A religião cristã se diferencia de todas as outras religiões nisso. Todas as outras religiões tratam do que os homens têm que fazer para chegar ao céu. A religião católica não trata sobre o que você tem que fazer, mas sim, do que Cristo já fez por nós. A fé católica trata sobre o que já foi feito. A salvação já é um fato. Está sendo oferecida por Deus para você. Isso significa graça, aquilo que nós não merecemos, mas Deus nos dá essa graça e quando chegarmos ao final de nossa vida e chegarmos ao céu, o que é o céu? O céu é a morada da glória de Deus».

Pe. Rodrigo encerra sua homilia lembrando que não quer falar sobre como temos que ser boas ovelhas, seguir o pastor, mas quer falar de como é o coração de Deus, como Deus nos ama, como Ele cuida de nós e quer dar a vida por nós. «Essa é a mensagem principal da parábola do Bom Pastor. Lógico que temos que ser boas ovelhas. As ovelhas escutam a voz de Jesus e o seguem».

«Sao João diz em sua primeira carta: aqueles que dizem que conhecem a Jesus mas não cumprem seus mandamentos são mentirosos. Seguir a voz do pastor é seguir com nossa vida, mas isso nós fazemos como um ato de gratidão a Deus», diz Pe. Rodrigo.

«Se você entrega sua vida a Deus, Ele nunca vai abandonar você. Acredite, Deus vai te levar a esses prados verdes, a essas águas cristalinas de que fala o Salmo. Ele vai nos levar à morada da glória de Deus».

* Pe Rodrigo Hurtado, LC celebra a Missa todo domingo às 18h em seu canal de YouTube. Inscreva-se, ative as notificações, deixe seu like e compartilhe.