Nessa quinta, no Café com Fé, Adriano Dutra recebe André Jeha para refletir sobre qual é o papel do cristão no ambiente corporativo. Como um cristão deve se portar, como ele pode evangelizar e dar verdadeiro testemunho de sua fé em locais cujo foco é primordialmente o trabalho.

André, que é sócio da Falconi Consultoria, reflete que «Independentemente da profissão, nós cristãos temos um chamado, uma vocação e uma missão muito clara». «Nós somos chamados à santidade. Nós temos o chamado a amar, primeiramente, e a servir. Então, onde quer que estejamos exercendo a nossa profissão, somos chamados a servir».

«Também somos chamados a uma missão e a nossa missão é levar o evangelho», esclarece André. «E o trabalho é uma forma de se santificar, mas também é uma forma de evangelizar. Nós evangelizamos com nossa vida, com nossa forma de viver».

Para André, nosso papel é desenvolver virtudes. O profissional cristão que está no ambiente empresarial tem o chamado a ser santo através da construção de um caráter, através das virtudes.

A importância na vida do cristão, segundo André, deve levar em consideração três pontos elementares e importantes, que é o jejum, a esmola e a oração. A oração é nossa relação com Deus. Através do jejum, cuidamos de nossa relação conosco. «A gente doma, de certa maneira, nossa vontade», ensina André. E, «a esmola é a relação com o outro, a doação, o serviço ao outro, o amor verdadeiro. A esmola é sair de você e ir em direção ao outro».

Jeha continua alertando que o cristão precisa refletir a luz e o amor de Deus no ambiente de trabalho e «para refletir a luz e o amor de Deus, a gente precisa da oração, de estar próximo de Deus… o jejum, pra gente ter um vida de virtudes e poder realmente controlar nossa vontade e, a esmola, que a gente possa sair das nossas vontades e ir em direção à necessidade, ir em direção a atender o próximo».

Ele recorda a frase que ensina que «é bom ser importante, mas é muito mais importante ser bom». André confessa que toda vez que tem que tomar alguma decisão, em oração, reflete se está pensando em ser bom ou se está buscando ser importante.

Por outro lado, André explica que há momentos em que a fé fraqueja ou se precisar tomar decisões que são difíceis e, nessa hora, a comunidade ajuda, os irmãos na fé ajudam. Para ele, a fé tem duas dimensões, uma dimensão individual e uma dimensão comunitária, que é vivida na Igreja, Corpo de Cristo.

«O líder precisa entender o significado do trabalho», continua Andre. Muitos jovens chegam no mercado de trabalho querendo fazer algo grande, mas «o jovem tem que por o pé no chão. Quem se acha grande demais para fazer coisas pequenas, talvez seja pequeno demais para fazer coisas grandes». A qualidade de um líder «está em fazer com excelência e com espírito de servir cada pequeno passo. Liderança não é um cargo».

O convidado do Café com Fé também recorda que a «alegria que a gente procura está em fazer o bem aos outros. É nosso olhar que santifica o nosso trabalho, que enxerga o significado e o propósito. Não importa onde você esteja, procure fazer com excelência, procure servir verdadeiramente com alegria que você vai enxergar a beleza daquilo. Os líderes precisam ajudar as pessoas a enxergar essa beleza».

«A felicidade verdadeira está no serviço, no fazer o bem ao outro», recorda André. «A melhor coisa para curar a tristeza é fazer o bem ao outro. Isso traz alegria, paz e felicidade, e isso é o sucesso».

Ao ser perguntado sobre como coaduna sua religiosidade com as mentorias e consultorias que faz, André diz que «aquilo que a gente é fala tão alto que as pessoas não escutam o que a gente diz, mas escutam muito mais aquilo que a gente é. Nossa coerência é o que o fala mais alto. Ser católico, ser cristão é uma grande responsabilidade».

Alexandre Dutra pergunta a André se os valores cristãos, nesse meio competitivo, são vantagem ou desvantagem.

André, por sua vez, responde que «se formos usar essa palavra, a vantagem é para o plano de Deus e, se a vontade para o plano e Deus for meu sacrifício, que eu tenha força, coragem e humildade para aceitar. É o que eu busco».

Por fim, André Jeha reforça que «todos nós somos chamados a ser líderes, independente do cargo. A liderança é pra qualquer pessoa».

«A maior vantagem é desenvolver o nosso caráter» ilustra André. «Se desenvolvermos o caráter veremos vantagem, ao contrário de quem está buscando o melhor pra si. Nosso exemplo é Cristo, a gente tem que confiar. Ele sabe o que é melhor pra nós Ele vai nos mostrar o caminho que é melhor para o plano dele».

  • Está no ar também o Curso do Pe. Rodrigo Hurtado, LC: Líderes segundo o coração de Deus, que pode ser adquirido no link: https://bit.ly/3xsKMZ5