No episódio de hoje do Café com Fé, Adriano Dutra entrevista Ana Manente, Presidente da ACN Brasil, que nos traz um panorama dos trabalhos dessa importante instituição pontifícia e nos traz luz sobre a verdade em relação à perseguição aos cristãos no mundo.

A ACN foi fundada no pós-guerra, na Alemanha, para curar as feridas da guerra, como nos conta Ana Manente, e logo depois a instituição começou a fazer um trabalho de ajuda aos padres do leste europeu, oprimidos pelo comunismo.

No Brasil ela foi conhecida como Ajuda à Igreja que Sofre ou por seu nome em alemão, Kirche in Not, mas há alguns anos, a instituição optou por levar a sigla de seu nome em inglês (Aid to Church in Need – ACN) para todos os escritórios no mundo.

Ana Manente revela que a instituição caritativa ainda não é muito conhecida na Igreja, apesar de seu trabalho importantíssimo, especialmente nos lugares onde a Igreja sofre perseguição e não há liberdade religiosa.

A ACN é uma instituição pontifícia, querida por muitos Papas, e é um serviço da própria Igreja. A Igreja sofre no mundo por vários motivos. Na Ucrânia, por exemplo, sofre por causa da guerra, no Haiti sofre por causa de uma tragédia natural, mas o principal alvo da ACN é a Igreja que sofre justamente por ser Igreja.

Manente lembra que no mundo há lugares em que o cristão, pelo simples fato de ser cristão, sofre perseguições diversas e não podem, muitas vezes, exercer sua cidadania.

A ACN não só oferece ajuda à Igreja nesses locais de dificuldade, como também exerce um importante papel de informar ao resto do mundo o que está acontecendo nos lugares e, também tem o pilar da oração, que sustenta todas as obras da ACN e intercede pela vida dos benfeitores e dos beneficiados pela instituição.

Para conhecer todo o trabalho da ACN, acesse o site http://www.acn.org.br

Assista o episódio completo do Café com Fé no link abaixo: