Existem muitos mistérios ao redor da oração. Não entendemos tudo. Por que Deus escuta uma oração e outra não? Por que Jesus insistiu tanto que orássemos, 21 vezes para ser exato. Mais ainda, Jesus, o Filho de Deus, dedicava muito tempo para a oração, e ao mesmo tempo, disse que Deus já sabe do que precisamos?

Não entendemos porque precisamos pedir por outras pessoas, porque existem orações que são mais poderosas ou orações para ocasiões ou lugares específicos. Jesus nos pediu para orar, nos mandou orar, Jesus nos fez diversas promessas sobre a oração e disse que responderia rapidamente. 

Mas, talvez, o maior mistério da oração seja por que temos que orar insistentemente? Por que não basta orar uma única vez? Por que temos que repetir o mesmo pedido muitas vezes? Se Deus escuta sempre a oração, se Ele nos ama tanto, se Ele quer nos dar sempre coisas boas, por que temos que pedir múltiplas vezes?

É isso que Jesus nos ensina no evangelho de hoje!

“Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir.”

(Lucas 18, 1)

Deus quer que peçamos muitas vezes, que o cansemos de tanto pedir… por quê? Por que Ele é teimoso? Por que Ele realmente não quer nos ajudar? Por que está muito ocupado? A resposta é definitivamente “não”. Não é nenhum desses motivos. 

Ele quer que peçamos muitas vezes não para benefício Dele, mas para nosso benefício. Veremos hoje que orar muito é bom para nós, não para Deus. 

Orar insistentemente mantém nosso foco em Deus

Quando você pede constantemente por algo, mantém seu foco em Deus. E manter nosso foco em Deus e dar a Deus nossa atenção. Atenção significa tempo e tempo é vida. Orar constantemente nos permite passar o tempo de nossa vida focado em Deus.

Deus quer sua atenção. Ele está pensando o tempo todo em você. Como você se sentiria se pensasse o tempo todo numa pessoa e essa pessoa nunca pensasse em você? Isso é o que sentem as mães por seus filhos adolescentes. 

Quando estamos pedindo a Deus constantemente algo, estamos colocando Nele nossa atenção e nosso pensamento. Estamos pedindo sua ajuda.

“Procurai o Senhor e seu poder, buscai sempre a sua face!”

(Salmo 105, 4)

Orar insistentemente nos ajuda a amadurecer

Quando pedimos algo, quando precisamos de algo e não recebemos resposta, aprendemos sobre a importância desse algo para nossa vida, de uma maneira que não aprenderíamos de nenhuma outra maneira.

Orar constantemente é como uma terapia de abertura de mente. Começamos a ver diversos ângulos do problema, percebemos que outras coisas não são tão importantes como pensávamos, há uma reestruturação de prioridades, há uma valorização daquilo que perdemos ou precisamos.

“Os grandes dons exigem um grande desejo porquanto tudo o que se alcança com facilidade não se estima tanto como o que se desejou por muito tempo.”

(Santo Agostinho)

Para entender melhor vou colocar para vocês quatro áreas nas quais Deus nos abençoa se perseverarmos na oração:

  1. Orar constantemente testa nossos desejos

2. Orar constantemente testa nossas prioridades

3. Orar constantemente testa minha maturidade

4. Orar constantemente testa nossa fé

COMO DEUS RESPONDE AS NOSSAS ORAÇÕES

Quando meu pedido não é correto, a resposta de Deus é “NÃO”

Um pedido pode não ser correto, quando não é bom para nós porque é destrutivo, porque vai me afastar de Deus. Na verdade, nem deveríamos estar pedindo isso para Deus. Ele nunca vai nos dar algo que seja ruim para nossa salvação eterna.

Quando minhas prioridades não são corretas, Deus diz “AMADURECE”

Como dizíamos antes, às vezes, Deus quer que amadureçamos e aprofundemos mais em nossos desejos e prioridades. Quando não temos a maturidade suficiente para assumir responsabilidades, Deus diz: “cresce”, “tem que amadurecer mais”. 

Quando o tempo não é correto, Deus diz “DEVAGAR”

A graça está vindo, mas não chegou ainda a hora. Deus diz: espera, devagar, paciência.. Até que seja o momento certo.  Deus sabe o tempo certo para cada coisa. Temos que confiar na sabedoria de Deus. 

Quando meu pedido, minhas prioridades e o tempo estão alinhados com a vontade de Deus, Ele diz: “VAI”

Esse é o momento de maior alegria. Nesse momento todo o tempo e o esforço parece pouco. Vale a pena esperar e passar pelas provas que Deus dispuser para nós, se ao final pudermos chegar a esse momento e ser instrumentos de Deus para realizar o seu Reino neste mundo. 

CONCLUSÃO

“Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos.” (Efésios 6, 18)

Para que possamos desenvolver o hábito da oração. Eis aqui um desafio para esta semana: Orar três vezes por dia. Começar esta semana e perseverar por 7 dias seguidos

Orar uma vez pela manhã, uma vez ao meio dia e uma vez pela noite. 

  1. Pela manhã, pode rezar o terço, escutar uma meditação ou fazer alguma outra oração que você goste. 

2. Ao meio dia, parar um momento e rezar o  ngelus. É uma antiga oração que lembra a saudação do anjo Gabriel a Maria e reza três Aves Marias. Aqui embaixo do vídeo tem um link onde estou deixando o  ngelus para quem não conhece. 

3. Pela noite, pode rezar um exame de consciência dos que oferecemos no Seedtime, ou pode fazer alguma outra oração que goste. Algumas pessoas gostam de rezar o terço… pode ser. O que acontece é que de noite estamos cansados e é bom fazer uma oração breve. 

Assista, através do link abaixo, a homilia completa com estudo bíblico do Pe. Rodrigo Hurtado LC em seu canal do YouTube: