No Café com Fé desta quinta-feira, Adriano Dutra recebe o Diretor Geral da Amazon Web Services (AWS) para o Brasil, Cleber Morais, para tratar do tema Liderança e Propósito e descobrir quais são as características que devem estar presentes na vida de um executivo católico.

Cleber Morais dirige a divisão de tecnologia e invocação da Amazon para o Brasil, e já inicia a live refletindo sobre as complexas mudanças no estilo de vida das pessoas que a atual pandemia gerou. «Acho que esse momento trouxe um desafio pessoal para todos nós», diz Cleber. «Você vê que uma live como essa, talvez no passado não fosse algo comum, ou tinha um desafio maior de ser aceita culturalmente e, hoje, virou um pouco do normal de nossas vidas».

Morais é mineiro, nascido em Belo Horizonte, oriundo de uma família católica mas cresceu em São Paulo. Formou-se em engenharia pela Escola de Engenharia Mauá e conta que já, na primeira proposta de trabalho, socorreu-se de sua fé para decidir se deveria aceitar um cargo na IBM e mudar-se para o Rio de Janeiro. O executivo conta que suas decisões sempre foram tomadas apoiadas em muita oração e confiança em Deus. «Sempre vão aparecendo oportunidades e você tem que orar muito. Eu cheguei a ser chamado a sair da IBM para algumas empresas de renome que, em um ano, já não estavam mais no Brasil», relata.

Num determinado momento, Cleber foi chamada para ir para a Sun Microsystems, que tinha uma pequena sede em São Paulo, com aproximadamente 20 funcionários. «A fé me norteia, não era uma decisão simples», informa. Indo pra Sun, acabou se tornando seu CEO, com apenas 38 anos de idade. «Claro que tem a ver com capacitação, com capacidade, mas nunca teria chegado lá se não fosse por uma ajuda divina», confessa Morais.

«Você recebendo propostas, que são desafios fortes, processos decisórios complexos, mas você tem a fé de que Deus está te iluminando por um bom caminho», ilustra Cleber, que diz ter tido sempre em sua vida, muitas decisões importantes a tomar.

O diretor da AWS também reforça que «muito dessa história que eu divido tem a ver com esse propósito muito forte, ela tem a ver com uma base familiar muito forte. Tudo isso reflete na liderança, reflete na forma como você trata as pessoas, como você ajuda as pessoas».

«Acho que pedir a proteção e agradecer faz parte desse conforto que você tem», esclarece Cleber. «Eu sempre ando com a Medalha Milagrosa (de Nossa Senhora) no bolso da minha calça. Pedir para Maria passar na frente ajuda a você ter uma iluminação, te ajuda». 

O executivo também concorda que, num momento como esse que o mundo está passando, «extremamente complexo, o único pilar que você tem é a fé».

Em relação ao conflito que possa haver entre os princípios pessoas e os princípios de uma empresa, Cleber pensa que não tem como desconectar os seus princípios pessoais do profissional. «A principal função do líder é ser justo. A forma de você conduzir a empresa com integridade, com dignidade, com respeito, isso tem muito a ver com nossos princípios católicos».

Para ele, «cada vez que um profissional sentir que os valores da empresa não são os valores pessoais dele, é aí que existe uma desconexão».

«Toda vez que um executivo sai desse norte e desse pensamento, a chance de ter um problema muito grande é gigantesca e, mais do que isso, você saindo do seu norte, você não é mais aquela pessoa… eu te diria que não faz sentido você sair de suas crenças». 

Cleber diz que quando um líder toma uma decisão baseada em princípios corretos, «talvez no curto prazo você possa não estar fazendo aquilo que te dê algum tipo de retorno, mas, no longo prazo, é aquilo que vai deixar com que você crie a sua história».

Características do líder

Para Morais, um líder precisa ter adaptabilidade, resiliência, para passar por desafios fortes. O líder tem que inspirar as pessoas e precisa ter um equilíbrio muito forte, entre sua vida de executivo e sua vida familiar.

Diante dos desafios que se apresentam ao líder, para Cleber, ele precisa «se balizar muito na fé que tem». O líder precisa ter esse espírito de confiança, de seguir adiante, de pedir proteção. O líder precisa orar. «Quando falo muito da fé e de orar, isso está inserido num contexto de trabalhar muito, de pensar muito e de realizar muito». 

Cleber constata que uma característica de um líder é «acordar pela manhã e entender que aquele dia vai ser diferente, que aquele dia vai ser melhor, que Jesus vai estar conosco, que Maria vai passar na frente e a gente vai passar um dia melhor. Acho que esse espírito que a gente precisa ter para todos os momentos». 

Ele também crê que a caridade é muito importante como uma característica de liderança e, «para o católico isso é fundamental». E, todo líder precisa ter um propósito de dar um retorno para a sociedade, deixar um legado. 

Ao encerrar sua participação no Café com Fé, Morais diz que «o que estamos precisando atualmente no Brasil são os bons exemplos» para que as pessoas, os jovens, possam crer que exista «um caminho de virtude, de honestidade, que as pessoas possam seguir, para ter sucesso, para ter retorno, para ser feliz».

* O Café com Fé é transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança, no Instagram @liderescatolicosbr e no Facebook do Regnum Christi Brasil. Também pode ser ouvido no aplicativo de meditações Seedtime.