Nesse domingo, dia 27 de junho, Pe. Rodrigo Hurtado, LC reflete em sua homilia sobre o texto do Evangelho de Marcos que narra a cura de uma mulher hemorroíssa e o encontro de Jesus com a filha de Jairo, chefe da Sinagoga local. 

«Apesar das palavras simples do evangelho de hoje conseguimos perceber o dramatismo dessas duas histórias entrelaçadas», ensina o Pe. Rodrigo. «Os comentaristas coincidem de que isso tenha acontecido em Magdala». 

Como narra o texto evangélico, a filha de Jairo, chefe da Sinagoga daquela cidade situadas às margens do lago, estava para morrer e, como lembra Pe. Rodrigo, quando isso acontece, «acho que seja a dor mais forte que possa existir», pois os «pais não foram programados para enterrar os filhos». Por outro lado, também havia aquela mulher que sofria de hemorragia há 12 anos e essa não era uma doença qualquer, mas uma doença que para as pessoas daquela época, tornavam-na impura. «São duas situações extremas, duas situações de desespero». Mas, «quando aparece Jesus, acende-se a última esperança».

Pe. Rodrigo, portanto, aponta que «o evangelho de hoje nos convida a meditar nisso: o que fazer quando nós chegamos a esses momentos limite, a esses momentos de vontade de desistir? Temos que saber tirar do evangelho a força, a confiança a fé para quando chegar esses momentos e jamais desistir».

Observando o trecho da Sagrada Escritura, o padre passa a numerar os quatro motivos que nos levam a desistir e, depois, ensina como vencer essa dificuldade.

1. A Fadiga

A primeira causa pela qual às vezes chegamos a situações limites em nossa vida é a fadiga. «Ela não acontece quando você começa uma obra em sua vida, ela acontece na metade».

O Evangelho diz que a mulher estava há 12 anos com aquela enfermidade. «É demais! – exclama Pe. Rodrigo. «Depois de todo esse tempo, chega a fadiga, eu não consigo aguentar mais». O caso de Jairo, por sua vez, era de uma fadiga emocional. O medo de perder sua filha o deixava exausto, muito fatigado.

«É muito importante pensar que a vida não é uma corrida de 100 metros rasos. O objetivo da vida não é chegar à meta o antes possível, ao contrário, o objetivo da vida é chegar até o final», continua o padre. «A vida não é uma corrida de 100 metros rasos, em certo sentido, é uma maratona. O importante na maratona é perseverar, é manter o passo e chegar à meta».

Pe. Rodrigo diz ter encontrado muitas pessoas que estão cansadas, fatigadas com a vida e parece que já não possuem mais força para viver. Mas, ele reforça que «enquanto você viver, Deus tem um propósito para sua vida. Se Ele faz você esperar, é porque é bom para você».

«O mundo moderno que nós vivemos está cheio de pessoas que estão fatigadas. Porque nós vivemos em um mundo obcecado pelo trabalho, pelo sucesso, a correr todos os dias por novas metas e a roubar tempo do sono», ilustra o padre em sua homilia. «Se eu roubo tempo do sono, não só estou mais cansado como estou mais vulnerável às tentações».

«Um corpo que descansou bem está muito mais fortalecido contra a tentação da fadiga».

2. A frustração

O segundo motivo que nos leva a desistir é a frustração, «que é o sentimento que surge em nossa vida quando estou tentando vencer um obstáculo e não consigo». Pe. Rodrigo pede para que tentemos imaginar o desespero de Jairo quando vê que uma multidão impede que Jesus chegue logo a sua casa em que sua filha estava já para morrer.

«Essa frustração pode ser emocional», recorda o Pe. Rodrigo. «Às vezes podemos ter um problema de caráter». Uma pessoa que se irrita muito diante de qualquer problema. «Às vezes pode ser um problema de baixa autoestima, e esse é o grande obstáculo que não consegue vencer. Pode ser um problema financeiro… É aquilo que nós não conseguimos vencer e portanto chegamos a experimentar essa frustração».

3. O fracasso

O fracasso é o terceiro motivo pelo qual nós chegamos a experimentar desesperança, «chegamos ao limite e queremos jogar a toalha. Já tentamos muitas vezes e fracassamos uma e outra vez», conta o Pe. Rodrigo. «Como já fracassei não tento de outras formas, não busco maneiras novas».

Aquela mulher hemorroíssa já tinha gastado todos os bens com médicos e só tinha piorado. «O sentimento do fracasso é algo que está em nossa mente. Somos nós que desistimos interiormente e por isso nós fracassamos».

O Pe. Rodrigo também ensina que «uma pessoa que conseguiu algum tipo de triunfo em sua vida ja fracassou muitas vezes»… «só que para eles é uma situação transitória, para eles o fracasso é apenas a experiência que antecede o sucesso. É um aprendizado, não é uma derrota».

Nós chegamos às situações limites porque não conseguimos lidar com os fracassos.

4. O Medo

O quarto motivo é o medo. O evangelho diz que a mulher estava cheio de medo e tremendo. O próprio Jairo, quando outros servidores dizem que a filha já faleceu, recebe de Jesus a resposta: “– Não tenhas medo, comente crê”.

Para o Padre Rodrigo não podemos nos deixar vencer pelo medo. «Esses são os motivos pelos quais muitas vezes nós desistimos». «É importante entender isso para entender de onde vem esses sentimentos».

A partir daí, o Pe. Rodrigo enumera «três coisas simples que temos que fazer para vencer esses inimigos que nos fazem desistir».

1. Rejeite o desânimo

«Sentir tristeza, sentir cansaço, sentir frustração isso não podemos evitar. Isso é algo natural quando não conseguimos vencer os obstáculos. O problema é eu desistir, deixar-me conquistar por esses sentimentos e jogar a toalha, isso é uma escolha que você faz», explica o padre. 

«Então, a primeira coisa que temos que fazer, é permanecer firmes», diz Pe. Rodrigo, que confessa que, quando passa por momentos difíceis em sua própria vida, o que faz é colocar-se aos pés de Jesus, depois come um pouco, toma uma ducha e vai dormir. «Amanhã será outro dia».

«Vou dar um conselho muito simples que sempre pratiquei na minha vida: em momentos de crise, jamais tomar uma decisão. Você está cansado, está frustrado, está com medo, se sente fracassado, não é momento de tomar decisões radicais. É momento de descansar, de refrescar, de renovar-se. Nunca desistir, nunca render-se». 

«Lembre-se, nunca vai ser vontade de Deus, desistir. Pode ser que ele nos peça um outro caminho, mas nunca desistir», esclarece Pe. Rodrigo. 

O padre continua sua homilia recordando o exemplo de Paulo que, na segunda carta aos Coríntios (11, 23), narra uma série de obstáculos que passou em sua vida quando saiu pra evangelizar. Na mesma carta, no entanto, ele revela que enquanto se desgastava exteriormente, interiormente seguia se renovando. «Apesar de que nosso exterior esteja se desgastando, mas desistir é uma escolha que fazemos interiormente», indica o Pe. Rodrigo.

2. Aproximar-se de Jesus

A primeira coisa a ser feita é não nos abandonar ao desanimo, «mas nós, com nossas forças, é claro, não podemos, então eles (Jairo e a mulher hemorroíssa) o que fizeram? Aproximaram-se de Jesus, colocaram em Jesus sua confiança e foram em busca dele».

«Você quer fazer a maratona da vida com sucesso, chegar ao final e triunfar na vida cristã?» – pergunta o padre. «Então você precisa estar perto de Jesus. A vida é realmente uma corrida e nós, com nossas forças, não podemos. Por isso, aproxime-se de Jesus».

No entanto, o Pe. Rodrigo também mostra o que pode nos afastar de Jesus. «As doenças, as dificuldades, as provações, tudo o que você queira, nada vai afastar você de Jesus. A única coisa que nos pode afastar dele é o pecado, esse é o maior obstáculo entre nós e Jesus». 

Então, nesse ponto da homilia, o padre dá três regras simples para vencer os obstáculos.

Em primeiro lugar, limpe continuamente os obstáculos. «Isso significa que se você não limpa os pequenos problemas, os pequenos obstáculos, eles vão se acumulando. Quando você não tira os obstáculos todos os dias, eles se acumulam. É impressionante a capacidade de multiplicar-se que eles têm. Com pecados é igual, se nós não estamos vigilantes e nós não limpamos continuamente as pequenas coisas de nossa vida, acredite, elas vão se multiplicando e elas vão crescendo».

A segunda regra é: ou você acaba com os obstáculos ou eles acabam com você. «O problema do pecado é que ele nunca fica aí apenas em um pequeno. Se eu não estou lutando contra isso, não estou tentando tirar da minha vida, ele pouco a pouco, não só cresce e se multiplica, mas ele termina me destruindo. Isso é muito perigoso. Precisamos estar sempre vigilantes». 

A terceira coisa que temos que fazer com os obstáculos: nem sempre você enxerga quais são os obstáculos, mas as outras pessoas veem. «Nós precisamos, às vezes, de ajuda para poder ver quais são nossos pontos fracos, esses que nos afastam de Jesus e poder tirar de nossa vida». 

3. Coloque sua fé e confiança em Jesus

Foi o que fizeram a mulher e Jairo, o chefe da Sinagoga. «Colocaram sua fé e sua confiança não em suas forças, mas na força de Deus, no poder de Deus».

Pe. Rodrigo continua lembrando o exemplo de Paulo que, num determinado momento de sua vida revela ter um «espinho na carne». Segundo o padre, os comentaristas dizem se trata de uma doença, como febre amarela, que fez Paulo estar à beira da morte. E, o que Paulo fez foi orar (2 Cor 12, 9).

«Na minha fraqueza se manifesta a força de Deus. Tudo posso naquele que me fortalece. Tudo posso, não por mim, mas porque Ele me dá forças, Ele me fortalece», continua Pe. Rodrigo.

«Portanto, a terceira coisa é colocar toda nossa fé, toda nossa confiança em Cristo. Aprender de Jairo e dessa mulher a nunca desistir, rejeitar o desânimo, aproximar-nos de Jesus para tocá-lo, mas tocá-lo com a fé. Porque não foi o contato físico, mas a fé daquela mulher que obteve o milagre». 

«A vida é difícil, leva, às vezes a momentos de crise, igual a que eles passaram, mas com Cristo nós sempre vamos conseguir vencer».

Ao encerrar sua homilia, O Pe. Rodrigo faz a mesma oração que S. Paulo fez em sua Carta aos Colossenses: «Para que sejam fortalecidos com todo o poder, segundo a maravilhosa força da sua glória, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo». (Colossenses 1, 11)

* Pe Rodrigo Hurtado, LC, idealizador do aplicativo de meditações católicas Seedtime, celebra a Missa todo domingo em seu Canal de YouTube. Inscreva-se, ative as notificações, deixe seu like e compartilhe.