Preocupações em excesso, medos irracionais, inquietação constante, tensão muscular, enxergar perigo em tudo, alteração no sono, estes são alguns sentimentos familiares às pessoas que sofrem com ansiedade.

O chamado Transtorno de Ansiedade ou do Organismo ansioso tem sido um dos assuntos mais comentados atualmente. O medo do futuro, incertezas financeiras, medo da vida, medo da morte e tantas outras implicações advindas de tempos pandêmicos. Tudo isso causa ansiedade em qualquer pessoa, não somente naquelas que foram diagnosticadas com ansiedade patológica.

A pessoa ansiosa está presa no futuro.

Para aqueles que sofrem com a ansiedade, uma simples situação pode tornar-se um tormento, a tal ponto de lhe ser impossível conseguir viver o momento presente, pois todos os pensamentos e atenção estão direcionados ao futuro. Essas pessoas estão tão presas a um futuro hipotético, geralmente trágico, que elas não conseguem apreciar momentos de prazer como uma festa familiar.

Antecipar situações, como estudar para uma prova, treinar para uma competição ou ensaiar uma apresentação são momentos onde a ansiedade age de forma positiva, pois nos move a uma atenção prévia a situações que exigem um bom desempenho.

Mas quando a ansiedade causa medo de algo futuro ou de situações hipotéticas que dificilmente acontecerão (como um acidente de avião, por exemplo) é preciso começar a ligar o “sinal de alerta”, pois isso certamente levará a pessoa a ter ataques de pânico.

Tudo isso gera sofrimento na pessoa ansiosa, aumentando ainda mais a projeção de seus medos, já que o seu olhar está totalmente aprisionado no futuro.

É possível que uma pessoa com ansiedade consiga meditar?

Pensamentos constantes, acelerados, indomáveis também fazem parte da realidade de uma pessoa ansiosa. Por estar sempre projetando o pensamento para situações que ainda não aconteceram, e poderão nunca acontecer, controlar o que se deve pensar é uma tarefa hercúlea.

Para uma pessoa ansiosa então, meditar é algo quase impensável, justamente por essa dificuldade em domar o pensamento sempre fugidio. Focar a atenção em uma passagem bíblica e colocar-se naquele contexto sem “viajar” para “lugares inóspitos” algumas vezes pode ser muito cansativo e frustrante, fazendo com que a pessoa com ansiedade abandone a prática da meditação por não conseguir colocar-se na presença de Deus.

É sabido por todos que a meditação, antes de tudo, é uma ação protagonizada pelo querer divino, ou seja, Deus age primeira e principalmente, cabendo ao Ser Humano a colaboração com a Graça que atua livremente naquele que permite  a sua ação.

Sendo então um movimento que parte de Deus, resta à pessoa a ação colaborativa para que isso aconteça.

A meditação guiada como ferramenta para acalmar uma mente ansiosa

Chegamos então no ponto-chave deste artigo: Como uma pessoa ansiosa pode meditar, já que concentrar-se é uma tarefa muito difícil?

Primeiramente é preciso confiar em Deus, colocar nas mãos Dele esse momento de encontro sagrado, já que, como disse Jesus: “Sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15, 5). Colabora-se com Deus quando se confia tanto n’Ele a ponto de abandonar-se totalmente.

Em segundo lugar é preciso contar com ajuda de pessoas mais experimentadas na oração, aqueles que se pode chamar de “mestres espirituais”. Esses mestres podem apresentar uma via de intimidade com Deus, advinda justamente da sua própria experiência com Deus. S. João da Cruz diz que o mestre espiritual deve ser “além de sábio e discreto, é mister que seja experimentado.” (Chama viva de amor, III 30: Obras Completas (Paço de Arcos, Edições do Carmelo 1986. p. 909).

Mas onde posso encontrar tal mestre de oração? Como ele me ajudará a meditar diariamente? Essas duas perguntas são bem pertinentes, já que a maioria de nós não moramos em conventos ou casas comunitárias de vida religiosa para termos próximos de nós uma dessas pessoas experimentadas em oração.

Com os avanços tecnológicos, hoje em dia nós podemos encontrar tal auxílio para a meditação em aplicativos criados para a meditação guiada. Mas cuidado! Nem todos os aplicativos disponíveis são de inspiração católica!

Aqui recomendo o aplicativo de meditação guiada Seedtime. Neste aplicativo você encontrará meditações que te auxiliarão a mergulhar na intimidade com Deus. As meditações constantes nesta ferramenta são direcionadas à aplicação do Evangelho à vida cotidiana.

Através da meditação guiada a pessoa  ansiosa poderá concentrar-se melhor, pois estará ouvindo de alguém “fora da sua mente” como chegar à contemplação de Deus. Dessa forma torna-se mais fácil acalmar-se, pois toda a atenção estará direcionada àquela voz que conduz ao mistério contemplado.

Não há dificuldade que possa impedir aquele que deseja encontrar-se com Deus, nem mesmo a ansiedade pode ser um empecilho a esse encontro, pois o Próprio Senhor deseja isso, por este motivo ele inspira aos que lhe são íntimos ferramentas para que tal encontro aconteça.

Não podemos esquecer dessa verdade: Deus nos ama e nunca nos abandonará. Ele está conosco “todos os dias e para sempre!” (Mt 20, 20).