Muitas vezes nos perguntamos o que é e onde fica a Terra Santa.

Localizada no Oriente Médio, entre o Mar Mediterrâneo e o Rio Jordão (atualmente dividida entre Israel, Jordânia e Cisjordânia) é o maior centro histórico-cultural e religioso do mundo, sendo o destino de milhares de viajantes de todas as partes do globo.

Importante centro histórico, esse lugar carrega a si os locais de importantes acontecimentos da História da humanidade. As maiores civilizações da antiguidade residiram naquela região, tornando-a o destino preferido de historiadores e curiosos em arqueologia e história dos povos antigos.

Foi nesse território que o grande rei Davi habitou, que Jesus nasceu, viveu, fez os seus milagres, morreu e ressuscitou.

Lar de diversas culturas, podemos encontrar em sua arquitetura, costumes e culinária a influência dos mais diversos povos: romanos, persas, judeus e cristãos. Tais influências fazem da Terra Santa um lugar ímpar, de uma riqueza cultural singular e que a tornam um dos destinos mais procurados do mundo.

Centro do mundo monoteísta.

Lugar sagrado para as três maiores religiões monoteístas, a Terra Santa é o maior centro de peregrinações religiosas do mundo. Neste pequeno pedaço de terra podemos encontrar peregrinos cristãos, judeus e muçulmanos que transitam por suas ruas, lojas, restaurantes e templos.

Terra sagrada onde Jesus pisou.

Para o cristianismo, a Terra Santa é o lugar onde “o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”, como nos diz o primeiro capítulo do evangelho de S. João. É a terra onde Jesus pisou, Deus habitou ali e ali derramou o seu sangue redentor. Fato esse que faz da Terra santa, não apenas um ponto turístico, mas parte da História da Salvação da Humanidade, todo o gênero humano foi, como o solo daquele lugar, tocado com a graça redentora de Cristo.

Caminhar por suas ruas, visitar seus lugares sagrados é fazer memória dos feitos de Deus, compreender como o gênero humano foi alcançado pela ação divina. Ali pode-se fazer a experiência do amor de Deus com todos os sentidos. Os olhos podem ver os locais onde Cristo andou, pode-se tocar nas mesmas paredes onde Jesus apoiou-se enquanto carregava a cruz. O cheiro das ruas, os sabores dos alimentos, tudo ali remete ao tempo de Jesus, ao tempo em que a Eternidade tocou o tempo quando o Verbo divino se fez “semelhante a nós em tudo, exceto no pecado” (Hb 4).

A Terra Santa é esse lugar onde pode-se tocar a História de forma completa: a História da humanidade, seus acontecimentos, lugares e fatos cronológicos; e a História da salvação, operada por Cristo, Deus feito homem que caminhou por aquele chão e redimiu a História e o próprio ser humano.

Flávio Junior