Em sua homilia neste Domingo da Ascensão do Senhor, Pe. Cleomar Ferronato LC nos ajuda a compreender que a subida de Jesus aos céus nos indica qual é nosso destino e que já podemos usufruir das realidades do céu aqui mesmo em nossa vida terrena.

O padre inicia sua homilia questionando sobre qual seria a mensagem que essa festa da Ascensão quer deixar, entre a grande celebração da Páscoa e, logo em seguida, a festa de Pentecostes.

Nosso destino é o Céu

Em primeiro lugar, através de sua ascensão, Cristo nos mostra nosso destino, para onde devemos ir, onde devemos estar e qual deve ser nossa preocupação. É para o céu que fomos criados. Nós precisamos dos bens materiais, precisamos até mesmo dos amores humanos, mas não é aqui nosso destino.

Se quisermos fazer aqui desse mundo nossa casa definitiva, vamos perceber que nada que existe aqui é capaz de preencher completamente nosso coração. Por isso que S. Paulo nos lembra sempre que devemos buscar as coisas do alto. Ainda que Deus nos permita ter bens aqui nesta vida, temos que cuidar bem deles mantendo o foco de que nossa vida não é aqui.

Pe. Cleomar também nos recorda que o Filho de Deus, ao assumir nossa natureza humana no ventre de Maria, no momento de sua ascensão não abandona essa natureza humana. O Cristo que está sentado à direita do Pai é o Cristo encarnado e ressuscitado. Aquele mesmo Cristo que padeceu, que sofreu e ressuscitou e recebeu um corpo glorioso e agora é nossa humanidade que está sentada à direita do Pai.

Cristo nos ama e não nos abandona

Cristo, ao subir ao céu, não nos abandona. De algum modo misterioso, por sermos parte do Corpo Místico de Cristo, nossa humanidade está unida a Ele pelo batismo no céu e, também de um modo misterioso, nossa humanidade participa da comunhão trinitária de Deus.

Jesus Cristo, o Senhor, que está sentado à direita do Pai, não é só o Filho eterno do Pai gerado antes de todos os tempos, mas também é Jesus o Filho de Maria que caminhou entre nós.

Podemos usufruir do céu já aqui na terra

Em terceiro lugar, a ascensão nos mostra que desde já podemos participar dessas realidades eternas. O cristão tem uma vantagem, pois está percorrendo um caminho para chegar a um destino, mas o destino já veio ao encontro dele. Cristo já veio ao nosso encontro.

O Pe. Cleomar recorda que João Paulo II já dizia que quando o sacerdote celebra a missa é como se abrisse uma janela entre o céu e a terra. E não só na celebração eucarística, pois nós podemos continuamente estar em contato com o céu, através de todas as graças de Deus, que é a intercessão dos santos, de Maria, do nosso Anjo da Guarda… todas as realidades sobrenaturais que temos à nossa disposição. Nós já podemos aproveitar essas realidades espirituais que Deus coloca no nosso caminho, para nosso bem, para nossa perseverança.

Dessa maneira, reforça o Padre, nós não estamos somente sobrevivendo para depois chegar lá na eternidade, não é essa a esperança do cristão. E ele conclui sua homilia nos convidando para aproveitar verdadeiramente os bens espirituais e deixar que isso tudo, pouco a pouco, transforme nossa humanidade numa humanidade parecida com a de Cristo, para que possamos também nós, subir ao céu e estar junto do Pai.

O padre também nos lembra que a eternidade não é um calendário infinito somente, mas a eternidade com Deus é tudo o que nós precisamos. Se nós tivemos alguma vez na vida uma experiência de felicidade, de plenitude, pensemos que a eternidade é infinitamente isso.

  • Pe. Cleomar Ferronato LC também é colaborador do Instituto Católico de Liderança e está ajudando o Pe. Rodrigo Hurtado LC, que nestas semanas está na Terra Santa com o grupo de peregrinos. Se você também quiser saber mais sobre as peregrinações à Terra Santa, acesse https://iclbrasil.org/peregrinacoes/
  • Confira a íntegra da homilia do Pe. Cleomar no link abaixo e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, deixar seu like no vídeo e compartilhar com seus amigos.