Nesta quinta-feira, a convidada de nosso podcast Café com Fé é a médica Camila Ribeiro, coordenadora do apostolado MedCAl, Médicos de Corpo e Alma, surgido dentro do Movimento Regnum Christi e voltado para o cuidado com os mais necessitados, não só levando medicina para as enfermidades físicas, mas também levando as pessoas a se encontrarem com Deus, que pode curar todas as feridas, da alma e do corpo.

Camila, que é de Brasília, frequenta o apostolado MedCAl desde seu primeiro semestre na faculdade de Medicina e hoje faz residência em Medicina de Família e Comunidade, atendendo a uma população carente em uma cidade de Brasília. Ela conta que é como se fosse fazer uma missão todo dia.

O apostolado Médicos de Corpo e Alma surgiu há 10 anos através uma iniciativa do médico Clérisson Pinheiro, que quando era estudante de medicina e participava das missões do Movimento Regnum Christi teve uma luz do Espírito Santo em criar um apostolado que pudesse não somente contribuir com a evangelização das pessoas em comunidades carentes, mas também levar para essas pessoas um alívio para seus sofrimentos físicos.

Inspirado no modelo do apostolado Juventude Missionária, também do Regnum Christi, o MedCAl foi tomando forma e hoje não se encontra só em Brasília, mas se espalhou por todo Brasil, tendo sedes, por exemplo, em Goiânia e na cidade de São José dos Campos.

Profissionais de todas as áreas da saúde como um todo e de outras áreas do conhecimento, como Direito e Veterinária, e estudantes se reúnem para realizar as missões humanitárias.

Camila que já participava da Juventude Missionária, quando entrou na faculdade de medicina, que exige muito do tempo do estudante, viu no MedCAl uma maneira de continuar realizando um apostolado de evangelização no Movimento que participa.

Ela explica que tudo surge da própria espiritualidade do Movimento Regnum Christi e a busca de alcançar uma plenitude vocacional.

A Juventude Missionária, que foi o embrião de onde nasce o MedCAl, pode ser explicado como um grupo de jovens que se reúnem para atender o chamado da Igreja a uma nova evangelização, indo a comunidades carentes para realizar sua atividade de levar a Boa Nova de Cristo porta a porta.

Nas missões humanitárias, foi tomado o modelo de missionar da Juventude Missionária e foi introduzido um pouco da vocação dos participantes. Camila revela que os membros do MedCAl buscam enxergar Cristo no irmão doente e tentam levar Cristo para ele, que é o principal remédio.

A médica também ressalta que os missionários do MedCAl também recebem formação constante sob o aspecto da espiritualidade, pois o atendimento que realizam nas missões não é somente voltado para o campo de atuação dos profissionais, sejam médicos, dentistas, psicólogos, advogados… mas todo o atendimento é alicerçado no Evangelho e na maneira como as pessoas podem resolver seus problemas segundo os ensinamentos de Jesus.

O remédio às vezes é a escuta

Camila ilustra que o primeiro e mais contínuo ensinamento que aprendeu no curso de medicina foi que, muitas vezes, o remédio é a escuta. Muitas vezes, o médico busca resolver tecnicamente os problemas das pessoas e o paciente quer falar, porque em sua vida não há quem a escute.

O apostolado MedCAl

O apostolado MedCAl está estruturado de forma que seus participantes se dediquem às missões, que acontecem em uma ocasião específica, geralmente na Semana Santa e no feriado de 12 de outubro no Brasil, mas também tem um aspecto formativo e também de atendimento mais continuado.

Os participantes realizam jornadas de formação com especialistas em Bioética, em Direito, em Espiritualidade… para estarem capacitados a atender os diversos casos com que se deparam nas missões ou nos atendimentos.

Toda a entrevista com Camila Ribeiro pode ser vista no link abaixo e caso se queira mais informações sobre o MedCAl, pode-se acessar o Instagram @medcal1 (https://www.instagram.com/medcal1/)

Ouça também o podcast Café com Fé através do aplicativo de meditações Seedtime ou através dos principais aplicativos de podcast.