Neste último domingo, a liturgia nos traz a narração de Marcos do episódio em que Jesus confere a Pedro as chaves do céu, criando, dessa maneira, o primeiro Papa da Igreja. Jesus sabe que Pedro tem falhas, mas, mesmo assim, confia a Pedro uma missão importantíssima em sua Igreja. Olhando para esse texto, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, em sua homilia, nos ajuda a ver o que Deus faz com nossas falhas.

Deus quer contar conosco, apesar de nossas limitações e falhas. Jesus escolheu os doze e, em particular, a Pedro, como pedra para edificar sua Igreja, e todos os doze e Pedro também tiveram muitas falhas, decepcionaram muitas vezes a Jesus.

A diferença fundamental é como nós reagimos diante de nossas falhas. Como nós respondemos? 

Quais eram os erros de Pedro?

Pedro superestimou suas forças

O primeiro erro de Pedro foi que ele tinha uma excessiva confiança nas suas próprias forças.

No capítulo 26 do Evangelho de Mateus, vemos como Pedro era demasiadamente confiante em suas forças. Jesus anuncia a seus discípulos que, diante de sua prisão, eles fugiriam e o abandonariam.

Pedro, por sua vez, afirma que até morreria por Jesus, ao que Jesus responde para ele que, naquela mesma noite, antes que o galo cantasse, Pedro o negaria três vezes, fato que realmente aconteceu.

Precisamos reconhecer nossas fraquezas. Muitas vezes fracassamos porque não conhecemos bem nossas fraquezas e pontos fracos.

“Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia.”

(1 Coríntios 10, 12)

Pedro teve medo da reprovação dos outros

O segundo motivo pelo qual Pedro traiu Jesus foi que ele tinha medo do que os outros pensavam. Você pode até não perceber, mas esse temor causa mais problemas em nossa vida do que qualquer outra coisa.

Toda vez que tomamos uma decisão com base no que as outras pessoas vão pensar de nós, estamos plantando a semente de um fracasso na vida. 

Quantas vezes você teve a oportunidade de confessar que é cristão frente a seus amigos, conhecidos ou colegas e não disse nada porque está preocupado pelo que podem pensar as outras pessoas? Isso acontece com frequência.

“O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro.”

(Provérbios 29, 25)

Pedro falou sem pensar

Esta pode ser a causa mais comum de todos os fracassos na vida: Falar sem pensar. Nossa boca se coloca em movimento mais rapidamente que nossa mente. Falamos precipitadamente, irreflexivamente, impulsivamente. 

O motivo disto é que pensamos emocionalmente, não racionalmente. 

O que Pedro fez certo?

Pedro lutou

Pedro não tentou negar seu fracasso, não tentou fingir que nada tinha acontecido, não tentou justificar-se, nem buscou desculpas ou queixas. Não ficou lamentando nem minimizando o seu erro.

Se você quer superar o fracasso, o erro ou o pecado, você precisa não diminuí-lo ou ignorá-lo. Você precisa sentir a dor, abraçar a responsabilidade, mesmo dolorosa.

O Pedro antes da paixão é um Pedro impulsivo, seguro de si mesmo, excessivamente confiante nas suas forças, inteligência e decisões. O Pedro depois da paixão é um Pedro humilde, manso, que aprendeu a escutar e valorizar os outros. Um Pedro que sabe que é frágil e confia mais em Jesus que em suas próprias forças.

Pedro buscou ajuda

Pedro, após ter negado Jesus 3 vezes, se arrependeu e buscou ajuda na comunidade dos apóstolos. Ele permaneceu com os apóstolos, como nos narra o Evangelho.

Quando sofremos e partilhamos o sofrimento com os outros, o dividimos pela metade. Deus nos deu os irmãos, os amigos, os companheiros para servir de apoio. A família tem que ser um apoio. Evite o isolamento, busque ajuda.

Pedro se abandona na misericórdia de Deus

Depois da ressurreição, Jesus apareceu mais uma vez aos doze e foi na Galileia. Jesus apareceu um dia pela manhã e tomou o café da manhã com seus discípulos. Quando terminou, pegou Pedro e o levou para um lugar à parte, e perguntou três vezes: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” (João 21, 15) Pedro respondeu que sim, que o amava.

Jesus perguntou uma segunda e uma terceira vez a mesma coisa. Pedro respondeu depois da terceira vez: “Senhor, Tu conheces todas as coisas e sabes que eu Te amo!” (João 21, 17)

Então Pedro compreendeu que a tríplice pergunta de Jesus era para curar e apagar por completo sua tripla negação. E depois de cada confissão de amor, Jesus respondia: “Apascenta os meus cordeiros” (João 21, 17)

Pedro compreendeu algo muito importante frente a nossos fracassos e pecados. Nós somos pecadores, mas o amor de Deus é incondicional e o que temos que fazer é confiar na misericórdia dele e nos abandonar no seu amor.

Nossos pecados não decepcionam a Jesus, Ele já sabia que nós éramos fracos e que iríamos cair muitas vezes. Mas, mesmo assim, Jesus confia em nós e conta conosco.

Em conclusão, quando pecamos, Deus não fica em choque, não se decepciona. Quando pecamos, Deus nos dá força e ora por nós. Quando pecamos, Jesus ainda confia em nós.

Assista na íntegra a homilia do Pe. Rodrigo através do link abaixo ou ouça no app de meditação católica Seedtime. Ou, se preferir, tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico dos domingos do ano todo através do link: https://loja.iclbrasil.org/produtos/conhecer-e-viver-a-biblia/