Muito estimado em Cristo, 

Depois de ter falado tanto de pandemia e que todos queremos, com toda razão, deixar definitivamente para trás, gostaria de falar um pouco de uma outra “pandemia”, a espiritual, que é muito mais perigosa que a primeira.

É bom cuidar da saúde pessoal, é legítimo restringir as liberdades de sair ou de se aglomerar, quando o que está em jogo é a saúde pública. É bom ter recuperado o valor de nossa mútua interdependência, especialmente quando se trata da saúde de nossos irmãos mais frágeis.

Mas é bom pensar que também nossas almas sofrem parecidas ou mais graves doenças. Existem vírus espirituais que produzem em nossas almas um tipo de confusão, tristeza e asfixia muito mais perigosas que a asfixia e a febre do COVID-19. A alma também precisa manter a temperatura de seu fervor em níveis aceitáveis e um pulmão forte e saudável.

Penso nas almas que já não percebem a beleza dos bens espirituais e em seu coração há um grande vazio que nunca se sacia. Penso nas pessoas que buscam preencher a falta de sentido e realização com prazeres, bens materiais, dinheiro, fama, poder, ou inclusive coisas muito mais autodestrutivas. 

São Paulo chama, a essa situação da alma, de “viver nas trevas”. Por exemplo na carta aos Efésios Paulo diz: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.” (Efésios 5, 8) Viver na luz significa para Paulo viver segundo a vontade de Deus, tanto na vida pública como na privada, porque como diz o apóstolo João:  “Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.” (1 João 1, 5)

Neste início de ano, quero fazer um convite pra você: voltar nosso olhar para a luz de Deus. Esta é uma escolha consciente e pessoal. Esse é o melhor jeito de viver: na luz, não nas trevas. 

Jesus dizia aos judeus: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (João 12, 46) Voltar nosso olhar à luz de Jesus significa escutar sua palavra, acreditar Nele, seguir seu caminho e isso tem um monte de consequências em nossa vida. 

Do mesmo modo que acontece com a luz natural, voltar nosso olhar à luz de Jesus produz pelo menos três efeitos principais: 

1. Voltar nosso olhar a Jesus ilumina nossa vida

Pode parecer óbvio demais, mas quando você está dando um passeio pela floresta e começa a escurecer, você quer uma lanterna o mais potente possível, que ilumine bem o caminho que tem que seguir, não uma dessas lanternas que vem com o chaveiro e que apenas ilumina a fechadura da porta. 

“Eu sou a luz do mundo” diz Jesus, “aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8, 12) Quando voltamos nosso olhar a Jesus, ou seja, quando lemos a Sagrada Escritura, por exemplo, ela ilumina as escolhas difíceis da vida e nos ajuda a colocar cada circunstância no seu verdadeiro contexto. Nesse sentido podemos ver e seguir mais facilmente o caminho certo.

Mas a luz, não apenas nos ajuda a enxergar o caminho, também nos ajuda a ver as imperfeições, as pedras e os obstáculos. Nunca ouvi falar de algum cirurgião que quando vai fazer uma cirurgia, pede uma luz fraca: “Pessoal, vamos deixar um ambiente legal… como um bar”. De jeito nenhum! Ele pede a luz mais clara e focada possível. Ele quer ver perfeitamente para fazer seu trabalho com a maior precisão. 

Quando voltamos os olhos para Jesus, toda nossa vida é iluminada por Deus e vemos não só as coisas boas, mas também nossas imperfeições e nossos pontos cegos. Jesus dizia: “Se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão.” (Mateus 6, 22)

Volte seus olhos para Jesus e preencha sua vida da luz de Deus. Faça o propósito este ano de ser luz para você mesma(o) e para as pessoas que estejam perto de você.

2. Quando voltamos nosso olhar a Jesus a luz nos purifica e cura

A luz tem muitos usos, mas um dos mais importantes é usar a luz para purificar e para curar. Quando temos uma roupa velha que esteve guardada muito tempo em algum lugar úmido, tiramos essa roupa e a colocamos ao sol. A luz do sol purifica-a de germes e bactérias. 

Quando temos uma ferida, muitas vezes precisamos de ar fresco e luz para ela terminar de cicatrizar. A luz de Deus tem o mesmo efeito em nossa alma. O apóstolo João explica isto na sua primeira carta: 

“Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1, 6) 

Gostaria de destacar a frase final. Se andamos na luz, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Esse é o segundo efeito que produz a luz de Deus em nossa vida e isto é uma ótima notícia para nós. Com Deus sempre podemos  recomeçar. Não importa que nossa vida tenha estado cheia de decisões erradas e grandes fracassos. A luz de Deus nos renova e nos permite reiniciar o caminho como no primeiro dia. 

O rei Davi dizia: “Oh Senhor, sois minha luz; é o Senhor quem dissipa as minhas trevas.” (2 Samuel 22, 29) e São Paulo agrega: “o fruto da luz é bondade, justiça e verdade.” (Efésios 5, 8) Quem não gostaria de produzir esses frutos na sua vida? 

3. Voltar nosso olhar a Jesus nos faz crescer. 

A luz é vida! A luz de Deus nos permite crescer em nossa vida espiritual. Do mesmo jeito que as plantas crescem quando as colocamos ao sol, nossa alma cresce quando está em contato com a luz de Deus, nos ajuda a amadurecer interiormente. Sem luz não há crescimento!

Jesus dizia: “O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e para que a tenham em abundância.” (João 10, 10)

Os efeitos da luz de Jesus na alma são incríveis! Durante esse 2020 que terminou, através do Instituto Católico de Liderança, temos tentado ser uma luz para muitas pessoas que passaram por dias difíceis durante esta pandemia e temos recolhido alguns testemunhos muito belos.

Os padres e os próprios seminaristas têm ajudado muita gente presencialmente, mas sobretudo virtualmente. Ao longo do ano passado, os seminaristas em parceria com o Instituto Católico de Liderança, levaram a palavra de Deus às pessoas através de cursos, lives e eventos presenciais,  que vem dando muitos frutos e contribuiu no crescimento espiritual de muitas pessoas. 

Isto é também fruto de sua ajuda e de sua colaboração. Graças a sua generosidade a mensagem de Cristo está chegando cada vez a mais e mais pessoas e a luz de Cristo está mudando muitas vidas. 
Obrigado por estar conosco nesta jornada de evangelização. Posso assegurar, que muitas pessoas agradecem sua contribuição, não apenas eu. Com sua ajuda, formamos sacerdotes para o futuro e evangelizamos já agora no presente.