Em sua homilia do Segundo Domingo da Páscoa, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ajuda a compreender o que Jesus fez após sua ressurreição e o que Ele ainda continua fazendo em meio a nós.

“Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”

(João 20, 30)

Sabemos que Jesus, depois de sua ressurreição, dedicou 40 dias para aparecer aos discípulos e confirmar sua fé, prepará-los para a missão e terminar de dar os últimos conselhos.

E agora, o que Jesus está fazendo? Depois que Jesus subiu aos céus, Ele abandonou seus discípulos, sua Igreja? Desde logo digo que não, mas o que Ele está fazendo desde então?

Jesus não está fazendo algo diferente do que fez nesses 40 dias depois da sua ressurreição.

Jesus ressuscitou e está vivo. Por isso, Ele segue atuando e o mesmo que fez com Tomé, dois mil anos atrás e com os outros discípulos, Ele está fazendo ainda com todos seus seguidores e aqueles que decidimos apostar nossa vida Nele.

Jesus está confirmando na fé os que duvidam

Jesus volta da morte, não para se vingar de seus carrascos, mas para reagrupar sua incipiente igreja. Jesus vem buscar as ovelhas que se extraviaram depois do escândalo da cruz.

Depois da ressurreição, a maior preocupação de Jesus é reunir de novo sua Igreja, confirmá-la e consolidá-la.

Para o Pe. Rodrigo, é comovente a cena que nos narra o evangelho deste domingo. Com quanto amor e com quanta paciência Jesus atrai Tomé de volta à fé! Jesus só quer consolidar sua Igreja e atrair a todos pelo amor.

Lembre-se: chegar a formar parte da família de Deus é uma opção, uma escolha livre que temos que fazer, uma decisão de fé que temos que assumir, um risco que temos que correr. “Bem-aventurados os que creram sem terem visto”

Em Jesus temos perdão para o passado, propósito para o presente e esperança para o futuro. Acreditar Nele é o passo fundamental para passar da antiga forma de viver para a liberdade dos filhos de Deus. (Cfr. Romanos 8, 21) A entrega e adesão de nossa fé, é a porta de entrada para a família de Deus.

Jesus está perdoando os pecadores

Esta é a segunda coisa que Jesus está fazendo agora, neste momento e durante toda a história. Ele está fazendo “render” ao máximo seu sacrifício para salvar a humanidade e nos perdoar pelos nossos pecados.

“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

(João 20, 22)

Jesus quer que o seu perdão chegue a todos os cantos da terra, a todas as pessoas, em todos os tempos. Jesus dizia antes de morrer que Ele não queria perder nenhum dos que o Pai lhe tinha dado.

Podemos perder a saúde, podemos perder algum ente querido, podemos perder o trabalho, a reputação, algum braço ou perna, a vista ou até a mente… mas nunca podemos perder a vida eterna, ou seja, a presença de Deus em nossa alma até o último dia de nossa vida terrena.

“Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”

(João 20, 30)

Jesus está levando paz aos atribulados

A terceira coisa que Jesus faz continuamente por nós é procurar nossa paz. Ele se apresenta entre os discípulos, apesar das portas fechadas, e começa dizendo para eles: “A paz esteja convosco.” (João 20, 19)

Jesus não se contenta em ficar no céu em paz e tranquilo. Ele vem porque intercede e procura também nossa paz e nossa tranquilidade. Jesus está continuamente intercedendo por nós, porque quer que vivamos uma vida feliz.

Este é o momento de nos converter, deixar nossa vida de pecado, aceitar e seguir Jesus com todas as consequências em nossa vida… sabe por quê? Porque Jesus vem orando por você há muito muito tempo. Ele tem esperado este momento com grande anseio. Você vai dar a Ele essa alegria?

Jesus está preparando para nós uma morada no céu

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.”

(João 14, 1)

Pois bem, é isso que Jesus está fazendo. Ele foi preparar um lugar para nós e se nós somos fiéis e servimos o Senhor, Ele mesmo nos servirá um banquete no céu. Enquanto você serve Jesus, Ele está servindo você.

“Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam”.

(Cfr. 1 Coríntios 2, 9)

Jesus está nos esperando no céu

Jesus não está apenas construindo a Igreja, perdoando os pecados, intercedendo por nós ou preparando um lugar no céu. Ele está sobretudo nos esperando.

Imagina a cena: uma grande festa, milhões de pessoas de todas as raças e culturas. Todos lá num grande banquete, já livres de todo sofrimento ou limitação. Todos juntos cantando e louvando a Deus a milhões de vozes. E todos dizendo: “Nenhum de nós está aqui por mérito próprio. Ninguém comprou o bilhete, ninguém fez méritos, ninguém tinha um contato para entrar no céu. Tudo é pelo cordeiro de Deus, Jesus, que morreu por nós.”

Eu te digo, não importa o que aconteça na sua vida, mas você não pode faltar a esse grande evento do céu. Deus preparou tudo para você e agora só depende de você, aceitar e viver segundo a vontade de Jesus para chegar um dia lá.

  • Assista, na íntegra, essa homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC em seu canal do YouTube através do link abaixo, ou ouça-a através do aplicativo de meditações Seedtime: https://iclbrasil.org/meditacao/