Desde tempos imemoriais, os santuários marianos têm sido locais de devoção, onde os fiéis buscam consolo espiritual, cura e conversão. Mas além de serem lugares de veneração, esses santuários também são palcos de um fenômeno fascinante e misterioso: os milagres atribuídos à intercessão da Virgem Maria.*

Os Milagres

Os santuários marianos, espalhados por todo o mundo, têm sido associados a uma variedade de milagres ao longo da história. Esses eventos extraordinários desafiam a compreensão humana e nos colocam diante de uma realidade que, por vezes, é invisível aos nossos olhos no dia a dia: a presença de Deus.

De curas miraculosas a intervenções em desastres naturais, os relatos de milagres associados aos santuários marianos são vastos e diversificados.

Um Olhar Científico

Embora os milagres sejam, por natureza, inexplicáveis ​​à luz da ciência convencional, alguns estudiosos têm procurado investigar esses fenômenos sob uma perspectiva científica. E não são poucas as comissões de cientistas que trabalham junto aos santuários que a Igreja tem espalhados pelo mundo. Em Lourdes, na França, por exemplo, há uma comissão de médicos e cientistas que examinam cautelosamente todos os relatos de curas milagrosas acontecidas naquele santuário.

O Santuário é um local escolhido por Deus

Os santuários, sejam eles dedicados à memória de Nossa Senhora, sob diversos títulos ou dedicados a Nosso Senhor ou, até mesmo, a algum santo, não recebem o título de santuário por acaso.

Esses locais são assim denominados porque, por força da misteriosa vontade de Deus, ali milagres acontecem. Da mesma forma que, no Antigo Testamento, Deus escolheu o Monte Sinai como um local santo, onde Ele poderia ser encontrado, hoje Deus se manifesta nos santuários.

A presença amorosa de Deus pode ser sentida através dos milagres e das graças que milhares de pessoas recebem diariamente nos diversos santuários espalhados pelo mundo. Quase todos possuem uma “sala dos milagres” que guardam objetos comprovando essas bênçãos de Deus na vida do povo fiel.

É importante visitar um santuário

Ainda que Deus possa ser encontrado em todo lugar, especialmente em cada Sacrário, na mais humilde igreja, sem dúvida alguma Ele escolhe locais especiais para realizar de maneira mais contundente sua vontade em nossa vida.

Locais que podemos praticamente tocar sua misericórdia e que, portanto, devem ser visitados pelos católicos. Não é raro, por exemplo, nas aparições de Maria, Ela mesma pedir que em determinado local seja construída uma Igreja, prometendo ainda graças especiais para quem visitar aquele local.

Por isso, se nós temos condições de peregrinar a um desses lugares maravilhosos em que Deus escolheu habitar, não podemos nos furtar a esse convite. E é também, por esse motivo, que nós, do Instituto Católico de Liderança, queremos chamá-lo a peregrinar conosco aos Santuários Marianos da Europa, junto ao Pe. Rodrigo Hurtado, LC.

Para mais informações, acesse: https://per.iclbrasil.org/PeregrinacaoMariana2024