Fazer uma peregrinação à Terra Santa pode parecer algo recente, mas a verdade é que a inspiração para as peregrinações entre os católicos é bíblica. Ou seja, é uma prática que já acontecia antes mesmo de Jesus chegar a este mundo.

No Antigo Testamento, encontramos a história de Abraão e as andanças do povo israelita. Já o Novo Testamento relata que o próprio Jesus peregrinava por diversos lugares, hoje conhecidos como Terra Santa, curando as doenças da alma e do corpo e pregando o Reino de Deus. Foi durante uma peregrinação de Nazaré até Jerusalém, que Maria e José se perderam do menino Jesus, encontrando-o depois pregando no Templo (Lc 2, 41-52).

Contudo, essa prática devocional não acabou no passado. Com o início do Cristianismo foi se fortalecendo, pois muitos católicos queriam pisar o mesmo solo que Jesus pisou. São Jerônimo, sacerdote e Doutor da Igreja, colaborou muito para que a peregrinação à Terra Santa se tornasse o sonho de um cristão. Em agosto do ano de 385 o sacerdote mudou-se para a Terra Santa e começou a peregrinar por Jerusalém, como um conselheiro espiritual, conduzindo os amigos que o visitavam.

O sentido de uma peregrinação

Dois mil anos depois da passagem de Jesus por este mundo, a prática da peregrinação é mais do que atual. Atualmente, fieis do mundo inteiro viajam em peregrinação à Terra Santa e a outros lugares sagrados – como o Santuário de Fátima, em Portugal, e o Santuário de Aparecida, no Brasil – para renovar sua experiência de fé.

Quando o salmista anotou: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Sl 122), ele queria demonstrar que uma peregrinação à Terra Santa não consiste simplesmente numa viagem e que é muito mais do que percorrer os caminhos de Jesus.

Para fazer uma verdadeira peregrinação à Terra Santa, com o coração contrito, o fiel precisa busca por uma experiência de fé, movido por uma força interior que o impulsiona a algo a mais: renovação espiritual, gratidão a Deus ou, até mesmo, pedir por uma graça. Isso caracteriza e diferencia uma peregrinação de uma viagem à lazer.

Peregrinando com o Padre Rodrigo Hurtado

À exemplo de São Jerônimo, o Padre Rodrigo Hurtado será o conselheiro espiritual numa peregrinação à Terra Santa que promete uma experiência de fé que você jamais viveu.  

Padre Rodrigo conduzirá os peregrinos por Galileia e Jerusalém, visitando os diversos locais que marcam a vida de Jesus e da Virgem Maria, como a Basílica da Anunciação, a Basílica do Nascimento, o Altar do Calvário, a Basílica de Santo Sepulcro, o Rio Jordão, o Monte das Bem-Aventuranças e muito outros lugares sagrados. Serão 14 dias que transformarão a sua fé!

Uma peregrinação à Terra Santa é uma experiência ímpar. É ter a oportunidade de viver o evangelho!