No evangelho deste 26° Domingo do Tempo Comum, somos confrontados com as palavras ousadas de Jesus: “Os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.” (Mateus 21, 31). Isso nos faz refletir sobre o verdadeiro significado da conversão. Enquanto pecadores se arrependem sinceramente, os fariseus, que se consideravam justos, não o fazem.

Esta é uma lição que Jesus repetirá ao longo de sua pregação: a importância das ações sobre as palavras, das promessas. Muitas vezes, nos iludimos com boas intenções, mas logo desistimos de nossos propósitos. Em vez de transformar nossas vidas, nossos planos de mudança muitas vezes ficam apenas no papel ou não avançam o suficiente.

Explicando esse trecho do Evangelho em sua homilia deste domingo, o Pe. Rodrigo Hurtado, LC, nos dá seis conselhos inspirados nas palavras de São Paulo em sua carta aos Romanos, que nos ajudarão a alcançar uma conversão duradoura e efetiva em nossas vidas.

1. Tome a Decisão de Mudar e Aceite o Sacrifício

“Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.”

(Romanos 12, 1)

Mudanças reais exigem decisões firmes e comprometidas. Muitas vezes, começamos com entusiasmo, mas sem a determinação necessária para superar os desafios que surgirão. O sacrifício é uma parte intrínseca do processo de mudança. Assim como um foguete gasta a maior parte de seu combustível ao decolar para superar a gravidade da Terra, as mudanças exigem um esforço inicial significativo.

Aceitar o sacrifício é reconhecer que a mudança pode ser difícil e que precisamos de força, muitas vezes divina, para perseverar. É como oferecer nosso corpo como um “sacrifício vivo” a Deus. A resistência à mudança geralmente reside em nosso corpo, que se apegou aos velhos hábitos. Precisamos contar com a força de Deus para superar essa resistência.

Portanto, ao buscar uma conversão duradoura, lembre-se de que cada mudança exige um sacrifício, mas também pode ser uma oferta agradável a Deus.

2. Renove Sua Forma de Pensar

“Não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

(Romanos 12, 2)

São Paulo nos lembra que não devemos nos conformar com os padrões deste mundo, mas renovar nossa mente. Isso significa direcionar nossa atenção e pensamentos para a vontade de Deus. A mudança começa quando reconfiguramos nossa mente, focando nos princípios divinos em vez dos valores mundanos.

Assim como um GPS nos guia para um destino, nossa mente nos direciona para nossas ações. Portanto, se queremos uma verdadeira transformação, devemos definir um novo destino: seguir os passos de Jesus. Ele nos chama a segui-Lo, e esse é o único modelo que devemos perseguir.

3. Seja humilde

“Exorto a cada um dentre vós que não considere a si mesmos além do que convém; mas, ao contrário, tenha uma auto-imagem equilibrada, de acordo com a medida da fé que Deus lhe proporcionou.”

(Romanos 12, 3)

A humildade desempenha um papel crucial na conversão duradoura. Devemos ter uma visão equilibrada de nós mesmos, reconhecendo nossas fraquezas e limitações, mas também valorizando o plano que Deus tem para nossas vidas. A humildade não significa menosprezar a si mesmo, mas sim reconhecer que Deus nos criou com um propósito.

Antes de iniciar qualquer transformação, devemos fazer uma avaliação honesta de nossos pontos fortes e fracos. O orgulho é um dos principais obstáculos à conversão, e admitir nossas imperfeições é o primeiro passo para superá-lo.

4. Busque Apoio na Igreja

“Assim como em um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

(Romanos 12, 4)

Paulo nos lembra que somos todos membros de um só corpo em Cristo. Ninguém pode fazer todas as mudanças sozinho. Deus nos deu a comunidade da Igreja para nos apoiarmos mutuamente. Busque ajuda em sua equipe, grupo de oração, paróquia ou diretor espiritual. Juntos, vocês podem avançar mais rapidamente, encontrando orientação, força e conforto uns nos outros.

5. Exercite Sua Capacidade de Amar

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;”

(Romanos 12, 9)

O amor é a força que impulsiona a transformação e a conversão. Paulo nos lembra que o amor deve ser genuíno, nos incentivando a odiar o mal e abraçar o bem. Devemos amar uns aos outros de todo o coração, pois o amor é a força mais poderosa do universo, vindo diretamente de Deus.

Amar cordialmente uns aos outros significa amar com intensidade e comprometimento total. É esse tipo de amor que pode nos capacitar a realizar mudanças significativas em nossas vidas.

6. Persevere com Zelo e Paixão

“Sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.”

(Romanos 12, 11)

Finalmente, São Paulo nos encoraja a manter o entusiasmo a longo prazo. Mudanças verdadeiras exigem perseverança e paixão. O entusiasmo inicial pode desaparecer, mas a esperança, a paciência e a oração nos ajudarão a continuar.

Alegre-se na esperança, seja paciente nas tribulações e mantenha a chama da oração acesa. Lembre-se de que somente Deus pode preservar seu entusiasmo quando a jornada se torna desafiadora.

Conclusão

Ao buscar uma conversão duradoura, não caia na armadilha das boas intenções não realizadas. Em vez disso, siga os conselhos de São Paulo e transforme suas intenções em ações concretas. Lembre-se de que a verdadeira conversão é total e efetiva, e é alcançada através de decisões firmes, renovação da mente, humildade, apoio da comunidade, amor genuíno e perseverança apaixonada. Que esses conselhos o inspirem a buscar uma transformação duradoura em sua vida espiritual e pessoal.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.