Em sua homilia deste Segundo Domingo do Tempo Comum, Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos traz o convite que Deus nos faz para nos prepararmos para sua vinda: convertei-vos.

A figura central que a liturgia nos apresenta neste Domingo é João Batista, que foi enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor, trazendo para nós uma palavra de ordem que é justamente a conversão.

Contudo, o Pe. Rodrigo nos lembra que muitas vezes tentamos mudar a nossa vida, deixar os maus hábitos, mas nós fracassamos, porque, na verdade, temos que mudar nossa mente, para mudar nossa vida.

São Paulo refere-se exatamente a isto em sua Carta aos Romanos:

“Não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

(Romanos 12, 2)

A palavra conversão é traduzida do grego «metanoia», que quer dizer «ir além de nossa mente», converter-nos, portanto, significa, antes que tudo, mudar nossa forma de pensar. Ir além de nossa forma de pensar. «Você não pode mudar a sua vida, se você não muda a sua mente», reforça o padre.

«Mudar a nossa forma de pensar é colocar no lugar dos nossos pensamentos os pensamentos de Deus», ensina o Pe. Rodrigo. E, nós precisamos fazer isso por 3 motivos:

Nossos pensamentos controlam nossa vida.

Toda ação, até a mais pequena e simples, começa sempre com um pensamento. Se não pensamos, certamente, não iremos fazer, e isto vale para o bem e para o mal. Se nós temos bons pensamentos, fazemos boas ações. Se temos maus pensamentos, fazemos más ações.

Os pensamentos que aceitamos em nossa mente configuram nossa vida. Se nós aceitamos, quando criança, que não prestamos, que não somos capazes ou inteligentes. Se aceitamos que somos indignos, maus ou inúteis… nossa vida se pautará por esses pensamentos.

A mente é o campo de batalha da tentação

«A mente é o lugar da batalha contra a tentação», ilustra Pe. Rodrigo. Todos os sentimentos estão em nossa mente. É verdade que o mundo, o demônio e muitas coisas nos sugerem as tentações, mas é em nossa mente que nós vencemos ou perdemos a batalha contra ela.

Essa experiência todos nós conhecemos. O demônio tenta às vezes muito fortemente. E nós sentimos até fadiga por causa dessa luta interior. E o demônio nos tenta tão fortemente aí, porque nossa mente é o nosso maior ativo, o bem mais valioso que temos.

«Se você consegue triunfar na sua mente, você consegue triunfar na sua vida», diz o Pe. Rodrigo.

A mente é a chave de nossa paz e felicidade

Veja o que diz Paulo aos Romanos:

“A inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”

(Romanos 8, 6)

Ou seja, eu me deixo levar pela inclinação da carne e isso gera morte, mas se me deixo levar pela inclinação do Espírito, tenho paz e vida. Falando de outro jeito, quando nós controlamos nossa mente, temos paz e tranquilidade, mas quando não controlamos nossa mente, encontramos depressão, negatividade e vitimismo.

Quando controlamos nossa mente, isso leva à confiança, à harmonia, ao sucesso, mas quando não controlamos nossa mente, o resultado são os medos e os conflitos e, também, o fracasso e o estresse.

Portanto, a resposta ao chamado do Senhor à conversão é justamente a mudança em nossa forma de pensar. E, para cultivar uma mente com os pensamentos de Deus, precisamos fazer três coisas também:

Libertar minha mente dos pensamentos destrutivos

A pior prisão é a que cria nossa própria mente. Muitas vezes somos prisioneiros de nossos próprios pensamentos destrutivos e negativos. Essa é a pior prisão em que podemos estar.

Esses pensamentos destrutivos são semeados em nossa vida por nossa natureza pecaminosa, que nos faz sempre estarmos inclinados ao pecado. Também são semeados pelo próprio demônio, que está sempre atento para nos fazer cair. Ele nos conhece e nos estuda a todo momento, sem descanso. E, por fim, o sistema de valores do mundo, que a todo momento nos convida a não pensar no amanhã e viver somente o momento presente. O mundo nos oferece paixão, posse e posição, isto é, sexo, salário e sucesso.

Semear a mente com bons pensamentos

Uma boa nutrição produz um corpo forte e saudável. Com a mente não é diferente. Com a melhor informação posso tomar as melhores decisões. Com informação ruim, tomo decisões ruins.

São Paulo dizia:

“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria”

(Colossenses 3, 16)

O melhor jeito de “alimentar” nossa alma não é de uma só vez, mas pouco a pouco, todos os dias. Assim também com a nutrição. Por isso, a oração deve ser constante, a verdade deve ser aprofundada todo dia um pouco.

Focar a mente nas coisas certas

Portanto, a tentação e a inspiração estão em luta em nossa mente. Em que nós queremos focar atenção? Para vencer a tentação e todos os inimigos, temos que focar nas coisas certas.

Temos que focar em Jesus, em primeiro lugar. Jesus é o nosso modelo de vida. Se nós estudamos e contemplamos o seu exemplo, ele nos inspirará a tomar sempre as decisões certas.

“Deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.”

(Hebreus 12, 2)

Também precisamos focar nas outras pessoas, focar em servir às outras pessoas. Que é exatamente o contrário do que o mundo nos sugere.

Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros.”

(Filipenses 2, 4)

Por fim, em terceiro lugar, precisamos na eternidade.

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.”

(Colossences 3, 2)

Quando pensamos no céu, isso nos ajuda a deixar de focar nas coisas do mundo.

Por fim, o Pe. Rodrigo reforça que a conversão consiste exatamente nisso, em trocar os nossos pensamentos pelos pensamentos do mundo.

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa através de seu Canal do YouTube aos domingos, às 18h. Acesse, inscreva-se no canal, deixe seu like e compartilhe.