No dia 22 de fevereiro comemoramos a festa da cátedra de São Pedro, ou, a missão dada por Jesus a Pedro. São Cipriano, no século III, dizia “Confere-se o primado a Pedro para mostrar que a Igreja de Cristo é una e una a Cátedra”. 

O que é uma Cátedra?

Mas, primeiramente, o que é uma Cátedra? A Cátedra é a sede fixa do bispo, na Igreja mãe de uma diocese, é justamente dessa palavra que surgiu o nome “Catedral”. 

A Cátedra de São Pedro é onde o bispo de Roma reside e governa! Mas, por quê? Bom, a primeira sede da Igreja foi o cenáculo em Jerusalém, onde Simão Pedro provavelmente possuía um posto especial. Porém, com o passar do tempo, Pedro se transferiu para  Antioquia. 

Entre Antioquia e Roma

Naquela cidade, onde os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez (Atos 11, 26), Pedro se torna o primeiro bispo da Igreja. Pouco tempo depois, entretanto, Pedro se mudou para Roma onde fundou a primeira Igreja de Roma, se tornou o primeiro Papa da Igreja Católica e morreu crucificado de cabeça para baixo. 

No local onde acredita-se que o corpo de São Pedro foi sepultado, Constantino já havia construído uma Basílica e, na Idade Média, foi construída sobre ela, a Basílica de S. Pedro que hoje conhecemos.

Data da festa

Pelo seu fim trágico, mas ao mesmo tempo muito honrado, Roma é considerada a sede da Cátedra de São Pedro e de lá é que se deve governar a igreja. Por causa disso surgiu um conflito de datas, enquanto Antioquia comemorava no dia 22 de fevereiro a Cátedra de São Pedro, Roma escolheu o dia 18 de janeiro. 

Esse problema, após muitos anos, foi resolvido pelo Papa João XXIII que uniu as duas festas, abolindo a do dia 18 de janeiro. Sobre essa festa, Santo Agostinho afirmou: “Confere-se o primado a Pedro para mostrar que a Igreja de Cristo é una e una a Cátedra”

Oração à Cátedra de São Pedro

“Senhor Jesus, mais uma vez na história, existem levantes, fora e até dentro da Igreja, que ousam desrespeitar e não reconhecer o Sumo Pontífice, que se assenta na Cátedra Papal, como quem tem a autoridade sobre o povo de Deus. Senhor, tende misericórdia da humanidade e devolve a paz na Igreja de Cristo. Amém.”