São Policarpo, nascido no ano 70, foi um dos poucos homens sortudos neste mundo que teve a oportunidade de aprender os ensinamentos de Cristo direto de seus apóstolos mais próximos. Foi um dos grandes discípulos de João, que o ordenou como bispo de Esmirna. Sua festa é comemorada no dia 23 de fevereiro!

Policarpo era um pregador amável e paciente, mas muito firme em todas as suas doutrinas. Ele tinha uma atenção especial a viúvas, escravos e necessitados.

Epístola aos Filipenses

“Fique firme, e na sua conduta siga o exemplo do Senhor, firme e imutável em sua fé, ame seu irmão, amando a cada um e a todos, unidos na verdade e ajudando a cada um com a bondade do Senhor Jesus, não desprezando a nenhum homem”. 

Essa talvez seja uma das mais frases mais famosas desta carta que é particularmente importante pelas notícias históricas que chegaram até nós e também dogmas sobre o Credo.

Martírio aos 86 anos 

As perseguições aos cristãos um dia chegaram a Esmirna e lá estava Policarpo, já aos 86 anos. Ele foi capturado e torturado pelo imperador Antonino Pio, que tentou por diversas vezes persuadi-lo a negar Cristo, ao que ele responde: “Por 86 anos eu O servi, e não me fez mal algum. Como então poderia blasfemar contra meu Rei e meu Salvador?…ouçam claramente. Eu sou cristão”.

Ele foi condenado a ser queimado, mas sem nenhum machucado aparente, ordenaram aos arqueiros que atirassem flechas nele, seu sangue apagou a fogueira. Furioso, o imperador mandou decapitá-lo. 

Oração a São Policarpo

“Ó amor e zelo por Cristo e pela Igreja, como sóis lindo! Senhor, nosso Cristo, lhe pedimos, por intercessão de São Policarpo, amor e zelo pela nossa Igreja, a ponto de abrimos mão de nossa vida pela causa do Evangelho. Dai-nos essa graça, Senhor. Amém.”