O Evangelho de hoje nos apresenta uma cena interessante que aconteceu com Jesus na casa de seus amigos Maria, Marta e Lázaro. Nesta breve descrição do Evangelho encontramos as mais comuns causas do estresse, não apenas em Marta, mas no mundo todo, que são:

  • o perfeccionismo
  • a preocupação
  • a divisão 
  • a comparação

Jesus tem a solução para o mundo de estresse e ansiedade que vivemos hoje. No mundo de hoje, o estresse e a ansiedade chegaram a limites extremos.

Esta pode ser a homilia mais importante do ano. Se você está passando por problemas de estresse, se se sente sobrecarregado, ansioso e desgastado, esta homilia é para você.

Afortunadamente para nós, Jesus reduz todo o problema a seu elemento fundamental: a falta de confiança em Deus. Jesus diz: “Só uma coisa é necessária”. Essa única coisa é Deus.

São Paulo, tendo experimentado o que significa viver da confiança em Deus, tenta explicar essa fórmula secreta que Jesus nos quer transmitir hoje. Escuta o que ele diz aos Filipenses: 

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

(Filipenses 4, 6)

Essa paz só Deus pode dar e Ele quer te dar essa paz, só que toda promessa de Deus tem associada uma condição, algo que nós também temos que fazer. No texto de São Paulo encontramos a fórmula em cinco passos.

5 passos para ter paz no coração

Se você fizer estas cinco coisas, você terá a paz de Deus no seu coração. Vejamos quais são essas cinco coisas que São Paulo diz: 

  1. Não se preocupe por nada
  2. Ore por tudo
  3. Dê graças por tudo
  4. Pense em coisas boas
  5. Seja feliz com tudo
  • Assista na íntegra a homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC deste último domingo em seu canal do Youtube e aprenda como dar os cinco passos para ter paz no coração.