A entronização do Sagrado Coração de Jesus em nossos lares é uma maneira de convidar Nosso Senhor para ser o centro de nossas vidas e de nossas famílias, reconhecendo Sua soberania e Seu desejo de caminhar conosco diariamente.

Convidamos você e sua família a realizar o rito de entronização do Sagrado Coração de Jesus em seu lar. Este rito não apenas fortalece a presença de Jesus em sua casa, mas também abre as portas para todas as promessas e bênçãos que Ele deseja derramar sobre vocês.

Fórmula de Entronização

Dirigente ou Sacerdote: Iniciemos este encontro familiar invocando a presença da Santíssima Trindade:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Dirigente ou Sacerdote: A graça e a paz de Deus Pai e de Nosso Senhor Jesus Cristo, estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Dirigente ou Sacerdote: Irmãos e irmãs, para todos nós é motivo de alegria abençoar e entronizar nesta casa a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Esta imagem deverá lembrar-nos que Cristo é a imagem visível do Deus invisível, o Filho eterno de Deus que veio ao seio da Virgem é sinal e sacramento de Deus Pai. Ele disse: que me vê, vê o Pai. Ao honrarmos esta imagem levantemos os nossos olhos a Cristo, que reina para sempre com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dirigente ou Sacerdote: Ó Deus, que habitais a luz inacessível e nos amastes com amor tão grande que, invisível, vos mostrastes a nós visível em Cristo e no seu Sagrado Coração, olhai com bondade estes vossos filhos que prepararam esta imagem e concedei que eles também se transformem em Cristo que vive e reina para sempre.

Todos: Amém.

(Aspergir a casa com água benta)

Família: Sê bem-vindo em nosso lar, Coração de Jesus! Que nossos corações fiquem parecidos com o teu que é manso e humilde. Fica conosco, para que possamos nos transformar no amor. Faz-nos crescer na tua graça. Dá-nos o sentido da vida, da união, do perdão, da alegria, da fé e da partilha.

Oração de Consagração (Família):

Estamos aqui reunidos para oferecer-vos nossa casa. Queremos que vivais ao nosso lado, que participeis de nossas alegrias e de nossas dores, de nossas riquezas e de nossa pobreza, de nossos triunfos e de nossos fracassos. Nós vos pedimos que nos ilumineis em nossas dúvidas, que nos advirtais em nossos perigos, que nos ajudeis em nossas tentações, que nos animeis em nossos contratempos, que nos orienteis em nossas resoluções e, sobretudo, que acendais em nós um grande amor por vós e por nossos irmãos, para vos servir sempre e fazer o bem a todos que nos rodeiam.

Dirigente ou Sacerdote: Abençoa, Senhor, esta família! Dá-lhe o aumento da fé, da esperança e do amor. Dá-lhe saúde e prosperidade! Acreditamos nas tuas palavras a Santa Margarida Maria: “Abençoarei os lares, onde for exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração.”

Família: Conduze-nos, Senhor, pelos caminhos do bem e livra-nos de todo o mal. Que o teu Coração seja nossa alegria, nosso refúgio, nossa proteção, nosso consolo. Que nossa casa se abra para acolher com fé e amor todos quantos nos procuram.

Dirigente ou Sacerdote: Coração de Jesus, teu amor habite nesta família para que, a teu exemplo e a exemplo de Nossa Senhora e de São José, possa sempre fazer a vontade de Deus e servir os irmãos.

Dirigente ou Sacerdote: Façamos a Consagração da Família ao Sagrado Coração de Jesus. Fiquemos de joelhos, como sinal de nossa fé.

Todos: Coração de Jesus, expressão do amor infinito do Pai pelos homens, conscientes de nossos compromissos de batizados, consagramos-te nossa família e imploramos tua proteção sobre ela. Que nossa casa seja a tua casa, nossa mesa seja também a tua. Não sejas hóspede, Jesus, mas um de nossa família, o amigo íntimo, o irmão e companheiro de todas as horas. Cada um de nós, tudo o que somos ou temos te pertence. Faze-nos fiéis até a morte. Que Maria, tua e nossa Mãe nos assista como filhos, abençoe nosso lar e faça-o tão feliz como ela fez feliz a Casa de Nazaré. Dá-nos, Jesus, a tua paz e tua bênção. Amém!

Dirigente ou Sacerdote: Jesus agora nos diz:

Leitor 1: Eu estou aqui. Quando você chegar em casa, estarei à sua espera. Se você chegar alegre, disposto ou mesmo chateado, triste, preocupado, eu estarei aqui para ajudá-lo. Ao sair para o trabalho irei com você. Estarei a seu lado, conte comigo. Estaremos sempre ligados pelos laços de uma profunda amizade. Jamais o abandonarei. Sou Jesus, seu amigo fiel.

Dirigente ou Sacerdote: No Coração de Jesus encontramos o verdadeiro Amor, a fonte da Vida, a união da Família. Nele encontramos a força para caminhar, para perdoar, a força para recomeçar, para amar acima de tudo.

Leitor 1: Cristo é o Amor que faz a família mais feliz. Todos os dias recomeçamos nossa vida, porque cremos no Amor.

Dirigente ou Sacerdote: Façamos agora preces espontâneas por esta família e por todos quantos necessitam do apoio de nossa oração. Após cada prece, rezemos: “Senhor, atendei a nossa prece.”

Dirigente ou Sacerdote: A paz de Deus, que excede a todos os sentidos, guarde os vossos corações e as vossas inteligências na ciência e no amor de Deus e do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Todos:  Amém.

Dirigente ou Sacerdote: Sagrado Coração de Jesus.

Todos: Em vós confio.

Dirigente ou Sacerdote: Sagrado Coração de Jesus.

Todos:  Fazei meu coração semelhante ao vosso.

Dirigente ou Sacerdote: Abençoe Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Acesse no Seedtime a série do Pe. Rodrigo Hurtado: A Devoção ao Sagrado Coração. Nesta série, o Pe. Rodrigo nos conduzirá a conhecer o tamanho do amor que Jesus tem por cada um de nós, como ser um verdadeiro devoto do Sagrado Coração e as promessas que estão ligadas a esta devoção.