Em sua homilia deste último domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ajuda perceber que Deus sempre está olhando para nós e seu olhar é capaz de transformar a nossa vida, como foi com a conversão de Zaqueu, nesse belo relato do Evangelho de Lucas.

Jesus com frequência jantava com pecadores. Ele janta com fariseus e com prostitutas. Janta com políticos corruptos e com pagãos que não adoram a Deus. E cada vez que Jesus janta com pecadores se desata uma tempestade de opiniões do que Jesus deveria ou não deveria fazer. Até na última ceia, o jantar mais importante de sua vida, Jesus sentou-se à mesa com o traidor, sabendo que era traidor.

Ele mesmo justificava essa atitude dizendo: “Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos.” (Mateus 9, 12).

Também nós sentimos, em diversa medida, algo dessa insegurança. E, com frequência, buscamos a segurança no mundo. O problema é que 100% do que o mundo valoriza está errado.

O único verdadeiro alicerce para nossa autoestima, para nossa segurança e para nossa felicidade, é a aprovação de Jesus. Entender o quanto somos importantes e amados por Deus e viver em comunhão com Ele, ou seja, em vida de graça.

Quem alcança isto se liberta de todas as outras coisas: se liberta da expectativa das outras pessoas, da armadilha do materialismo, da opinião pública, da pressão de alcançar metas, da necessidade de aprovação o tempo todo.

O Encontro

Pois bem, a vida de Zaqueu mudou 180 graus quando Jesus passou pela sua cidade. Quando Jesus viu Zaqueu em cima da árvore, compreendeu tudo o que havia no coração daquele homem e se auto convidou para ficar na sua casa.

Para mim – diz o Pe. Rodrigo –, o segredo da conversão de Zaqueu está no olhar de Jesus. A bíblia diz: “Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.” (Lucas 19, 5)

O que há nesse olhar de Jesus? Como Jesus olhou para Zaqueu que impactou tão profundamente a vida dele? Quando Jesus olha para nós descobrimos 4 verdades fundamentais para nossa vida. Descobrimos nesse olhar 4 alicerces que podem dar segurança verdadeira à nossa vida.

Não importa quanto você se sinta indigno, Jesus sempre olha para você.

Também nós, como Zaqueu, às vezes, sentimos que Deus esqueceu da gente. Sentimo-nos vazios, confundidos, nos sentimos perdidos. Mas acredite, Deus nunca se esquece de nós, nunca tira seus olhos de nós. Jesus olhou para aquela figueira porque sabia exatamente onde Zaqueu estava. Você é importante para Deus.

“O Senhor está no seu templo sagrado, o Senhor tem seu trono nos céus. Seus olhos observam tudo; vê atentamente os filhos de Adão.”

(Salmo 11, 4)

Deus nunca tira de nós seus olhos. Ele segue estando no seu trono, ou seja, Ele segue estando no controle de tudo.

Deus nos criou e Ele está sempre atento a nossa vida. Quando enfrentamos problemas e dificuldades temos que fazer como Davi, elevar nossos olhos a Deus porque Ele sempre está olhando para nós e cuidando de nós. Deus não está a 1 milhão de quilômetros. Ele está sempre perto de nós e olhando para nós. Não importa quão insignificante nos sintamos.

Não importa quanto o mundo te rejeite, Jesus escolheu você

Zaqueu era rejeitado pela sociedade de Jericó. Era considerado um pecador irrecuperável, um traidor da pátria, um inimigo do povo. Jesus porém tem outro olhar, porque Ele não olha às aparências, mas olha o coração. Jesus sabe o vazio que há no coração de Zaqueu e sabe também a busca na qual ele está.

“Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa!”

(Lucas 19, 5)

Deus não apenas sabe onde você está, Ele sabe quem você é. Deus não apenas sabe o que você faz, Ele sabe porque você o faz e como se sente a respeito disso. Ele conhece suas intenções e seus sentimentos.

Não importa o que tenha feito, Jesus ama você.

Zaqueu fez muita coisa errada: roubou, extorquiu, aproveitou das pessoas, traiu seu povo, acumulou com avareza quando tantos passavam fome na porta de sua casa, foi indiferente e grosseiro…

A lista parecia nunca terminar, mas para Jesus tudo isso não era importante, nem tinha deixado de amar Zaqueu por tudo o que tinha feito de errado.

Também nós somos indignos de Jesus, mas Jesus não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Portanto, o caminho é acolher os ensinamentos de Jesus e vivê-lo na nossa vida.

Hoje existe uma grande confusão sobre isso: vemos o mundo cheio de problemas, mas em troca de converter-nos a Jesus e mudar nossa vida para que seja mais conforme os seus ensinamentos, damos as costas para Jesus e vamos em busca de uma solução política.

O mundo não vai ser consertado por políticos. O mundo não vai ser salvo pela política, mas por Jesus. Jesus veio salvar o mundo e não mandou políticos. Para mudar o coração do homem Jesus escolheu apóstolos e discípulos com um coração verdadeiramente convertido para serem canais de sua graça.

Não importa o que outros digam de você, Jesus declara a salvação

Quando Jesus veio a casa de Zaqueu, o povo começou a criticá-lo:

“Todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”

(Lucas 19, 7)

É a reação de sempre. O mundo vive só de aparências. O mundo julga e não compreende a misericórdia de Deus. O mundo se justifica e se apresenta como puro, quando comete os mesmos pecados de quem acusa.

Mas Jesus não se importa com isso. Jesus entra na casa de Zaqueu porque sabe que uma grande conversão está acontecendo no coração dele. Mas ainda não se manifesta e por isso também, Jesus ainda não declara a salvação.

“Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

(Lucas 19, 8)

Antes de Jesus declarar sua salvação, Zaqueu precisa dar alguns passos:

  • 1. O passo do desprendimento. É o momento em que nos convertemos, rejeitamos o pecado. No caso de Zaqueu foi doar a metade de sua riqueza… o seu pecado era precisamente o apego às riquezas.
  • O passo de pedir perdão. Temos que declarar nossa culpa diante de Jesus. É o que faz Zaqueu diante de Jesus e de todos os convidados.
  • O passo da reparação. Finalmente Zaqueu oferece também uma reparação pela injustiça feita.

Nesse momento Jesus declara: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.” (Lucas 19, 9)

Depende de nós abrirmos a porta de nosso coração e receber Jesus também em nossa casa para trazer a salvação. Isto significa, começar a escutar os mandamentos e ensinamentos de Jesus, conformar minha vida com esses ensinamentos, confessar e chegar à plena comunhão com Jesus. Aí Ele entra em nossa casa.

Assista a homilia do Pe. Rodrigo no link abaixo ou ouça através do aplicativo Seedtime. Se você ainda não tem o primeiro aplicativo de meditações católicas em língua portuguesa, acesse https://seedtime.app