O evangelho de hoje nos apresenta uma cena comovente: Jesus ensinando seus discípulos a rezar. Ele está dando um guia de oração para iniciantes e nesse guia nós podemos perceber que existem 4 pilares que precisamos ter em mente.

Nós vemos que os apóstolos nunca pediram para que Jesus os ensinasse a fazer algum milagre, mas pediram que o Senhor os ensinasse a rezar. Porque eles compreenderam que o grande segredo do poder de Jesus estava na oração, na maneira como Ele se relacionava com o Pai.

Na verdade a oração é um grande tema dentro da tradição cristã, tem muitas faces diferentes. Quando o Papa João Paulo II decidiu redigir um catecismo da Igreja Católica, ou seja, o grande compêndio de todos os ensinamentos da Igreja, ele dividiu em 4 partes: o credo, os mandamentos, os sacramentos e a oração. Assim, a oração é a quarta parte de tudo o que a Igreja tem que dizer sobre a vida cristã.

A Oração é Natural

Em primeiro lugar, todos nós seres humanos estamos naturalmente desenhados para orar, estamos naturalmente conectados com Deus. Orar é como um instinto que já vem programado dentro de nós. Em certo sentido, nós nem precisamos aprender a orar, porque todas as pessoas oram. Na história da humanidade, a imensa maioria dos povos era orante.

A Oração é Difícil

Queremos orar, temos o instinto de orar, entretanto nos custa orar, não sabemos o que dizer, não sabemos como orar. Sentimo-nos inseguros e inadequados para a oração. E nos sentimos incomodados orando em público.

A frustração na oração vem de nossa falta de compreensão da oração

Existem muitos mitos, lendas, mal entendidos sobre a oração. Tem muita fake news sobre a oração. A oração é um diálogo muito simples com Deus, não um exercício mental ou um ritual oculto.

Os 4 Pilares da Oração

  1. Deus ama escutar minha oração sobre qualquer coisa
  2. Deus prefere as orações simples, humildes e sinceras
  3. Deus gosta de responder nossas orações para mostrar sua misericórdia
  4. Deus quer intensamente estar perto de nós

Por que é tão importante a oração? Porque não há nada tão importante na vida do que construir e estreitar o relacionamento com Deus, nosso Pai, nosso Amigo, nosso Criador. Tudo o que Deus quer é ter um relacionamento profundo e íntimo com você. Ele tem esperado tanto para isso.

  • O Padre Rodrigo traz todos os domingos a homilia da Santa Missa com estudo bíblico em seu canal do YouTube. Assista à homilia na íntegra no link abaixo.
  • Você também pode adquirir o hábito da oração através de nosso aplicativo de meditações Seedtime. Baixe-o através deste link e comece um caminho de amizade com Deus.