Em sua homilia do 5º Domingo da Quaresma, Pe. Rodrigo Hurtado LC reflete sobre aquilo que Jesus viu ao se deparar com aquela mulher adúltera do Evangelho. Jesus viu os ataques à família segundo o plano de Deus e vamos aprender quais são as características de uma família segundo o plano de Deus.

Pe. Rodrigo explica que, para se preparar para sua homilia, uma das coisas que faz ao ler o texto evangélico é seguir o olhar de Jesus e tenta perceber o que foi que chamou a atenção de Jesus.

Os fariseus, por exemplo, no evangelho deste Domingo, só enxergam a falta contra a lei, baseados em seu legalismo, mas Jesus estava enxergando o coração. Alguns dizem erroneamente que Jesus não via o pecado daquela mulher adúltera com tanta gravidade, mas isso não é verdade, pois Ele defendia fortemente o vínculo matrimonial.

“Não tendes lido que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher […] e por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? […] E, portanto, o que Deus uniu, não o separe o homem.”

(Mateus 19, 4)

O padre nos conta que, ao ler esse texto de Mateus em que Nosso Senhor evoca o projeto inicial de Deus, percebe que é isso que Jesus está enxergando no relato deste encontro com a mulher adúltera do evangelho de hoje. Ele está vendo os ataques contra a família, e se isso era verdade há 2 mil anos, muito mais é verdade hoje.

Hoje, se nós queremos ter uma família segundo o plano de Deus, temos que lutar contra as forças que querem destruir a família. As forças econômicas, culturais, morais, políticas, as forças espirituais… são interesses de todo o tipo que convergem em um ponto em comum, que é a destruição da família, porque o ser humano, desprotegido por uma família, fica vulnerável.

Existem muitos jeitos de se ter uma vida infeliz, mas existe um só jeito de ser feliz que é seguir o jeito de Jesus. As famílias que permanecem unidas, os matrimônios que permanecem unidos, esses, ao final, são mais felizes.

Pe. Rodrigo recorda de seu curso “Líderes Segundo o Coração de Deus” que nos traz a história de Neemias, que foi para Jerusalém reconstruir a cidade, que estava destruída. Ele teve muitos problemas e dificuldades, e também muitos inimigos, mas ele se voltou ao povo e diz:

“Não os temais; lembrai-vos do grande que é o Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.”

(Neemias 4, 14)

Isso que Neemias falava naquela época também serve para nós, temos que pelejar, lutar por nossa família. Não será fácil, há tentações por todos os lados, mas não podemos temer, porque Deus está conosco.

Características da família segundo o plano de Jesus

Pe. Rodrigo passa a descrever, portanto, algumas características que nos ajudam a compreender como deve ser uma família que se está construindo segundo o plano de Deus.

1. São famílias alegres

O ambiente das famílias segundo o plano de Deus deve ser um ambiente alegre. Algumas vezes, os pais acham que sua missão é disciplinar os filhos e a criação fica parecendo um exército… É óbvio que é preciso haver disciplina e ordem, mas o lar tem que ser um lugar onde exista a confiança, a alegria. Tem que ser um lugar onde a gente se sente à vontade de estar lá.

Deus quer uma família feliz, uma família alegre. Um ambiente assim não é saudável somente para os filhos, mas para os próprios pais. O descanso é um mandamento de Deus. Na verdade, é o terceiro mandamento da lei de Deus.

Esse descansar se refere a compartilhar o tempo com os nossos, com nossas famílias. Ter esse dia de descanso, que para nós é o Domingo, para poder compartilhar com a família faz parte do projeto de Deus. Ir à Missa dar graças a Deus, louvar a Deus e passar o dia em família.

Deus quer que nossas famílias sejam famílias alegres e acolhedoras. A alegria é parte da vida e tem pessoas que tem que deixar um pouco de lado a gravidade e a seriedade excessivas. Olha o que diz Salomão:

“Exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que alegrar-se.”

(Eclesiastes 8, 15)

2. São famílias que crescem

A família tem que ser um lugar onde todos os membros crescem permanentemente. Onde todos se ajudam e apoiam para crescer. O pai cresce, a mãe cresce, os filhos crescem, etc.

“Jesus crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”

(Lucas 2, 52)

Crescer é uma lei de vida. Quem não cresce está morto, está doente. O matrimônio tem que crescer, a empresa tem que crescer, o país tem que crescer… os filhos tem que crescer.

O texto que escutamos do evangelho nos mostra as três dimensões nas quais temos que crescer:
– Em sabedoria: Ou seja, crescimento intelectual.
– Em estatura: Ou seja, crescimento e desenvolvimento físico
– Em graça com Deus: Ou seja, crescimento espiritual.
– Em graça com os homens: Ou seja, crescimento social, relacional

A família cuida de todos esses aspectos, mas a família ajuda especialmente no crescimento de coisas que são indispensáveis para nossa vida e que só aprendemos na família. São coisas que aprendemos e nunca esquecemos.

O ambiente familiar nos ajuda a lidar com nossos sentimentos. Se não aprendemos a lidar com os sentimentos, seremos escravos dos sentimentos e cometeremos muitos erros em nossa vida. Temos que ensinar os filhos a lidar com sentimentos. Essa é uma realidade importante da nossa vida.

A família também nos ajuda a lidar com os conflitos. Aprender a dialogar, escutar, compreender, ceder, negociar, colocar de lado nossos sentimentos e saber guiar-nos pela razão, pela justiça, pelo amor são todas coisas que temos que aprender e desenvolver na vida, se não seremos profundamente desgraçados e infelizes.

Tudo isso aprendemos e desenvolvemos na família. Se não aprendemos na família, aprendemos depois na vida do pior jeito possível.

Na família também aprendemos a lidar com as perdas. A vida muda continuamente, e cada vez que mudamos, perdemos algo. E essas perdas, às vezes são muito difíceis de aceitar. Todo projeto humano tem uma dose de desilusão, e aprendemos a lidar com isso na família.

E também aprendemos, na família, as prioridades da vida. Na família aprendemos também quais coisas são importantes e quais não. Se a família é omissa nisso, quem nos ensina é a televisão, as marcas de roupa, de carro ou de telefone.

3. São famílias que acolhem e protegem

“Deus faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”

(Mateus 5, 45)

Cada membro da família certamente irá passar por provações e dificuldades na vida. A família está para proteger uns aos outros, para consolar e ajudar nos momentos difíceis. A família protege seus membros nos momentos especiais de mudança, protegem seus membros das ideias destrutivas, da rejeição.

A proteção da família também extravasa os limites do lar. A família também protege as pessoas em necessidade, outras famílias.

Por fim, o Pe. Rodrigo recorda que as famílias segundo o plano de Deus não são perfeitas, mas elas se esforçam a cada dia para alcançar o ideal. Ninguém chega a ser uma família feliz por acidente. Chegamos lá por escolhas conscientes, por compromisso consciente, por lutar contra os inimigos e inclusive, através de sacrifícios muito grandes na maioria das vezes.

  • O Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa aos domingos, às 18h, através de seu Canal de YouTube. Assista, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos.