Sempre que enfrentamos alguma mudança em nossa vida, seja uma mudança de emprego, a descoberta de uma enfermidade, o filho que vai para faculdade e sai de casa, o início de um relacionamento, temos a sensação de que estamos enfrentando um gigante.

Isso acontece especialmente na virada do ano, no ano novo. Parece que o ano que se inicia é uma nova etapa da vida e chegamos mesmo a traçar metas para mudança de vida, como se a vida toda fosse parar no 31 de dezembro e recomeçar do zero no primeiro dia do ano.

Na verdade, é só a folha do calendário que muda. Nós ainda somos os mesmos, com as mesmas contas a pagar, com as mesmas manias e os mesmos desafios que tínhamos no mês anterior.

Mas, eu não quero desanimá-lo, pois você não precisa esperar pelo fim de ano para mudar de vida. Na verdade, cada dia, cada hora e cada minuto, nós podemos deixar para trás uma vida e começar outra nova. Com Deus sempre é possível começar de novo.

Isto é particularmente importante, quando começamos a perceber que nossa vida se arrasta na mediocridade, que o rumo atual não vai nos levar a nada de bom e que precisamos mudar algo em nossa vida. Mas nesse momento, percebemos também que temos adiante um grande obstáculo, um gigante que nos impede o passo e nos separa do ideal.

Identificando nossos gigantes

Da mesma forma que o povo de Deus se viu diante do gigante Golias, talvez hoje descubramos os gigantes que não permitem que sigamos em frente em nossa vida. Talvez seja um traço ruim de nossa personalidade, um péssimo hábito nunca vencido, talvez seja uma situação em nosso trabalho, em nossa empresa…

Enfim, algo que consegue impedir que nós cumpramos aquelas metas que fazemos a nós mesmos para mudar de vida e eles acabam por nos manter na insatisfação e na mediocridade. São gigantes que nos assustam.

Vencendo os gigantes

Na Bíblia, percebemos que o povo de Israel também viveu uma situação parecida e podemos encontrar essa história no capítulo 17, do primeiro livro de Samuel. É a história da luta de Davi contra Golias. Busque esse texto bíblico e leia com atenção.

Seu gigante talvez não use couraça, lança e capacete, mas da mesma forma que Golias, todas as manhãs e tardes, zomba de você. É igualmente assustador e desanimador. Tem a sensação de ter lutado por anos contra ele, sem jamais tê-lo vencido. 

É a primeira coisa que vem à nossa mente pela manhã e a última a sair de nosso pensamento quando vamos dormir, se ele nos deixa dormir, obviamente. Pois, muitas vezes, esse gigante barulhento também tira nossas horas de sono.

A boa notícia é que isso não tem que ser sempre assim. Mudar sua história depende de você, Deus está a seu favor, como esteve junto ao jovem Davi, e Ele quer lhe ajudar a enfrentar e vencer seu gigante.

Você pode mudar, se tomar a decisão de fazê-lo e fazê-lo hoje. Quando uma pessoa sabe onde quer chegar e conta com a ajuda de Deus, o mundo inteiro se faz a um lado para deixá-lo passar. Vencer o gigante não é questão de sorte. Não precisa esperar que aconteça “algo”, vencer é uma atitude.

Na série de meditações Enfrente seus Gigantes, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ajudará a aprender a estratégia que Davi usou para matar de uma vez por todas o gigante Golias e, também nós, poderemos enfrentar e derrotar o gigante que agora não deixa nossa vida ir adiante.

Baixe o app de meditações Seedtime e ouça a série Enfrente seus Gigantes ou clique no link abaixo.

Clique aqui