Em sua homilia na missa no Domingo da Ressurreição, o Pe. Rodrigo Hurtado nos recorda o que Cristo fez nos 40 dias após sua ressurreição, até sua subida aos céus, preparando os apóstolos para o início da missão da Igreja, mas também nos leva a refletir sobre o que Jesus está fazendo agora, dois mil anos após os eventos que marcaram a história do mundo.

Após ressuscitar, Jesus apareceu para os discípulos. Encontrou pessoas, teve várias reuniões, pregou, uma vez falou para mais de 500 pessoas, teve jantares, preparou o café da manhã para os apóstolos, entre outras coisas. Esse foi um fator decisivo para a rápida conversão da maioria das pessoas em Jerusalém.

Sem dúvida, da mesma maneira que há 2 mil anos, Cristo continua vivo e atuante em nosso meio e aqui vamos ver 3 coisas que Ele continua fazendo na Igreja.

O que Cristo está fazendo agora?

Cristo está perdoando os nossos pecados e nos libertando

Todos pecamos e todos precisamos da misericórdia de Deus. Deixamos de ser perfeitos, mais ou menos, depois do terceiro respiro de nossa vida. Ninguém é perfeito. Todos cometemos erros, pecados, perdemos a paciência, nos irritamos, temos maus pensamentos, etc.

“Se dissermos que não pecamos, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós”

(1 João 1, 8)

Porém, ainda que sejamos pecadores, a primeira coisa que Cristo faz é perdoar os nossos pecados, e nos libertar da prisão que esses pecados nos mantém cativos.

Jesus diz na sua primeira pregação em Nazaré: “Fui enviado para anunciar a boa nova aos pobres; para proclamar libertação aos cativos e […] para pôr em liberdade os oprimidos” (Lucas 4, 18) Essa liberdade é liberdade da prisão de nossas próprias emoções e culpas.

Jesus vem nos libertar, para que deixemos nossas prisões para trás e para que possamos viver como discípulos do ressuscitado. Se viermos a Cristo ressuscitado com nossos pecados, com nossas mágoas, com nossos rancores, com nossas vergonhas, Ele não vai nos humilhar ou rejeitar, mas irá nos acolher e nos libertar.

“A misericórdia triunfa sobre o juízo.”

(Tiago 2, 13)

Cristo está cuidando de nós e provendo as nossas necessidades

Não temos tudo o que precisamos, somos seres fundamentalmente carentes, finitos e incompletos. Não temos todo o talento que precisamos, nem todos os bens ou habilidades. Não temos a paz e a inteligência emocional que precisamos. Nosso corpo não é perfeito, ele nem sempre funciona bem.

Isso acontece porque Deus quer que sejamos dependentes dele. Deus fica feliz quando dependemos dele, quando confiamos Nele.

“O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, em conformidade com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4, 19)

Nem todas as orações são atendidas por Deus. Nem tudo o que pedimos a Deus, Ele nos concede. Nem todos os doentes são curados, nem todos os cegos recuperam a vista. Por que acontece isto? Não sabemos. É o mistério da vontade de Deus. O que podemos dizer é que, o que seja que aconteça na nossa vida, Deus tem um plano com isso e aqui na terra nada será perfeito. A felicidade perfeita será alcançada no céu. 

A grande lição da ressurreição é que a misericórdia de Deus torna possível o que parece impossível. Temos que confiar em Deus, pedir a Deus, lutar e perseverar. Deus pode fazer as coisas que eu não posso, que eu preciso. 

Cristo está fortalecendo nossa fé frente à morte

Somente um tolo percorreria toda a vida despreparado para o que sabe que é inevitável. A morte é universal. A última vez que verificamos a mortalidade humana, ainda era de 100%. Todos nós vamos morrer um dia. É certo.

Sem fé, é assustador enfrentar a morte. Muita gente prefere não pensar na morte porque não tem uma resposta, não como lidar com isso. Simplesmente tentam esquecer que isso existe. Se não fazemos as pazes com Deus, se não temos a misericórdia de Deus, realmente é assustador enfrentar a morte.

Mas a vida existe depois da morte. Jesus nos demonstrou isso. 

Para nós a vida eterna já começou. É esta mesma consciência que logo continuará na vida eterna. A vida eterna já iniciou nesta vida. A morte é apenas uma transformação para a vida eterna. Passamos deste mundo ao mundo de Deus.

E vamos passar muitos mais anos na outra vida que nesta.

A misericórdia de Deus nos salvará para toda a eternidade. Essa é a terceira e mais importante consequência da ressurreição. Não precisamos de mais nada. Só da misericórdia de Deus.

“Eu sou a ressurreição e a vida. quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?”

(João 11, 25)

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.