Que escolhas tenho que fazer agora para alcançar determinado objetivo no futuro? Jesus, no evangelho de hoje, nos sugere fazer uma reflexão parecida. Escolhas que temos que fazer para ser seu discípulo, escolhas que temos que fazer para acabar a obra ou vencer numa batalha, etc. Se você quer conquistar o prêmio de Cristo, tem que tomar algumas decisões agora, tem que medir e planejar o necessário.

Deus amou você e lhe planejou desde toda a eternidade, Ele tem um plano maravilhoso para sua vida, mas se não tomamos as decisões certas agora esse plano nunca chegará a ser uma realidade.

A maioria das pessoas desperdiça sua vida, toma decisões erradas, fracassa em alcançar os objetivos que Deus tinha pensado para elas. Os que conseguiram foram os santos e a Igreja sempre nos apresenta e nos lembra sua vida, mas a maioria das pessoas fracassa porque não toma as decisões certas, porque nem chegam a descobrir o que Deus queria para elas.

Obviamente Jesus não obriga ninguém, mas o que estamos falando aqui é do “caminho da vida ou da morte” como diria Deus a Moisés. As escolhas farão toda a diferença. Na história bíblica, de fato, o povo judeu dará muitas voltas antes de chegar à Terra Prometida. Por quê? Porque tomaram muitas decisões erradas. 

Deus também tem uma “terra prometida” pra você, mas depende de você fazer as escolhas certas.

Quatro Escolhas para um Futuro segundo o plano de Deus

1. Não deixar que outros determinem sua vida

“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

(Lucas 14, 26)

Esta é a primeira decisão que temos que tomar em nossa vida. Não podemos deixar que ninguém determine, limite ou condicione nossa vida, nossa identidade. Nós temos que estar livres para ser o que Deus quer de nós, para ir onde Jesus quer nos levar.

“Não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

(Romanos 12, 2)

Não deixar que o mundo determine quem nós temos que ser. Seguir a vontade de Deus, o chamado de Deus, sem importar o que o mundo diga, o que esteja na moda, o que seja politicamente correto.

Para ser discípulo de Cristo, ou seja, um cristão íntegro e coerente, temos que saber lidar com a pressão da sociedade. Esta é a primeira coisa que Jesus diz, porque é o ponto de partida.

Por isso, nossa primeira escolha é não deixar que ninguém determine nossa vida, só Deus. Ele tem planos maravilhosos para nós, mas temos que fazer uma escolha consciente e madura.

2. Preferir o sacrifício a curto prazo por um ganho a longo prazo

“Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.”

(Lucas 14, 27)

O que está em jogo aqui é um estilo de vida. Temos que escolher entre viver procurando o ganho a longo prazo, mesmo que custe sacrifício a curto prazo ou viver procurando o prazer e a comodidade a curto prazo, mesmo que tenha que sacrificar o sucesso e a felicidade a longo prazo.

Isto é difícil, mas é uma das habilidades mais importantes para triunfar em qualquer campo em nossa vida. Se você quer ser algo em 10 anos, tem que trabalhar duro e escolher esse objetivo de longo prazo e sacrificar muitas coisas prazerosas e fáceis a curto prazo, para conseguir alcançar a meta.

A maioria de nossos problemas na vida vem da incapacidade de adiar a gratificação com vistas a um bem futuro. “Eu quero e quero agora”, diz o egoísmo e a sensualidade.

Quando Jesus diz que temos que carregar a cruz, o que está dizendo é que a maioria de nós desiste dos objetivos de longo prazo por medo do sacrifício e da dor a curto prazo. Jesus diz que para ser discípulo dele, não podemos pensar assim, temos que enfrentar essa decisão.

Abraçar a cruz significa também abraçar a responsabilidade de minhas próprias opções. A quem você culpa pela vida que tem? A quem você culpa pela sua falta de felicidade? A quem você culpa pela falta de sucesso? A quem você culpa por não ser santo, por não ter uma vida espiritual madura? Você não tem direito a culpar ninguém. São suas escolhas que o levaram até esse ponto.

São suas escolhas as que vão lhe salvar também. Sempre tentamos jogar a culpa nos outros, a responsabilidade nos outros, mas também tentamos beneficiar-nos das escolhas de outros, não das nossas próprias escolhas.

Suas escolhas são mais importantes que suas circunstâncias. Você é produto de suas escolhas passadas, mas não prisioneiro. O seu passado influi sobre sua vida, mas não lhe define. Você não é seu passado, seu passado é passado.

3. Escolher os valores de Deus não os do mundo

“Qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?”

(Lucas 14, 28)

Essa torre representa a obra que Deus quer fazer, uma obra que se constrói com muito trabalho e perseverança. A pergunta de Jesus obviamente é retórica. Ele não está dizendo se você quer, constrói, e se não quer, não constrói.

Não! Ele quer sim que construamos a torre, mas quer que avaliemos bem o tamanho daquela torre, a dificuldade que representa, os obstáculos que vamos encontrar, para que não abandonemos a obra na metade, para não desistir quando estejamos cansados e fatigados.

Ou seja, Jesus está falando da perseverança, da profundidade de nossa escolha, da radicalidade de nossa decisão. É como quando você vai pular uma vala. Se você pula com medo e indecisão, você não vai conseguir. Você tem que pular com decisão, convencido de que você vai alcançar, com todas suas forças.

Como alcançamos esse nível de força e motivação? Responda mentalmente esta pergunta: Quais são os seus três valores mais importantes na vida? Você consegue nominá-los? Você sabe quais são? Você vibra com eles e está disposto a tudo por eles? Se você não sabe pelo que vale a pena dar a vida, se você não tem algo pelo qual está disposto a deixar tudo, algo pelo qual você está disposto a morrer… Se você não sabe o que não merece seu tempo e energia, você ainda não descobriu a fonte da qual tirar a força necessária para alcançar a meta, para construir a torre ou para pular a vala.

Que valores são esses que revolucionam uma vida? Os valores de Deus, não os valores do mundo. Os valores do mundo são: prazer, riqueza, status, luxos, fama, poder, posses, privilégios… Os valores de Deus são: paz, felicidade, realização profunda, compaixão, liberdade verdadeira, vida eterna.

4. Escolha viver com fé e não com medo

“Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?”

(Lucas 14, 31)

Aqui chegamos a uma das escolhas mais difíceis. A última imagem que Jesus usa no seu discurso é a imagem de uma batalha, porque a vida é uma batalha, porque temos inimigos a enfrentar e esses inimigos são poderosos e perigosos.

A gente tem que avaliar também o tamanho do desafio, a dificuldade da batalha. Se a gente olhar, verá que o inimigo é muito mais poderoso do que nós, tem o dobro de soldados, como diz Jesus na parábola, mas, por isso, aqui vem a última escolha sumamente importante: não confie unicamente nas suas forças, conte com a força e o poder de Deus.

Você tem que escolher viver com fé ou viver com medo. Você tem que escolher contar com a força de Deus, confiar que Deus vai combater conosco, ou deixar-se vencer pelo medo e negociar com o mundo e com as tentações uma vida mais fácil e medíocre.

Acredite, essa é uma escolha. Viver com fé ou viver com medo.

Você tem que colocar sua fé em Deus. A vida não é sobre ganhar coisas, posses ou status. A vida é sobre ganhar a recompensa do céu, o prêmio que Deus quer nos dar e que é a vida eterna.

Essa é a filosofia de vida de Jesus, essas são as grandes escolhas que temos que fazer para abraçar a plenitude de vida e ser dignos de receber o prêmio que Deus quer nos dar na vida eterna.

Assista à homilia completa com Estudo Bíblico do Pe. Rodrigo Hurtado LC em seu canal do YouTube. Não esqueça de se inscrever no canal, deixar seu like e compartilhar com seus amigos.