São Paulo, 20 de agosto de 2022

Muito estimado em Cristo,

Chegou Setembro, o mês da bíblia. Entre as milhões e milhões de páginas que têm sido escritas e as milhões que hoje se escrevem cada dia na internet, nada é tão importante para sua vida como as páginas da bíblia. O que lá está escrito, foi Deus que escreveu para você.

O ponto é que a Bíblia nem sempre é fácil de se compreender. São Paulo diz a Timóteo “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3, 16) ou seja, Deus, não escreveu pessoalmente a Bíblia, mas foi inspirando homens e mulheres ao longo de muitos séculos, em contextos históricos diferentes, em línguas diferentes, com estilos literários diferentes, para transmitir uma mensagem que nem sempre é fácil de se reconstruir e entender.

Por isso, gostaria de aproveitar este mês da Bíblia para comentar com você algumas ideias chaves para compreender este texto tão importante para nossa vida. Muitos programas de televisão, livros e revistas questionam a veracidade da Bíblia. Com estas dicas você entenderá porque a Bíblia é verdadeira e por que é o livro mais vendido, traduzido e editado na história da humanidade.

1. A Bíblia transmite uma verdade revelada por Deus

A primeira coisa que é preciso destacar é que nem todos os conteúdos da Bíblia tem o mesmo valor. Frequentemente se questionam afirmações da Bíblia sobre a história, sobre a ciência, sobre as profecias, sobre a coerência interna, mas a mensagem mais importante da Bíblia é a mensagem moral e de revelação que Deus quer nos transmitir.

Ou seja, o propósito com que Deus inspirou a Bíblia não foi para aprender história, biologia, astronomia ou qualquer outra ciência, mas para aprender a verdade de Deus e de nossa vida. Galileu dizia que a Bíblia nos ensinava “como chegar ao céu”, não “como se movem os céus”, em outras palavras, a mensagem central da Bíblia é uma verdade moral e espiritual, não uma verdade científica ou histórica.

2. A Bíblia têm verdadeiros autores humanos

Quando Deus inspira os homens para escrever a Bíblia, eles realmente são autores do texto, não meros instrumentos passivos. Por isso, a Bíblia tem influência da história e da cultura de cada um desses autores.

Por causa disso, uma boa parte da Bíblia fala de coisas que aconteceram realmente em lugares e tempos concretos. Os personagens, as circunstâncias e os acontecimentos, as batalhas e os reinos, são coisas que têm um fundamento histórico, não apenas fábulas inventadas para transmitir uma mensagem moral.

Isto não significa que temos que levar ao pé da letra tudo o que a Bíblia diz. A Bíblia coloca por escrito tradições que foram transmitidas oralmente e é normal que elas tenham sido distorcidas ou adornadas, mas, pela inspiração de Deus, conservando o núcleo histórico e a mensagem central.

Uma prova disto são os numerosos descobrimentos arqueológicos relacionados com a Bíblia. Cidades perdidas que são encontradas graças à Bíblia, personagens que se acreditava que eram falsos, aparecem cunhados de moedas ou em escritos pagãos, batalhas descritas na Bíblia são confirmadas por escavações e fontes externas. A arqueologia confirma a historicidade da Bíblia.

3. O verdadeiro intérprete da Bíblia é o Espírito Santo

Quando Deus se revelou ao mundo, o fez por dois caminhos: pela Bíblia e pela Tradição. Em ambos casos, o Espírito Santo é quem guia. No primeiro caso inspirando os autores bíblicos, no segundo, guiando a Igreja na interpretação dos textos da Sagrada Escritura.

Jesus disse a seus discípulos: “Quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará à verdade completa.” (João 16, 13) É o Espírito Santo que guiou os primeiros discípulos para escrever o Novo Testamento e segue guiando o Papa e os bispos na interpretação da Bíblia.

Eu gosto de dizer que a Bíblia é um livro que se lê de trás para frente: o Antigo Testamento se interpreta à luz do Novo Testamento e o Novo Testamento se interpreta à luz da tradição da Igreja. A tradição e a Bíblia tem uma mesma fonte comum: o Espírito Santo.

4. A Bíblia possui unidade temática

Apesar dos livros da Bíblia serem escritos em tempos e lugares muito diferentes, sendo Deus seu único autor, existe uma única verdade que está sendo revelada e uma profunda unidade entre todos eles.

Em virtude deste princípio, não existe contradição entre as mensagens dos diversos livros e os ensinamentos da Bíblia. Deus é um e o conjunto de seus ensinamentos é profundamente coeso.

5. A Bíblia pode ser interpretada em dois sentidos

Todos os textos da Bíblia podem ser interpretados em dois sentidos: o sentido literal e o sentido espiritual.

O literal é o sentido imediato que o autor humano quer transmitir com o texto. A este nível podemos aplicar a crítica histórica, científica, literaria, exegética, etc. Neste nível o texto pode conter erros ou imprecisões históricas. Este é o sentido primário do texto.

Mas existe também o sentido espiritual, pelo qual o texto ou os acontecimentos narrados no texto, podem ser sinais de uma mensagem espiritual de Deus para nós. Neste nível a interpretação espiritual não pode contradizer o sentido literal do texto porque implicaria uma contradição de Deus.

Se nós lessemos todo dia a Bíblia teríamos um diálogo e uma intimidade única e especial com Deus. O desconhecimento da Bíblia é desconhecimento de Deus.

Conclusão

Através destas poucas ideias já podemos descobrir como a Bíblia é importante para nossa fé e para nossa salvação, mas ao mesmo tempo, como é preciso de um guia para descobrir seu sentido e verdade.

Por isso, neste mês da Bíblia quero lhe apresentar um projeto no qual temos uma grande esperança. Durante os próximos meses estaremos desenvolvendo um curso moderno e acessível da Bíblia para todas as idades e pessoas, sem importar sua formação ou nível de prática da fé. Um curso que te guie passo a passo para conhecer a Bíblia e entender o essencial de sua mensagem.

O Espírito Santo usa a Bíblia para se comunicar conosco, por isso, temos o dever de colaborar com Ele para difundir o máximo possível esta mensagem ao mundo.

Um jeito de fazer isso, é certamente através da formação de sacerdotes santos e instruídos que saibam ensinar na pregação a Palavra de Deus. Como você sabe, com sua colaboração temos feito e seguiremos fazendo isto. Mas outro jeito, hoje cada vez mais acessível, é através de cursos presenciais e online, baratos e ao alcance de todos.

Através do aplicativo de meditação católico Seedtime, também oferecemos milhares de meditações que ajudam a aprofundar o sentido das escrituras, tudo especialmente preparado para você ouvir e rezar junto.

Por isso, quero lhe convidar a apoiar este projeto de evangelização através deste curso de Bíblia. O custo do curso é de R$ 24.000,00 e será gravado e disponibilizado através de internet para todo o país. Em São Paulo ofereceremos o curso também presencial.

Na medida que organizamos grupos de pessoas que queiram assistir o curso presencialmente podemos também levar o curso para outras cidades por todo o Brasil.

Ajude-nos a evangelizar! Ajude-nos a fazer realidade este sonho! Com sua contribuição de R$100,00 ou mais, você terá acesso ao curso gratuitamente quando tivermos terminado. Juntos somos mais fortes e fazemos chegar a voz de Deus a todos os que estão precisando dela.

Neste mês da Bíblia junte-se a nós e apoie o curso sobre a Palavra de Deus. Juntos vamos tirar do papel este projeto e fazê-lo uma realidade antes de 2023. Ajude-nos com sua contribuição mensal. Se somos mais, evangelizamos mais!

Clique no link a seguir e faça sua contribuição: https://bit.ly/3TUH0mS

Conte sempre com nossas orações por você e sua família. Obrigado por estar sempre conosco. Que Deus lhe abençoe e acompanhe sempre.