O Evangelho deste último domingo, que está em Lucas 21, 5-19, traz um discurso apocalíptico de Jesus, narrando um cenário dos últimos tempos. Essas palavras de Jesus mostram realmente um panorama muito duro e de máximo estresse, porém, para enfrentar isso, ou qualquer cenário de tensão ou sofrimento, é preciso resiliência.

O que o Pe. Rodrigo nos ajuda a empreender, a partir da liturgia desse 33º Domingo do Tempo Comum, é justamente os segredos da resiliência de Jesus.

“Eu não quero, com esta homilia, dizer que já estamos no fim dos tempos, eu realmente não sei” – comenta o Pe. Rodrigo. “Mas o fato é que vivemos tempos de estresse e de diversas calamidades. A pergunta que eu me faço nesta circunstância é: como lidar com esta situação? Como ter a capacidade de aguentar com fé estas circunstâncias difíceis que descreve Jesus que nós, seus discípulos, teremos que passar?”

esus também teve que passar por grande estresse na vida dele. Desde o princípio de sua vida pública, Jesus teve que enfrentar críticas, perseguições, incompreensões, oposição, calúnia, foi vítima de constantes armadilhas, etc. Tanto foi assim, que em três anos conseguiram crucificá-lo.

Talvez você não tenha pensado nisso, mas a Bíblia sempre apresentou Jesus como modelo para quem tem que passar momentos difíceis. Ou seja, Jesus é modelo de resiliência, modelo de alguém que sabe lidar com estresse extremo.

Seis Segredos da Resiliência de Jesus

1. Jesus sempre lembrava quanto Deus lhe amava

Esse é o primeiro segredo de Jesus e eu o chamo: o princípio da fé. Jesus fala muito desse amor, Ele constantemente tem esse amor presente na sua vida e encontramos nos evangelhos centenas de frases de Jesus falando desse amor. Aqui vou colocar só algumas de exemplo: “O Pai me ama” (João 10, 17)

Lembrar o amor de Deus em nossa vida é a melhor cura para todos os problemas que tenhamos que superar. Deus nos ama escandalosamente. São Paulo dizia na carta aos romanos: “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Romanos 8, 31)

2. Jesus lembrava quem Ele era

Este é o princípio da identidade. Se você não sabe quem você é, será facilmente manipulado pelas pessoas ao seu redor. Este é o problema da identidade. Se temos uma identidade confusa, desviada e buscamos no mundo os modelos para nossa própria identidade, seremos extremamente vulneráveis.

Nós não temos que ser como o cantor, como o ator de cinema, como nosso pai, nossa mãe, como o empresário de sucesso, como o intelectual famoso… nós temos que ser, antes de tudo, filhos de Deus e, depois, aquilo que Deus planejou para cada um de nós.

3. Jesus sempre lembrava a quem tinha que agradar

Este é o princípio da motivação. Nosso foco está unicamente em agradar a Deus e cumprir sua vontade. Jesus mesmo dizia que não podíamos servir a dois senhores. Vamos sofrer muito estresse se tentarmos agradar a todo mundo. Não podemos. Nem Jesus, que era perfeito, conseguiu agradar a todo mundo.

“Não busco agradar a meu próprio desejo, mas satisfazer a vontade do Pai que me enviou.”

(João 5, 30)

Você só precisa da aprovação de Deus. E ninguém pode pressionar você sem sua permissão. Você não é vítima. Somos nós que, querendo a aprovação dos outros, deixamos os outros nos pressionarem e condicionarem.

4. Jesus conhecia sua missão

Este é o princípio da vocação. Quando você sabe para o que Deus te chamou, sabe também para o que não te chamou. Se você sabe qual é sua missão, sabe qual não é sua missão.

“Eu sei de onde vim e para onde vou”

(João 8, 14)

Toda vida é guiada por algo, alguns são guiados pelos seus medos, outros pelas suas ambições, outros pela opinião dos outros ou pelas modas, outros pela pressão dos companheiros, pelas ideias de outras pessoas sobre nossa vida. Nossa vida tem que ser guiada só pelo propósito que Deus nos deu. Sua vida pode ser guiada pela pressão ou pelo propósito.

Precisamos descobrir nossa vocação, a missão que Deus determinou para nós. A partir dali, a direção de nossa vida depende unicamente de nossa decisão e já não nos deixamos pressionar tão facilmente pela opinião dos outros.

5. Jesus focava nas coisas importantes.

Este é o princípio do foco. Por este motivo Jesus não se distraia com coisas secundárias ou de pouca importância. Ele tinha sempre as prioridades muito claras na sua vida.

Muitas pessoas têm planos para sua vida, mas podem não ser os planos de Deus. O demônio gosta de preencher nossa vida com muitas coisas… assim não podemos focar nas coisas importantes. Jesus é o mestre da concentração, o demônio, da dispersão.

Se você quer deixar um impacto no mundo, “foco” é a palavra chave. A vida tem um monte de oportunidades e um monte de opções… mas a chave para o sucesso é a seleção.

6. Jesus investia tempo na oração

Este é o princípio da oração. Este talvez seja um dos segredos mais importantes de Jesus. Quando encontrava situações de tensão e estresse, se refugiava, se preparava na oração. Isto é absolutamente essencial para aprender a lidar com estresse e ter a habilidade da resiliência: A meditação.

A meditação, a oração, é um meio extraordinário para descomprimir situações que nos estão angustiando. Em Deus encontramos o consolo e a força para enfrentar as dificuldades.

“Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta.”

(Hebreus 12, 1)

Assista na íntegra a homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC através de seu canal de YouTube ou baixe o aplicativo de meditações Seedtime para ouvir a homilia quando e onde quiser, através de seu celular. Você também pode ter acesso ao conteúdo de estudo bíblico do Pe. Rodrigo sobre a liturgia dos domingos do ano todo através do curso “Conhecer e Viver a Bíblia”, disponível em nossa loja.