Sem dúvida o tema da liturgia de hoje é a gratidão. Jesus cura 10 leprosos e apenas um deles volta para agradecer o milagre. Só um deles foi capaz de perceber que devia algo, só um deles foi capaz de deixar de pensar nele mesmo por um momento. A gratidão é uma das virtudes mais belas que existe. Mostra um coração humilde, mostra um coração capaz de reconhecer os dons imerecidos que outros lhe dão, mostra alguém que enxerga os sacrifícios e interesses dos outros.

Quanto somos agradecidos por tantas coisas que recebemos? A gratidão é uma atitude fundamental em nossa vida. Vou te dizer duas coisas importantes que Deus quer sobre a gratidão: 

A gratidão deve ser nossa motivação primária: Deus quer que nossa principal motivação para fazer qualquer coisa seja a gratidão. O sentimento mais profundo que deve mover tudo o que fazemos em nossa vida é a gratidão. É a atitude que Deus mais gosta.

Deus quer recompensar a gratidão. Ele quer que sejamos gratos, porque Ele gosta de recompensar a gratidão com mais graças e dons para nossa vida.

São Paulo diz aos Tessalonicenses: “Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus” (1 Tessalonicenses 5, 18)

Uma “gratidão radical”, significa uma gratidão que surge da raiz de nossa vida, da raiz de nosso coração. Uma gratidão profunda, permanente e constante, uma gratidão que é nosso estilo natural de ser. Como dizia, a gratidão é um estilo de vida, no caso do cristão, o estilo de vida que Deus quer para você.

POR QUE TEMOS QUE AGRADECER A DEUS

1. Por quem Deus é

Se Deus fosse egoísta, vingativo, rancoroso, invejoso, ressentido, volúvel, indiferente, inconstante, cruel, como eram os deuses gregos por exemplo… não teríamos motivos para estar agradecidos. Mas Deus é justamente o contrário. 

São João diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porquanto Deus é amor.” (1 João 4, 8)

2. Pelo que Deus fez

Louvamos a Deus pelo que é e lhe agradecemos pelo que Ele fez. O que fez Deus por nós? Milhares de coisas. Ele te criou, Ele te salvou, Ele te perdoou, Ele te abriu as portas do céu, Ele responde as tuas orações, Ele te guia nos caminhos da vida, Ele te defende e protege, etc. 

3. Pelo que Deus prometeu

Como sabemos que Deus tem promessas para nossa vida? Bom, sobretudo pela Bíblia. A Bíblia é o livro das promessas que Deus nos fez. Sabe quantas promessas estão contidas na Bíblia? Mais de 7 mil. 

A Bíblia é como nossa apólice. Qual é a primeira coisa que fazemos quando batemos o carro? Ir à apólice e ver se aquele sinistro está incluído. Pois bem, na Bíblia estão todas as promessas que Deus quer cumprir em nossa vida. O problema é que nem sabemos quais são essas promessas. É como se não conhecêssemos a apólice de nosso seguro e por isso, nunca cobrássemos as coisas que estão cobertas nele.

COMO AGRADECEMOS A DEUS

1. Através da oração e o louvor

A primeira coisa que temos que fazer é agradecer a Deus explicitamente através da oração. Foi o que fez o leproso quando voltou para agradecer a Jesus. O primeiro, agradecer pessoalmente o milagre, depois cumprir com as outras obrigações de apresentar-se aos sacerdotes e ir a encontrar a família.

“Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça.”

(Filipenses 4, 6)

2. Cumprindo os seus mandamentos

Em segundo lugar, para mostrar gratidão a Jesus temos que cumprir os seus mandamentos. Hoje está na moda falar na Igreja de ter um “relacionamento pessoal com Jesus”. Gostaria de falar disto e esclarecer de vez. 

Todo relacionamento é por definição pessoal. O que significa exatamente ter um “relacionamento pessoal” então? Pelo que entendo, significa sentir Jesus perto, colocar todo nosso coração nesse relacionamento. Isto está bem, mas  não necessariamente nos aproxima mais de Jesus.

Jesus disse: “Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.” (João 15, 10)

3. Aceitamos os seus ensinamentos

Em terceiro lugar, para mostrar gratidão a Jesus, temos que aceitar seus ensinamentos. Hoje está na moda ser cristão de supermercado. O que é isso?

São aqueles cristãos que vão entre as prateleiras da religião católica escolhendo o que gostam e deixam o resto. O batismo? Adorei e jogo no meu carrinho. O casamento com vestido branco? Amo tudo isso e jogo no meu carrinho. O aborto? Bom isso, melhor não… a gente nunca sabe. A moral sexual? Isso de jeito nenhum. O jejum e o sacrifício? Ohhhhhh! Horror, Deus me livre… 

“Qualquer que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.”

(Mateus 15, 9)

4. Nunca abusamos da misericórdia de Deus

Um outro jeito de mostrar gratidão a Jesus é mostrar também temor a Deus. A Bíblia está cheia de referências ao temor de Deus. Para começar o livro da sabedoria inicia dizendo: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Provérbios 1, 7)

Uma forma muito clara de mostrar ingratidão a Deus é cair constantemente nos mesmos pecados, especialmente quando são graves, e nunca fazer um propósito sincero de vencer o pecado para agradar a Deus. 

5. Partilhando nossa fé com outras pessoas

Se você tivesse encontrado a cura do câncer, ou da leucemia, ou da AIDS, você não compartilharia com ninguém? Você guardaria o segredo só para você? Isso seria um crime. Digno de cadeia. Ter a chave para salvar milhares, milhões de vidas e guardar para você mesmo sem contar para ninguém?

Pois bem, você que tem a fé, que é algo muito maior que a cura do câncer, da leucemia ou da AIDS. Você tem o dom da salvação eterna conquistada por Deus nas suas mãos e não vai compartilhar com ninguém porque tem medo do que as pessoas possam pensar?

“Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16, 15)

CONCLUSÃO

Cultivemos a gratidão em nossa vida. Dizíamos ao início que Deus quer que nossa motivação primária para tudo seja a gratidão. Por gratidão temos que cumprir os mandamentos, aceitar seus ensinamentos, ser generosos, puros, humildes, sinceros e tudo o que Cristo nos ensinou. 

Para receber em seu Whatsapp o texto da homilia e o esboço para poder realizar o Estudo Bíblico, entre em nosso grupo VIP: https://bit.ly/3M19ebW

Através do link abaixo, assista à homilia completa do Pe. Rodrigo Hurtado LC com o estudo bíblico para o evangelho deste último domingo: