Já no início do cristianismo, no século VI, já era celebrada no dia 25 de março, a festa da Anunciação do Senhor, marcando sua entrada em nossa história. A solenidade da “Anunciação do Senhor” é uma festa natalina, embora não seja celebrada na época de Natal, porque aconteceu nove meses antes do Nascimento de Jesus, com a sua encarnação no seio da Virgem Maria.

Esse ano, especialmente, comemoramos essa festa no dia de hoje, já que 25 de março ocorreu durante a Semana Santa e, portanto, essa festa foi prorrogada para o próximo dia livre, após a oitava de Páscoa.

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, que se chamava José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Ela ficou perturbada com estas palavras e pôs-se a pensar o que significaria tal saudação. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço o homem”? Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer de ti será santo e se chamará Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; ela, que é chamada estéril, já está no sexto mês, pois, para Deus nada é impossível”. Então Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E o anjo afastou-se dela. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas para a região montanhosa, a uma cidade de Judá” (Lc 1,26-39).

Diante da narrativa de Lucas, somos convidados a notar que Deus, ao escolher entrar em nossa história, não utiliza meios portentosos, não envia um anjo a Jerusalém, ao Templo, mas prefere vir ao mundo em uma pequena cidade da Galileia.

O Sim de uma mulher

O episódio também nos mostra como Nosso Senhor deseja a nossa contribuição para que a nossa salvação se concretize. Todo o anúncio feito pelo santo arcanjo Gabriel à Nossa Senhora dependia, no fim, de sua aceitação, de seu sim.

Nosso Senhor respeitou a liberdade daquela mulher e assim, pode vir ao mundo sem violar a liberdade daquela com quem Ele contava para o cumprimento de seu plano de salvação para todos os homens.

O “Fiat” de Maria transforma-a em Casa de Deus, tornando-se Tabernáculo do Santíssimo Jesus. Foi suficiente um simples “Eis-me aqui”, apenas um sinal de disponibilidade para confiar na ação do Espírito. Desta maneira, Deus entrou na história, tornando-se história na vida de todos os que disseram e continuarão a dizer o seu sim a Deus.