Nos momentos de tribulação, ansiedade, inseguranças, naquelas noites traiçoeiras, para quem posso recorrer? Qual oração posso fazer para que meu coração volte a bater em um ritmo normal?

Para nós, cristãos, é uma resposta fácil! Precisamos correr para Deus e sua Sagrada Escritura. Nela podemos encontrar vários exemplos de pessoas que passaram por dificuldades tremendas, podemos lembrar por exemplo de Jó, que perdeu todos os seus bens. 

Os sofrimentos e angústias são normais para todos nós, mas eles vão passar. É preciso sempre ter em mente que:

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei pois tu estás comigo. Tua vara e teu cajado me consolam”

(Salmos 23: 4) 

Ou seja, Deus está sempre conosco, não importa qual a dificuldade que estamos passando. É famosa a história do sonho das pegadas na praia: um homem sonhou com a trajetória de sua vida enquanto caminhava na praia. 

Ele reparou que na maior parte do tempo haviam dois pares de pegadas ao que ele sabia ser as suas e as de Deus, mas em alguns momentos da sua vida, só havia um par de pegadas. O homem, estranhando isso, questionou o Senhor sobre sua presença nos momentos de dificuldade. 

Ao que Deus lhe respondeu que, justamente nas partes mais difíceis da vida, o par de pegadas na areia eram os Dele que nos carregava no colo. Essa é a parte que temos que levar para sempre em nossas cabeças. Muitas vezes, mesmo sem perceber, nem caminhamos por nós mesmos, Deus está guiando tudo. 

“Traz à memória aquilo que lhe dá esperança”

(Lamentações 3: 21)

As lamentações são as orações que nascem dos corações apertados e angustiados, e são necessárias para proteger nosso maior tesouro, o coração. Existem várias orações que podem ser feitas para a acalmar nosso coração, como por exemplo o Salmo 28:

A ti clamarei por calma, ó Senhor, não emudeças para
comigo, não aconteça, calando-te tu para comigo,
que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.
Ouve a voz das minhas súplicas, me acalma quando
levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.
Não me arrastes com os ímpios e com os que
praticam a iniquidade, que falam de paz ao seu
próximo, mas têm mal nos seus corações.
Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas
súplicas.
O Senhor é a minha força e o meu escudo, o Senhor
é a força do seu povo e a força salvadora do seu
ungido.
Salva o teu povo, e abençoa a tua herança, acalma-os
e exalta-os para sempre.

Ou seja, em momentos de tribulação, traga à memória aquilo que lhe dá esperança e nunca se esqueça que Deus está com você em qualquer momento, basta pedir ao gigantesco coração dele que proteja o seu.

Lembre-se também que começamos agora um período de reflexão e preparação que antecede a quaresma, portanto agora mais do que nunca é hora de repensarmos nossa vida, colocar a alma e o coração no lugar e orar constantemente. Como diz São Paulo aos Efésios: “Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos.” (Efésios 6, 18)