Heráclito de Éfeso, um filósofo pré-socrático, acreditava que estamos sempre em constante mudança, dizia ele: “não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”. Até que ele tinha um pouco de razão, afinal envelhecemos mais a cada dia, aprendemos coisas novas, conhecemos pessoas diferentes, e assim não paramos quietos!

Existem, ainda, períodos que favorecem nossas mudanças, períodos que temos que aproveitar para nos desenvolver e melhorar como filhos de Deus. A Quaresma, por exemplo, é um desses períodos.

A Quaresma compreende um período de 40 dias, que nos prepara para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O Tríduo Pascal é tão importante que nosso preparo para Ela dura mais tempo que a própria celebração. Até porque, se preparar para a Páscoa também é uma celebração.

É a celebração, por exemplo, de mudar e se alinhar cada vez mais a Jesus, a verdadeira felicidade. Afinal, se a felicidade é nosso objetivo supremo e Deus é o princípio de todas as coisas, a felicidade não pode ser outra coisa senão se entregar a Deus. A finalidade deve ser retornar ao princípio, não?

Portanto, toda essa preparação para chegar até o momento da Ressurreição já faz parte da celebração. Os gregos, inclusive, tinham uma palavra para representar toda essa mudança: metanoein. A metanoia, significa, o processo de arrependimento e conversão para certa doutrina. Para nós católicos, ela é um processo constante que deve acontecer a todo o momento e a Quaresma está aí para dar uma ajuda.

Para de fato aceitar em nosso coração todas essas alegrias, precisamos fazer algumas coisas:

A oração:

A oração é nosso momento mais íntimo com Deus. Nas orações agradecemos e pedimos perdão. Podemos, inclusive, pedir forças para que Cristo nos ajude nesse período de conversão e transformação.

Pode não parecer, mas a oração é uma grande prática de autoconhecimento. Em momentos de silêncio e introspecção, com a cabeça em Deus, somos levados a lugares dentro de nós que mal fazíamos ideia que existiam. Esse é um dos poderes da oração.

Meditação:

A ginástica do espírito não poderia ficar de fora dessa lista de hábitos a serem cultivados. São Doroteu de Gaza diz “Meditai, então, sem cessar sobre esses conselhos em vossos corações irmãos. Estudai as palavras dos santos anciãos”. Quando guardamos os santos ensinamentos em nossas mentes, é muito mais difícil se desviar do caminho sagrado pecando.

Assim, é importante estarmos sempre juntos à palavra de Deus, se não lendo, escutando meditações no novo aplicativo Seedtime (hiper-link seedtime). Ela se transforma e acompanha todas as mudanças e necessidades do mundo. Portanto, medite e sinta-se assim mais perto de si próprio, bem como de Deus.

Atitudes:

Nessa preparação para a Quaresma, também precisamos ter sempre em mente como Jesus e seus apóstolos agiam em todas as ocasiões. Por exemplo, as 14 obras de misericórdia são um ótimo jeito de agir. Elas reforçam as meditações e geram agradecimentos para as orações.

Caso você não saiba ou precise relembrar quais são essas obras, acesse aqui outro texto do nosso blog só sobre as obras de misericórdia (vincular link do texto sobre obras de misericórdia)

Dessa forma, aceite a Quaresma e tudo que ela tem para te oferecer. Não só aceite, mas mergulhe e deixe-se aprofundar nesse mar de amor e fé. Você não vai se arrepender