A liturgia deste segundo domingo da Quaresma nos propõe esse particular episódio da vida de Jesus, em que Ele chama Pedro, Tiago e João para o acompanharem até o monte Tabor e ali se transfigura diante deles. Mas, qual o significado da Transfiguração? Por que meditar sobre esse mistério da vida de Cristo durante a Quaresma?

Em primeiro lugar, o que se destaca é o fato de Jesus ter chamado os três discípulos a um monte, o monte Tabor. Na Bíblia, o monte, a montanha, sempre é interpretado como um local do encontro com Deus.

“Vamos subir ao monte do Senhor, para que ele nos mostre o seus caminhos e nos ensine a cumprir os seus preceitos”

(Is 2,3)

Vemos que Abraão subiu ao monte Moriá, onde hoje se situa Jerusalém, para o sacrifício de Isaac. Moisés subiu ao monte Sinai, para seu encontro com Deus e para receber as tábuas da lei. Elias subiu ao monte Carmelo para receber de Deus sua missão de vida. Como estes, muitos outros montes são citados na Bíblia como locais de encontro com Deus.

Muitos comentaristas da Sagrada Escritura costumam focar na transfiguração e em um de seus motivos. Dizem eles que Jesus se mostra glorioso a seus discípulos, da maneira que nós o veremos nos céus, para que, nos dias seguintes, quando aqueles discípulos o virem torturado e pregado em uma cruz, lembrem-se de quem Ele realmente é.

Porém, naquele momento em que Jesus estava transfigurado acontece algo muito importante. Os céus se abrem e se é possível escutar a voz de Deus Pai que nos diz: “Este é o meu Filho Amado, escutai o que Ele diz”.

Portanto, somos convidados, diretamente por Deus Pai, a escutar a voz de Seu Filho. E como podemos escutar a voz de Deus? 

Para escutar a Deus: silêncio

O primeiro passo que precisamos dar para ouvir a Deus é fazer silêncio. Deus fala, e fala muito. Ao abrirmos a Bíblia, constantemente encontramos frases como essa: “e Deus disse…”

Deus está nos falando o tempo todo. Nós que não conseguimos escutar porque vivemos em um mundo absolutamente barulhento e é óbvio que isso não ajuda em nossa capacidade de recolhimento, em nossa capacidade de escutar a Deus.

Não é raro que nós tenhamos medo do silêncio, buscando encher a nossa vida de atividades, ao invés de buscarmos silenciar nosso coração para poder ouvir a voz de Deus.

Além do barulho exterior, também existe o barulho interior: nossos rancores, nossas emoções, até mesmo a voz da tentação. Portanto, o silêncio interior também precisa ser construído.

Há momentos no nosso dia em que o nosso coração está mais sereno e mais propenso ao silêncio. Para alguns, o melhor momento é a manhã, logo após o despertar. Para outros, talvez seja aquela hora antes de dormir. 

Deus fala na nossa consciência

O primeiro lugar onde Jesus nos fala é nossa própria consciência. Ele nos diz o que devemos fazer e o que não devemos fazer. Ele nos diz se o que fizemos não esteve bem ou que o que fizemos foi muito bom.

A consciência é a bússola que Deus deu aos seres humanos para seguir o bem e rejeitar o mal.

Agora, a consciência precisa ser formada. Ela nos ajuda, mas também pode ser facilmente confundida e deformada. Todos sabemos que matar ou roubar é mau, mas conhecemos histórias onde criminosos condenados à morte afirmam ter feito algo bom. É a deformação da consciência que leva o homem a esse estado.

Deus fala através das Escrituras

Deus nos deixou sua palavra na Sagrada Escritura. Esse é o principal lugar para escutar a Palavra de Deus e formar uma consciência reta. Aprender os caminhos de Deus.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para aprender a maneira certa de viver”

(2 Timóteo 3, 16)

Porém, a Bíblia tem muitas passagens obscuras e difíceis de entender. Por isso, a Bíblia sozinha não basta e precisamos também de alguém que nos guie. Para isso, Cristo nos deixou também a Igreja.

Deus fala através da Igreja

“Portanto, qualquer pessoa que vos der ouvidos, a mim está dando ouvidos; mas aquele que vos rejeitar, estará rejeitando a mim mesmo”

(Lucas 10, 16)

A Igreja exerce essa função de ensinar através do Magistério. Ela publica continuamente documentos para aprofundar a mensagem revelada e corrige os erros que vão surgindo. A Igreja é a voz autorizada de Cristo na terra, para ensinar e guiar.

Deus fala através das circunstâncias da vida

Deus fala muito através das circunstâncias que acontecem em nossa vida. Deus sempre vai nos conduzindo e mostrando onde devemos caminhar. E Deus fala a nós tanto nos momentos alegres, nas consolações, como nas tristezas, nas desolações.

Em tudo o que nos acontece, precisamos buscar identificar o que Deus está nos falando, mesmo em meio aos momentos mais dolorosos.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.